Turma: A
Sala: 01
Data de início: 08/08/2018
Data de término: n/d
N° total de vagas: 12
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Discussão dos projetos de pesquisa da linha. Diferentes abordagens para os estudos em currículos, culturas e diferença. Perspectivas metodológicas para pesquisas em currículo.
- Projetos de pesquisa: estrutura e organização
- Conceitos fundamentais na discussão de currículo em diferentes perspectivas
- Diferentes perspectivas metodológicas: etnografia, netnografia, análise de discurso, entrevistas, questionários, análise documental.
-Ética em Pesquisa
13 – Bibliografia (mínimo 02 obras básicas)
CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.
CORAZZA, Sandra Mara. Inventário de procedimentos didáticos de tradução: teoria, prática e método de pesquisa. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , v. 23, e230032, 2018 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100225&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 15 jun. 2018. Epub 11-Jun-2018. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230032.
CORAZZA, Sandra Mara; AQUINO, Júlio G. (Org.) . Dicionário das ideias feitas em educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. v. 1. 120p .
COSTA, Marisa. Uma agenda para jovens pesquisadores. In: COSTA, Marisa. (Org.). Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em Educação. Rio de Janeiro (RJ): DP&A, 2002.
MAINARDES, Jefferson. A pesquisa sobre política educacional no brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 33, e173480, 2017 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982017000100156&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 15 jun. 2018. Epub 15-Jan-2018. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698173480.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
PARAÍSO, Marlucy; MEYER, Dagmar. (Org.). Metodologias pós-críticas de pesquisas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.