Turma: K
Sala: 1106
Data de início: 13/03/2019
Data de término: n/d
N° total de vagas: 15
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Discussão e aprimoramento dos projetos de dissertação e tese. Estudo de referenciais teóricos e metodológicos relevantes para as pesquisas dos discentes e, de modo geral, para a linha de pesquisa “Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais”.
A linha de pesquisa “Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais” no Programa de Pós-Graduação da FaE/UFMG: composição, tendências teóricas e metodológicas. - Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa dos discentes. - Referenciais teóricos e metodológicos para aprimoramento dos projetos de pesquisa.
BECKER, H. Truques da pesquisa. Rio de Janeiro, Zahar, 2014.
BIANCHETTI, Lucídio e MACHADO, Ana Maria Netto (Orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.
BRANDÃO, Zaia. Um jogo de espelho: do survey aos estudos de casos. In: PAIXÃO, Lea, ZAGO, Nadir. Sociologia da educação: pesquisa e realidade brasileira. Petrópolis:Vozes, 2007.
CORCUFF, Philippe. As novas sociologias: construções da realidade social. Trad. Viviane Ribeiro. Bauru: SP, EDUSC, 2001.
KAUFMANN, Jean-Claude. A entrevista compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Petrópolis: Vozes; Maceió: Edufal, 2013.
COULON, Alain. Etnometodologia e Educação. São Paulo: Cortez, 2017.
PAUGAM, Serge (coord.). A Pesquisa Sociológica. Petrópolis: Vozes, 2015.
GUIA DO ALUNO do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social – UFMG. UFMG, Faculdade de Educação, 2016.