Turma: J
Sala: 3101
Data de início: 14/03/2018
Data de término: n/d
N° total de vagas: 18
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Discutir projetos de pesquisa à luz dos referenciais dos estudos e pesquisas sobre políticas públicas em educação.
Discussão e apontamentos críticos sobre projetos de pesquisas a serem desenvolvidos pelos doutorandos da Linha de Políticas Públicas e Educação.Os seminários de pesquisa são organizados a fim de possibilitar aos alunos ingressantes a discussão coletiva e análise dos projetos de pesquisa apresentados no processo seletivo, no âmbito de cada linha de pesquisa. A dinâmica desenvolvida nestes seminários visa propiciar um diálogo construtivo sobre os problemas de investigação, referenciais e metodologias.
CARLOS, Pires. Enquadramento teórico e interpretativo – uma abordagem pela “análise das políticas públicas”. In. Escola a tempo inteiro (cap.2). De Facto Editores, Santo Tirso, Portugal, 2014.
CARVALHO, Luís Miguel. Estudos analíticos sobre políticas educativas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, nº. 133, p. 1023-1040, out.-dez., 2015
OLIVEIRA, Dalila A.; DUARTE, Adriana (org.). Políticas públicas e educação: regulação e conhecimento. Belo Horizonte:Fino Traço Editora, 2011
TELLO, César; ALMEIDA, Maria de Lourdes P. (org.). Estudos Epistemológicos no Campo da Pesquisa em Política Educacional . Mercado das Letras, 2013.
Mainardes, J. & Tello, C. (2016). A pesquisa no campo da política educacional: explorando diferentes níveis de abordagem e abstração. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 24 (75), 1-16.
Martins, A. M. (2011). “A pesquisa na área de política e gestão da educação básica: aspectos teóricos e metodológicos”. Educação e Realidade, 36 (2), 379-393.
Martins, A. M. (2013). “O campo das políticas públicas de educação: uma revisão de literatura”. Estudos em Avaliação Educacional, 24 (56), 276-299
Souza, C. (2006). “Políticas Públicas: uma revisão de literatura”. Sociologias, 8 (16), 20-45.
Stremel, S. (2016). A constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. 2016. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa.
Stremel, S. (2017). Aspectos teórico-metodológicos para a análise da constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. Revista de Estudios teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2.