Turma: B
Sala: 3106
Data de início: 07/03/2019
Data de término: n/d
N° total de vagas: 30
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Valéria Cristina de Oliveira
Pesquisa em ciências sociais e em educação: sua natureza científica e características. Aspectos básicos da pesquisa educacional: identificação do problema e desenvolvimento de questões de pesquisa; variáveis e hipóteses; revisão de literatura; amostragem; validade e confiabilidade; desenhos de pesquisas qualitativas, quantitativas e mistas. Aspectos éticos da pesquisa educacional. Elementos básicos de um projeto de pesquisa.
1. Introdução à pesquisa: a pesquisa em ciências humanas
2. A pesquisa em educação: problemas e desafios
3. As diferentes etapas da pesquisa e abordagens teórico-metodológicas da pesquisa educacional
3.1. As diferentes etapas da pesquisa: a escolha do tema e a formulação do problema, a revisão de literatura, modelos de análise
3.2. Planejamento da pesquisa empírica e validade
3.3. Procedimentos de coleta de dados: observação, etnografia e entrevista
3.4. Procedimentos de análise de dados: questionários e análise estatística
4. A elaboração de projetos e relatórios de pesquisa: elementos e estrutura básica
AMADO, J. (org.). Manual de investigação qualitativa em educação (3ª ed.). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.
BABBIE, E. R. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
GASKELL, Gaskell; BAUER, Martin. W. Pesquisa Qualitativa, com texto imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Ed. Vozes, 2007, p. 470-490.
QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de Investigação em Ciências Sociais. (5a. Ed). Lisboa: Gradiva, 2008.
SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy (org.). Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis: Ed. Vozes, 2014.