Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE936 - Tópicos Especiais em Educação II : Aprendizagem inicial da escrita

Turma: A

Sala: 4105

Data de início: 17/08/2017

Data de término: n/d

N° total de vagas: 25

Tipo: Tópicos**

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Estudo dos referenciais teóricos sobre o desenvolvimento e a aprendizagem inicial da linguagem escrita, aprofundando a compreensão da relação entre escrita espontânea e reflexão metalinguística. Análise da mediação pedagógica nas produções escritas das crianças na educação infantil.

Programa

1 - Desenvolvimento e aprendizagem inicial da linguagem escrita.

2 - Escrita espontânea e reflexão metalinguística.

3 – Educação Infantil: práticas de escrita com as crianças .

Bibliografia

ALVES MARTINS, M. Pré-História da Aprendizagem da Leitura. Lisboa: ISPA, 1994.

ALVES MARTINS, M., MATA, L., & Silva, C. Conceptualizações sobre a linguagem escrita - Percursos de investigação. Análise Psicológica, 2014, v. 2, p. 135-143.

REIS, A. S.; PROENÇA, M. C.; ALVES MARTINS, M. Relação entre o nível conceptual de escrita, o conhecimento das letras e a consciência silábica e fonémica em crianças de idade pré-escolar. XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, At ISPA-Instituto Universitários, 2015. http://eventos.ispa.pt/xiiicoloquiopsicologiaeeducacao/files/2015/06/Livro-Atas_XIII_ColPsiEducacao_Junho2015.pdf

EHRI, L. C. O desenvolvimento da leitura imediata de palavras: fases e estudos. In: SNOWLING, M. J. & HULME, C. (Orgs.), A Ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013a. p. 153-172.

FERREIRO, E; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FRITH, U. Dyslexia as a developmental disorder of language. Londres: MRC, Cognitive Development Unit, 1990.

PINHEIRO, A.M.V. Leitura e escrita: uma abordagem cognitiva. 2.ed. Campinas, SP: Livro Pleno, 2006.

SEYMOUR, P. H. K. O desenvolvimento inicial da leitura em ortografias europeias. In: SNOWLING, M. J. & HULME, C. (Orgs.), A Ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 314-333.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.