Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE915 - Metodologia de Pesquisa : Metodologia de Pesquisa

Turma: B

Sala: 3106

Data de início: 07/03/2019

Data de término: n/d

N° total de vagas: 30

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Docentes externos

Valéria Cristina de Oliveira

Horários

Ementa

Pesquisa em ciências sociais e em educação: sua natureza científica e características. Aspectos básicos da pesquisa educacional: identificação do problema e desenvolvimento de questões de pesquisa; variáveis e hipóteses; revisão de literatura; amostragem; validade e confiabilidade; desenhos de pesquisas qualitativas, quantitativas e mistas. Aspectos éticos da pesquisa educacional. Elementos básicos de um projeto de pesquisa.

Programa

1. Introdução à pesquisa: a pesquisa em ciências humanas

2. A pesquisa em educação: problemas e desafios

3. As diferentes etapas da pesquisa e abordagens teórico-metodológicas da pesquisa educacional

3.1. As diferentes etapas da pesquisa: a escolha do tema e a formulação do problema, a revisão de literatura, modelos de análise

3.2. Planejamento da pesquisa empírica e validade

3.3. Procedimentos de coleta de dados: observação, etnografia e entrevista

3.4. Procedimentos de análise de dados: questionários e análise estatística

4. A elaboração de projetos e relatórios de pesquisa: elementos e estrutura básica


Bibliografia

AMADO, J. (org.). Manual de investigação qualitativa em educação (3ª ed.). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.

BABBIE, E. R. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

GASKELL, Gaskell; BAUER, Martin. W. Pesquisa Qualitativa, com texto imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Ed. Vozes, 2007, p. 470-490.

QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de Investigação em Ciências Sociais. (5a. Ed). Lisboa: Gradiva, 2008. 

SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy (org.). Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis: Ed. Vozes, 2014.