Turma: B
Sala: 4107
Data de início: 08/03/2018
Data de término: n/d
N° total de vagas: 25
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Pesquisa em ciências sociais e em educação: sua natureza científica e características. Aspectos básicos da pesquisa educacional: identificação do problema e desenvolvimento de questões de pesquisa; variáveis e hipóteses; revisão de literatura; amostragem; validade e confiabilidade; desenhos de pesquisas qualitativas, quantitativas e mistas. Aspectos éticos da pesquisa educacional. Elementos básicos de um projeto de pesquisa.
Programa: concebida para fortalecer a sua capacidade de avaliar e conduzir uma pesquisa em educação, a disciplina irá se concentrar, na primeira fase, sobre os fundamentos da pesquisa no campo social (e educacional, por decorrência), incluindo: a lógica da investigação científica, desenho de pesquisa, problema de pesquisa e problematização, desenvolvimento de proposições teóricas testáveis empiricamente, objetividade e subjetividade, conceituação e operacionalização, validade. Em seguida, serão discutidos alguns métodos de pesquisa utilizados nas pesquisas em Educação.
A intenção é contribuir que os alunos compreendam a lógica e as limitações da pesquisa social, adquiram habilidades e conhecimentos para avaliar de forma crítica (mas construtiva) o trabalho dos outros e a pensar criativamente e analiticamente sobre as vantagens comparativas de algumas estratégias de pesquisa no campo social utlizadas na pesquisa educacional.
Devido à diversidade de orientações teóricas do programa de pós-graduação, não há intenção de discutir projetos de pesquisa individuais. Isto ocorrerá nos seminários das respectivas linhas de pesquisa. Não obstante a disciplina poderá contribuir para o aprimoramento das propostas de investigação.
Descrição: na primeira parte do Programa, as aulas serão expositivas e dialogadas para reflexão sobre os problemas trazidos pelas leituras. Na segunda parte, serão organizados seminários conduzidos pelos alunos para discutir métodos e técnicas de pesquisa.
Serão propostas atividades para que os alunos possam estabelecer relações entre as leituras e os respectivos projetos de pesquisa. As atividades deverão ser enviadas via Moodle, conforme o cronograma apresentado no primeiro dia de aula.
A avaliação levará em conta a assiduidade e participação em sala de aula (além do mínimo exigido pela UFMG), as atividades realizadas e entregues no prazo e os seminários.
Cronograma: será apresentado no primeiro dia de aula.
ABDAL, Alexandre; OLIVEIRA, Maria Carolina Vasconcelos; GHEZZI, Daniela Ribas; SANTOS JÚNIOR; Jaime. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais - Bloco Qualitativo. São Paulo: SESC/CEBRAP, 2016. [disponível para download em: http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/noticias/metodos-de-pesquisa-em-ciencias-sociais].
ALONSO, Angela; MIRANDA, Danilo Santos. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais - Bloco Quantitativo. São Paulo: SESC/CEBRAP, 2016. [disponível para download em: http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/noticias/metodos-de-pesquisa-em-ciencias-sociais].
AMADO, João (org.). Manual de investigação qualitativa em Educação (3ª Ed). Coimbra: Imprensa Universidade de Coimbra, 2017.
AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION. Standards for Reporting on Empirical Social Science Research in AERA Publications. Educational Researcher, Vol. 35, No. 6, pp. 33–40 (há uma tradução não publicada)
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa, com texto imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Ed. Vozes, 2007.
BECKER, H. S. Segredos e Truques da Pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
BECKER, H. S. Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2015.
BEST, John W.; KAHN, James V. Research in Education (10a ed.).Pearson Education Inc., 2006.
BOGDAN, R.; BILKEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
CHARLOT, B. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, 11(31), p. 7-18. 2006.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, Bookman, 2007.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa (3ª ed.). Porto Alegre: Artmed, 2009.
KUHN, T. A Função do Dogma na Investigação Científica. In: de DEUS, J. D. A Crítica da Ciência. Zahar: Rio de Janeiro, 1978, p. 53-80.
MILL, C. W. Sobre o artesanato intelectual. In._____________. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1959.
QUIVY, R.; Van CAMPENHOUDT, L. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva: Lisboa, 2008.
NATIONAL RESERCH COUNCIL. Scientific Research in Education, Washington, DC, 2002.
PAUGAM, Serge. (Coord.) A pesquisa sociológica. Petrópolis: Ed. Vozes, 2015.
PIOVANI, J. I. De objeto a método: notas históricas sobre Estatística e pesquisa social. Sociologia & Antropologia, v. 3, n. 5, p. 245-270, 2013.
POPPER, K. A Lógica das Ciências Sociais. In: Popper, A Lógica das Ciências Sociais. Tempo Brasileiro: Rio de Janeiro, 1978.
POUPART, J., DESLAURIERS, J.-P., et al (Ed.). A pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
YIN, Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman. 2015.
ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto de; VILELA, Rita Amélia Teixeira. Itinerários de Pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação (2ª ed.). Rio de Janeiro, Lamparina, 2011.