Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE933 - Seminário de Pesquisa III : Politicas Pública e Educação

Turma: J

Sala: 3101

Data de início: 14/03/2018

Data de término: n/d

N° total de vagas: 18

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discutir projetos de pesquisa à luz dos referenciais dos estudos e pesquisas sobre políticas públicas em educação.

Programa

Discussão e apontamentos críticos sobre projetos de pesquisas a serem desenvolvidos pelos doutorandos da Linha de Políticas Públicas e Educação.Os seminários de pesquisa são organizados a fim de possibilitar aos alunos ingressantes a discussão coletiva e análise dos projetos de pesquisa apresentados no processo seletivo, no âmbito de cada linha de pesquisa. A dinâmica desenvolvida nestes seminários visa propiciar um diálogo construtivo sobre os problemas de investigação, referenciais e metodologias.

Bibliografia

CARLOS, Pires. Enquadramento teórico e interpretativo – uma abordagem pela “análise das políticas públicas”. In. Escola a tempo inteiro (cap.2). De Facto Editores, Santo Tirso, Portugal, 2014.

CARVALHO, Luís Miguel. Estudos analíticos sobre políticas educativas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, nº. 133, p. 1023-1040, out.-dez., 2015 

OLIVEIRA, Dalila A.; DUARTE, Adriana (org.). Políticas públicas e educação: regulação e conhecimento. Belo Horizonte:Fino Traço Editora, 2011 

TELLO, César; ALMEIDA, Maria de Lourdes P. (org.). Estudos Epistemológicos no Campo da Pesquisa em Política Educacional . Mercado das Letras, 2013. 

Mainardes, J. & Tello, C. (2016). A pesquisa no campo da política educacional: explorando diferentes níveis de abordagem e abstração. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 24 (75), 1-16.  

Martins, A. M. (2011). “A pesquisa na área de política e gestão da educação básica: aspectos teóricos e metodológicos”. Educação e Realidade, 36 (2), 379-393.  

Martins, A. M. (2013). “O campo das políticas públicas de educação: uma revisão de literatura”. Estudos em Avaliação Educacional, 24 (56), 276-299 

Souza, C. (2006). “Políticas Públicas: uma revisão de literatura”. Sociologias, 8 (16), 20-45. 

Stremel, S. (2016). A constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. 2016. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa.  

Stremel, S. (2017). Aspectos teórico-metodológicos para a análise da constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. Revista de Estudios teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2.