Turma: A
Sala: 501
Data de início: 13/03/2019
Data de término: n/d
N° total de vagas: 10
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Discussão dos projetos de pesquisa da linha. Diferentes abordagens para os estudos em currículos, culturas e diferença. Perspectivas metodológicas para pesquisas de abordagens pós-estruturalistas.
- Análise e estudo dos projetos de pesquisa dos alunos ingressantes nessa linha de pesquisa;
- Conceitos relevantes para o desenvolvimento das investigações nessa linha de pesquisa;
- Diferentes perspectivas metodológicas como possibilidades para pesquisas nessa linha;
- Ética em pesquisa
DELEUZE, Gilles. Conversações, 1972-1990. Tradução Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, v. 1. Tradução Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 1995.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
______ Estruturalismo e Pós-estruturalismo. In Ditos e Escritos II. Foucault: Arqueologia das Ciências e História dos sistemas de pensamento. Organizado por Manuel Barros da Motta. Tradução Elisa Monteiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
HISSA, Cássio E. V. Entrenotas. Compreensões de pesquisa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
MOREIRA Antonio Flávio et al. Para quem pesquisamos. Para quem escrevemos. O impasse dos intelectuais. São Paulo: Cortez, 2001.
PARAÍSO, Marlucy; MEYER, Dagmar. (Orgs.). Metodologias pós-críticas de pesquisas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.
PASSOS Eduardo; KASTRUP Virgínia; ESCÒSSIA Liliana. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2010.