Turma: F
Sala: 3106
Data de início: 26/02/2019
Data de término: n/d
N° total de vagas: 15
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
A escrita da História como produção/construção e como movimento das relações entre prática interpretativa e prática social. Práticas socioculturais e construção discursiva da modernidade pedagógica. Gênero, geração, etnia e classe social nos debates pedagógicos.
Objetivos:
-Discutir dinâmicas civilizadoras nas sociedades ocidentais, alteração nos processos e concepções de educação, a produção da dimensão eurocêntrica da educação na América do Sul e relações de classe, gênero, geração e etnia nos processos educadores.
- Conhecer e discutir obras e autores clássicos do pensamento pedagógico.
-Analisar e discutir processos de escolarização e eurocentrismo na América Latina
-Realizar análise crítica sobre diferentes tendências pedagógicas e processos de escolarização
Conteúdo de estudo:
Unidade I – Educação, pedagogia, escola e processo civilizador
1. Educação e pedagogia como prática sócio histórica
2. Processos civilizadores e alteração dos costumes: sentidos da educação
Unidade II – Instituições e saberes na idade média
1. As artes liberais na idade média
2. Escolas catedrais, universidades, cidades
3. Escolástica, letrados europeus
Unidade III - Educação, escolarização e modernidade eurocêntrica: séculos XVI-XVIII
1. Invenção da modernidade europeia
2. Sociedade de corte e ascensão da burguesia
3. Organização dos colégios, proposta educativa dos jesuítas
4. Expoentes da pedagogia: Comenius, John Locke, Kant, Rosseau
Unidade IV – Revoluções burguesas e estruturação dos sistemas nacionais de ensino: séculos XVIII – XX
1. Discussão sobre direitos civis e sociais e expansão da sociedade de mercado
2. Escola pública: direito social e desigualdade escolar
3. Expoentes da pedagogia: Pestalozzi, Dewey, Ferrer y Guardia
4. Métodos pedagógicos (lancasteriano, lições de coisas) e movimento da escola nova
5. Educação e regimes autoritários no século XX
6. Educação e reforma social: liberalismo, positivismo, marxismo
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 1994, vol1.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: formação do Estado e Civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 1993, vol 2.
LANDER, Edgardo (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas.Colección Sur Sur. Clacso. Ciudad Autonoma de Buenos Aires, Argentina, setembro 2005. www.clacso.org.ar/argentina
POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens de nossa época. Rio de Janeiro: Campus, 2000.