Turma: B
Sala: 3106
Data de início: 11/08/2017
Data de término: n/d
N° total de vagas: 25
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Gladys Agmar Sá Rocha, Claudia Starling
Processo de Ensino: abordagens, fundamentos e componentes operacionais. Docência no Ensino Superior. Procedimentos de ensino. Relação professor-aluno-conhecimento: perspectivas epistemológicas. Planejamento de ensino e avaliação. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s). Metodologia e didática: construção de proposta alternativa de ensino.
I. OBJETIVOS
1. Refletir sobre as diferentes concepções do processo ensino-aprendizagem no ensino superior;
2. Discutir os pressupostos epistemológicos e metodológicos que fundamentam as diferentes propostas;
3. Problematizar o ensino e a relação pedagógica no ensino superior;
4. Situar as praticas de avaliação e planejamento e analisar os elementos do processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista a elaboração de uma proposta de ensino.
II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Contextualizando a disciplina de Pratica e Didatica de Ensino Superior no Brasil
2. Educação Superior no Brasil: Políticas de formacao e avaliação docente.
3. Didática e o processo de ensino aprendizagem: concepções e pressupostos
4. Relação conhecimento, métodos e recursos tecnológicos .
5. Relação professor- aluno e conhecimento - - perspectivas epistemológicas.
6. Planejamento de ensino e avaliação de aprendizagem
7. Tecnologias da Comunicação e da Informação
III. AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá durante todo o desenrolar do curso mediante a elaboração de trabalhos individuais e em grupos.
Serão consideradas no processo de avaliação todas as formas de participação do aluno no curso.
ANDRÉ, M. E. D. A , Maria Rita Neto S. Oliveira (orgs.). Alternativas no ensino de didática. 4 ed. Campinas, S. P: Papirus, 2002.
CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. 23 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 2001.
CUNHA, Maria Izabel de. O professor e sua prática. Campinas, Papirus,1989. 20ª Ed.
DALBEN, Ângela. L.F.F. Avaliação e Conselhos de classes. Campinas, Papirus, 1996.
DALBEN, A. I. L. F. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como Ciência da educação.Campinas. Papirus, 2003.
LEITE, Siomara Borba. Considerações em torno do significado do conhecimento. In: MOREIRA, A F. B. (Org.) Conhecimento Educacional e Formação do Professor. São Paulo: Papirus, 11-26.
LIBANEO, J.C. Democratização da escola pública; a pedagogia crítica social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985.
LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1985.
MARIN, Alda Junqueira, SILVA, Aída Monteiro, SOUZA, Maria Inês Marcondes (Orgs.) Situações Didáticas. Araraquara. JM Editora, 2003.
MARTINS, Pura Lúcia. Didática teórica - didática prática; para além do confronto. São Paulo: Loyola, 1989.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As abordagens do processo. 13ª reimpressão, São Paulo: EPU, 2003.
MOREIRA, Antonio F. B. Currículo: questões atuais. 11a. Campinas: Papirus, 2005.
SAVIANI, Demerval. Educação e Democracia. São Paulo: Cortez, 1983.
TEIXEIRA, Adla Betsaida M. (org.). Temas atuais em Didática. B.H: Editora UFMG, 2010.
VEIGA, Ilma Passos. Pedagogia Universitária: a aula em foco. Campinas, Papirus, 2000.
¬VEIGA, Ilma Passos. (Org.).Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações. Campinas: Papirus, 2006
VEIGA, Ilma Passos. A aventura de formar professores.Campinas, Papirus, 2009.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.