Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE932 - Seminário de Pesquisa II : Educação Matemática

Turma: E

Sala: 404

Data de início: 09/08/2017

Data de término: n/d

N° total de vagas: 25

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Referenciais de pesquisa em Educação Matemática. Orientações de pesquisas.

Programa

Discussão de textos de referência no campo da Educação Matemática. Apresentação e discussão de projetos de pesquisa. Apresentação de pesquisas do grupo.

Bibliografia

ANTIPOFF, R. B. F.; FRADE, C.; LIMA, F. P. A. Competência de trabalhadores da construção civil na resolução de problemas práticos: A relação entre representação e prática na ação eficaz. Estudos de Psicologia, v. 21, p. 424-434, 2017.

CAMPOS, I. S.; ARAÚJO, J. L. . Envolvimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática: relação com o saber e possibilidades de ação. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 29, p. 167-182, 2015.

FERNANDES, F. S. A Educação Matemática Muda. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 30, p. 308-324, 2016.

GOMES, M. L. M.; REIS, D. A. F. Ensinar a ensinar a Aritmética à luz das perspectivas escolanovistas em Minas Gerais: uma investigação no Arquivo Pessoal Alda Lodi. Cadernos de História da Educação, v. 16, p. 235-257, 2017.

SIMÕES, F. M.; FONSECA, M. C. F. R. Apropriação de práticas de letramento escolares por estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação, v. 20, p. 869-884, 2015. 

TOMAZ, V. S.; DAVID, M. M. How students’ everyday situations modify classroom mathematical activity: the case of water consumption. Journal for Research in Mathematics Education, v. 46, n. 4, p. 455-496, 2015.

VIEIRA, G. A.; ZAIDAN, S. Ensino de matemática em turmas heterogêneas. Presença Pedagógica, v. 21, p. 14-21, 2015.