Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE931 - Seminário de Pesquisa I : Currículos, Culturas e Diferença

Turma: A

Sala: 501

Data de início: 13/03/2019

Data de término: n/d

N° total de vagas: 10

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discussão dos projetos de pesquisa da linha. Diferentes abordagens para os estudos em currículos, culturas e diferença. Perspectivas metodológicas para pesquisas de abordagens pós-estruturalistas.

Programa

- Análise e estudo dos projetos de pesquisa dos alunos ingressantes nessa linha de pesquisa;

- Conceitos relevantes para o desenvolvimento das investigações nessa linha de pesquisa;

- Diferentes perspectivas metodológicas como possibilidades para pesquisas nessa linha;

- Ética em pesquisa


Bibliografia

DELEUZE, Gilles. Conversações, 1972-1990. Tradução Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, v. 1. Tradução Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 1995.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

______ Estruturalismo e Pós-estruturalismo. In Ditos e Escritos II. Foucault: Arqueologia das Ciências e História dos sistemas de pensamento. Organizado por Manuel Barros da Motta. Tradução Elisa Monteiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

HISSA, Cássio E. V. Entrenotas. Compreensões de pesquisa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

MOREIRA Antonio Flávio et al. Para quem pesquisamos. Para quem escrevemos. O impasse dos intelectuais. São Paulo: Cortez, 2001.

PARAÍSO, Marlucy; MEYER, Dagmar. (Orgs.). Metodologias pós-críticas de pesquisas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.

PASSOS Eduardo; KASTRUP Virgínia; ESCÒSSIA Liliana. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2010.