Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE914 - Didática do Ensino Superior : Didática da Educação Superior

Turma: U

Sala: 1106

Data de início: 19/03/2019

Data de término: n/d

N° total de vagas: 40

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Processo de Ensino: abordagens, fundamentos e componentes operacionais. Procedimentos de ensino. Relação professor-aluno-conhecimento. Planejamento de ensino e avaliação. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s). Metodologia e didática: construção de proposta alternativa de ensino.

Programa

1. Didática e formação de professores

2. Sala de aula: espaço de mediação sócio-cultural, produção e apropriação do conhecimento

3. Didática e o processo de ensino aprendizagem na Educação Superior: concepções e pressupostos

4. Finalidades da educação e objetivos de ensino

5. Organização do processo de ensino aprendizagem na Educação Superior

6. Relação conhecimento, métodos e recursos tecnológicos  

7. Relação professor- aluno e conhecimento

8. Planejamento de ensino e avaliação de aprendizagem na Educação Superior

9. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs)


Bibliografia

ANDRÉ, M. E. D. A , Maria Rita Neto S. Oliveira (orgs.). Alternativas no ensino de didática. 4 ed. Campinas, S. P: Papirus, 2002.

CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. 23 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 2001.

CUNHA, Maria Izabel de. O professor e sua prática. Campinas, Papirus,1989. 20ª Ed.

DALBEN, Ângela. L.F.F. Avaliação e Conselhos de classes. Campinas, Papirus, 1996.

DALBEN, A. I. L. F. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como Ciência da educação.Campinas. Papirus, 2003.

GOMES, Suzana dos Santos. Um Olhar sobre as Práticas de Avaliação na Escola. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014.

LEITE, Siomara Borba. Considerações em torno do significado do conhecimento. In: MOREIRA, A F. B. (Org.) Conhecimento Educacional e Formação do Professor. São Paulo: Papirus, 11-26. 

LIBANEO, J.C. Democratização da escola pública; a pedagogia crítica social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985.

LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1985.

MARIN, Alda Junqueira, SILVA, Aída Monteiro, SOUZA, Maria Inês Marcondes (Orgs.) Situações Didáticas. Araraquara. JM Editora, 2003.

MARTINS, Pura Lúcia. Didática teórica - didática prática; para além do confronto. São Paulo: Loyola, 1989.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As abordagens do processo. 13ª reimpressão, São Paulo: EPU, 2003. 

MOREIRA, Antonio F. B. Currículo: questões atuais. 11a. Campinas: Papirus, 2005.

SAVIANI, Demerval. Educação e Democracia. São Paulo: Cortez, 1983.

TEIXEIRA, Adla Betsaida M. (org.). Temas atuais em Didática. B.H: Editora UFMG, 2010.

VEIGA, Ilma Passos. Pedagogia Universitária: a aula em foco. Campinas, Papirus, 2000.

VEIGA, Ilma Passos. (Org.).Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações. Campinas: Papirus, 2006 

VEIGA, Ilma Passos. A aventura de formar professores.Campinas, Papirus, 2009.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 2010.