Turma: D
Sala: 4108
Data de início: 15/03/2018
Data de término: n/d
N° total de vagas: 20
Tipo: Tópicos**
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
A disciplina tem como objetivo promover condições teóricas para a análise de categorias adotadas na obra de Antonio Gramsci à luz de problemáticas da área educacional. Propõe-se examinar categorias que se configuram no epicentro da reflexão gramsciana do período carcerário, considerando sua fecundidade e atualidade para o estudo da educação.
UNIDADE I: Contextualização e atualidade de Gramsci. O aporte categorial de Gramsci e seu projeto de transformação da sociedade. As categorias que se configuram no epicentro das reflexões gramscianas do período carcerário, sua fecundidade e atualidade para o estudo da educação.
UNIDADE II: Pressupostos teóricos dos conceitos de sociedade civil, bloco histórico, reforma intelectual e moral, filosofia da práxis, intelectuais, hegemonia, escola unitária.
UNIDADE III: A adoção de categorias gramscianas como referência teórico-metodológica para a análise da educação.
BADALONI, N. Gramsci, para além de sua época e de seu país. In: C. N. Coutinho e M. A. Nogueira. Gramsci e a América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, p. 11-24.
BEIRED, J.L.B. A função social dos intelectuais. In: Alberto Aggio (org.). Gramsci: a vitalidade de um pensamento. São Paulo: UNESP, 1998, p. 121-132.
DORE, R. Gramsci, o Estado e a escola. Ijui: Unijuí, 2000.
FIORI, G. A vida de Antonio Gramsci. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
GRAMSCI, A. Quaderni del carcere, 4 vols. Torino: Einaudi, 1977.
INGRAO, P. Por quê o debate sobre Gramsci? In: Pietro Ingrao. As massas e o poder, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980, p.151-64.