Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE931 - Seminário de Pesquisa I : Docência: processos constitutivos, condicionantes estruturais, sujeitos socioculturais, experiências e práticas

Turma: B

Sala: 406

Data de início: 07/03/2018

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Os seminários de pesquisa são organizados a fim de possibilitar aos alunos ingressantes no programa a discussão coletiva e análise dos projetos de pesquisa apresentados no processo seletivo, no âmbito da linha de pesquisa Docência: Processos Constitutivos, Condicionamentos Estruturais, Sujeitos Socioculturais, Experiências e Práticas. A dinâmica utilizada pretende propiciar um diálogo construtivo sobre o problema de investigação, objeto de pesquisa, referenciais, especialmente sobre as metodologias.

Programa

Os alunos do Mestrado se organizarão para estudar aspectos diferenciados dos métodos e formas de obtenção de dados para a investigação científica e apresentarão estes resultados aos demais colegas de acordo com o cronograma da disciplina aprovado no primeiro encontro.

a) Cada seminário constará da apresentação de projetos dos alunos, previamente indicados; apresentação de um parecer elaborado também por um aluno selecionado para esta tarefa; comentários e sugestões de todos os outros participantes do seminário;

b) Uma versão atualizada do projeto apresentado para ingresso no curso deverá ser encaminhada por e-mail pelo autor, para todos os participantes do Seminário, com, pelo menos dez dias de antecedência da apresentação, de acordo com o cronograma proposto;

c) A leitura dos projetos é obrigatória para todos os participantes do Seminário, bem como a participação nos debates. Um aluno será indicado como parecerista em cada seminário e os demais deverão apresentar as suas observações por escrito para entregá-las no final de cada encontro;

d) Os alunos que apresentarem o seu projeto e os pareceristas indicados para analisá-los, terão cada um cerca de 20 minutos para exposição. Os demais participantes do Seminário terão o restante do tempo para expor as suas críticas e comentários;

e) Os pareceristas deverão encaminhar para todos os participantes do Seminário uma versão impressa dos pareceres conforme data prevista no cronograma;

f) Uma versão impressa e atualizada do projeto deverá ser entregue em data a ser marcada como trabalho final da disciplina.

O grupo deverá entregar uma cópia da síntese a professora e repassar, via e-mail, uma cópia dessa síntese aos colegas. No dia do seminário o grupo deverá apresentar para a turma um roteiro da apresentação do trabalho.

A avaliação da disciplina consistirá: na síntese efetuada (40 pontos); na apresentação do trabalho (40 pontos) e 20 pontos de presença/participação na disciplina.


Bibliografia

ANDRÉ, Marli Eliza D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Série Pesquisa. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2008.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1990.