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FAE915 - Metodologia de Pesquisa : Metodologia de Pesquisa - História (obrigatória para alunos do Mestrado da linha; recomendada para alunos de doutorado da linha)

Turma: C

Sala: 415

Data de início: 08/03/2018

Data de término: n/d

N° total de vagas: 18

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discussão teórico-conceitual sobre a História como campo do conhecimento, suas relações com outros campos das ciências humanas e sociais, as diversas tendências e possibilidades de abordagens do objeto de pesquisa da História. Análise dos procedimentos da pesquisa histórica, da definição do objeto à escrita da História.

Programa

1. A construção da história como conhecimento no Ocidente: narrativa, tempo, objetos, memória 2. 2. Itinerários da historiografia contemporânea 2.1. As “fundações” do século XIX: historicismo, marxismo, positivismo 2.2. A busca de outras perspectivas: os Annales e a historiografia francesa 2.3. A história social e micro-história 2.4. História Cultural e seus desdobramentos 3. A pesquisa histórica 3.1. Princípios metodológicos 3.1.1. Problematização e construção do objeto de investigação 3.1.2. Fontes documentais e bibliográficas 3.1.3. Organização do trabalho de pesquisa 3.2. O trabalho de síntese: a escrita da história

Bibliografia

1. BARROS, José D’Assunção. O projeto de pesquisa em História. Da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. 2. BENTIVOGLIO, Julio; LOPES, Marcos Antônio (orgs). A constituição da História como ciência: de Ranke a Braudel. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. 3. BOURDÉ, Guy & MARTIN, Hervé. As escolas históricas. Mem Martins, Portugal: Publicações Europa-América, 1990. 4. BOUTIER, Jean & JULIA, Dominique (orgs). Passados recompostos: campos e canteiros da História. Rio de Janeiro: Editora UFRJ: Editora FGV, 1998. 5. CARDOSO, Ciro Flamarion & VAINFAS, Ronaldo (orgs). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 6. CHARTIER, Roger. História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990. 7. DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 8. FONSECA, Thais Nivia de Lima e & VEIGA, Cynthia Greive (orgs). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 9. FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História da Educação no Brasil: abordagens e tendências de pesquisa. LPH. Revista de História. Mariana, MG: Departamento de História, Universidade Federal de Ouro Preto, Ano 19, n. 19/2, 2009, pp.8-41. Disponível em http://www.ichs.ufop.br/lph/images/stories/REVISTA_LPH_n_19_-_2.pdf 10. GINZBURG, Carlo. A micro-história e outros ensaios. Lisboa: Difel, 1991. 11. HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. 12. LE GOFF, Jacques. História e Memória. 4 ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1996. 13. MALERBA, Jurandir & ROJAS, Carlos Aguirre (org). Historiografia contemporânea em perspectiva crítica. Bauru, SP: EDUSC, 2007. 14. NEVES, Guilherme Pereira das. História, teoria e variações. Rio de Janeiro: Contracapa/Cia das Índias, 2011. 15. NEVES, Lucia Maria Bastos Pereira et al (org). Estudos de Historiografia Brasileira. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011. 16. PARADA, Maurício (org). Os historiadores: clássicos da História. 3v. Petrópoilis, RJ: Vozes: PUC-Rio, 2014. 17. PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 18. PINSKY, Carla Bassanezi (org). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005. 19. REVEL, Jacques (Org). Jogos de Escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getulio Vargas, 1998. 20. RIBEIRO: Maria Manuela Tavares (coord). Outros combates pela História. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010. 21. THOMPSON, E.P. Costumbres en común. Barcelona: Crítica, 1995.