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FAE936 - Tópicos Especiais em Educação II : Gramsci: O Estado e a Escola

Turma: D

Sala: 4108

Data de início: 15/03/2018

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Tópicos**

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

A disciplina tem como objetivo promover condições teóricas para a análise de categorias adotadas na obra de Antonio Gramsci à luz de problemáticas da área educacional. Propõe-se examinar categorias que se configuram no epicentro da reflexão gramsciana do período carcerário, considerando sua fecundidade e atualidade para o estudo da educação.

Programa

UNIDADE I: Contextualização e atualidade de Gramsci. O aporte categorial de Gramsci e seu projeto de transformação da sociedade. As categorias que se configuram no epicentro das reflexões gramscianas do período carcerário, sua fecundidade e atualidade para o estudo da educação.

UNIDADE II: Pressupostos teóricos dos conceitos de sociedade civil, bloco histórico, reforma intelectual e moral, filosofia da práxis, intelectuais, hegemonia, escola unitária.

UNIDADE III: A adoção de categorias gramscianas como referência teórico-metodológica para a análise da educação.  

Bibliografia

BADALONI, N. Gramsci, para além de sua época e de seu país. In: C. N. Coutinho e M. A. Nogueira. Gramsci e a América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, p. 11-24.

BEIRED, J.L.B. A função social dos intelectuais. In: Alberto Aggio (org.). Gramsci: a vitalidade de um pensamento. São Paulo: UNESP, 1998, p. 121-132.

DORE, R. Gramsci, o Estado e a escola. Ijui: Unijuí, 2000.

FIORI, G. A vida de Antonio Gramsci. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GRAMSCI, A. Quaderni del carcere, 4 vols. Torino: Einaudi, 1977.

INGRAO, P. Por quê o debate sobre Gramsci? In: Pietro Ingrao. As massas e o poder, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980, p.151-64.