Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE932 - Seminário de Pesquisa II : Currículo, Culturas e Diferença

Turma: A

Sala: 01

Data de início: 08/08/2018

Data de término: n/d

N° total de vagas: 12

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discussão dos projetos de pesquisa da linha. Diferentes abordagens para os estudos em currículos, culturas e diferença. Perspectivas metodológicas para pesquisas em currículo.

Programa

- Projetos de pesquisa: estrutura e organização
- Conceitos fundamentais na discussão de currículo em diferentes perspectivas
- Diferentes perspectivas metodológicas: etnografia, netnografia, análise de discurso, entrevistas, questionários, análise documental.
-Ética em Pesquisa

Bibliografia

13 – Bibliografia (mínimo 02 obras básicas)

CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

CORAZZA, Sandra Mara. Inventário de procedimentos didáticos de tradução: teoria, prática e método de pesquisa. Rev. Bras. Educ.,  Rio de Janeiro ,  v. 23,  e230032,    2018 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100225&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  15  jun.  2018.  Epub 11-Jun-2018.  http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230032.

CORAZZA, Sandra Mara; AQUINO, Júlio G. (Org.) . Dicionário das ideias feitas em educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. v. 1. 120p .

COSTA, Marisa. Uma agenda para jovens pesquisadores. In: COSTA, Marisa. (Org.). Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em Educação. Rio de Janeiro (RJ): DP&A, 2002.

MAINARDES, Jefferson. A pesquisa sobre política educacional no brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. Educ. rev.,  Belo Horizonte ,  v. 33,  e173480,    2017 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982017000100156&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  15  jun.  2018.  Epub 15-Jan-2018.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698173480.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

PARAÍSO, Marlucy; MEYER, Dagmar. (Org.). Metodologias pós-críticas de pesquisas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.