Turma: A
Sala: 4104
Data de início: 28/02/2019
Data de término: n/d
N° total de vagas: 25
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Introdução à pesquisa em Ciências Humanas e em Educação: conceituação e história. Abordagens teórico-metodológicas da pesquisa educacional. Procedimentos de coleta e análise de dados. A elaboração de projetos e relatórios de pesquisa.
1. Introdução à pesquisa: conceituação e história
1.1. O conceito de pesquisa
1.2. A emergência e a crise da ciência moderna
1.3. A pesquisa em ciências humanas
2. O campo da Educação
2.1. As especificidades da pesquisa na área de Educação: problemas e desafios
3. As diferentes etapas da pesquisa e abordagens teórico-metodológicas da pesquisa educacional
3.1. As diferentes etapas da pesquisa: a escolha do tema e a formulação do problema, a revisão de literatura, a coleta de dados, a análise e interpretação dos dados, a apresentação dos resultados
3.2. Diferentes abordagens da pesquisa na área de Educação: pesquisa quantitativa; pesquisa qualitativa; pesquisa etnográfica; pesquisa-ação; estudo de caso
3.3. Procedimentos de coleta de dados: observação, questionário, entrevista, grupo focal, pesquisa documental
3.4. Procedimentos de análise de dados: introdução à análise de conteúdo e à análise do discurso; uso de softwares
4. A elaboração de projetos e relatórios de pesquisa: elementos e estrutura básica
ABDALLA, Maria de Fátima Barbosa. A pesquisa-ação como instrumento de análise e avaliação da prática docente. Ensaio: avaliação de políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.13, n.48, p. 383-400, jul./set. 2005.
ABRANTES, Paulo C. Método e ciência: uma abordagem filosófica. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013.
ALVES, Maria Teresa Gonzaga; NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio; RESENDE, Tânia. Fatores familiares e desempenho escolar: uma abordagem multidimensional. Dados: Revista de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, v.56, n.3, p.571-603, jul./set.2013.
ALVES, Maria Teresa Gonzaga, SOARES, José Francisco. Efeito-escola e estratificação escolar: o impacto da composição de turmas por nível de habilidade dos alunos. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 45. p. 25-58. jun. 2007.
ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Loyola.
ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Loyola, 1987.
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith, GEWANDSZAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais. 2ed. São Paulo: Pioneira, 1999.
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Impacto da pesquisa educacional sobre as práticas escolares. In: ZAGO, Nadir, CARVALHO, Marília Pinto de, VILELA, Rita Amélia Teixeira (orgs.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DPA, 2003, p. 33-48.
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Usos e abusos dos estudos de caso, Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, p. 637-651, set./dez. 2006.
AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION. Standards for Reporting on Empirical Social Science Research in AERA Publications. American Educational Research Association, june 2006.
AMORIM, Marília. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa, 2001.
ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.
ANDRÉ, Marli. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. 3ed. Brasília: Líber Livros, 2008.
ANFARA, Vincent, BROWN, Kathtleen, MANGIONE, Terri. Qualitative analysis on stage: making the research process more public. Educational Researcher, p.28-38, october 2002.
ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Bookman; Artmed, 2009.
BABBIE, Earl. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.
BANKS, Marcus. Dados visuais para pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman; Artmed, 2009.
BAPTISTA, Makilim Nunes, CAMPOS, Dinael Correa de. Metodologias de pesquisa em ciências: análises quantitativa e qualitativa. São Paulo: LTC, 2007.
BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística aplicada às Ciências Sociais. 9ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2015.
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Editora Plano, 2002.
BARBOUR, Rosaline. Grupos focais. Porto Alegre: Bookman; Artmed, 2009.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BAUER, Martin, GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2004.
BECKER, H. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Hucitec, 1993.
BENSA, Alban. Da micro-história a uma antropologia crítica. In: REVEL, Jacques (org.). Jogos de escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: FGV, 1998, p.39-76.
BOGDAN, Robert e BILKEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BOURDIEU, Pierre. Compreender. In: BOURDIEU, Pierre (org.). A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997, p.693-732.
BRANDÃO, Carlos R. (org.). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1984.
CANEN, Ana, OLIVEIRA, Angela M. A. de. Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, n.21, p.61-74, set/dez 2002.
CARVALHO, Maria Cecília M. de (org.). Construindo o saber: metodologia científica – fundamentos e técnicas. 5ed. São Paulo: Papirus, 1995.
CAZELLI, Sibele e FRANCO, Creso. Os diferentes tipos de capital mobilizados no contexto familiar e o acesso dos jovens a museus. Trabalho apresentado na 29ª. Reunião Anual da ANPEd (GT 14, Sociologia da Educação). Caxambu, 2006. <www.anped.org.br>
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 2ed. São Paulo: Cortez, 1995.
COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DPA, 2002a.
COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DPA, 2002b.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2ed. Porto Alegre: Artmed, Bookman, 2007.
CRUZ, Tânia Mara, CARVALHO, Marília Pinto de. Jogos de gênero: o recreio numa escola de ensino fundamental. Cadernos Pagu, n.26, p.113-143, janeiro-junho de 2006.
DANCEY, Christine P. REIDY, John. 5ed. Estatística sem matemática para Psicologia. Porto Alegre: Penso, 2013.
DAUSTER, Tânia, TOSTA, Sandra P., ROCHA, Gilmar (orgs.). Etnografia e educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.
DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3ed. São Paulo: Atlas, 1995.
DENZIN, Norman K. Triangulation in educational research. In: KEEVES, John (ed.). Educational research, methodology, and measurement: an international handbook. 2ed. Oxford: Pergamon, 1997.
DENZIN, Norman K, LINCOLN, Yvonna S (orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, Bookman, 2006.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio, ZEICHNER, Kenneth M. A pesquisa na formação e no trabalho docente. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2000.
EZPELETTA, Justa, ROCKWELL, Elsie. Pesquisa participante. 2ed. São Paulo: Cortez, 1989.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
FEYERABEND, Paul. Contra o método. 2ed. São Paulo: Unesp, 2011.
FALCÃO, Jorge Tarcísio da Rocha, RÉGNIER, Jean-Claude. Sobre os métodos quantitativos na pesquisa em ciências humanas: riscos e benefícios para o pesquisador. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 81, n. 198, p. 229-243, maio/ago. 2000.
FARIA, Ana Lúcia Goulart de, DEMARTINI, Zeila, PRADO, Patrícia. Por uma cultura da infância: metodologia de pesquisa com crianças. Campinas: Autores Associados, 2002.
FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1989.
FAZENDA, Ivani. Novos enfoques da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1992.
FAZENDA, Ivani (org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. São Paulo: Papirus, 1995.
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009a.
FLICK, Uwe. Qualidade na pesquisa qualitativa.Porto Alegre: Artmed, 2009b.
FONSECA, Claudia. Quando cada caso não é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação, n.10, jan/fev/mar/abr. 1999, p.58-78.
FRANÇA, Júnia Lessa de et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 8ed. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2007.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, v.31, n.3, set./dez. 2005, p.483-502.
FRANCO, Maria Laura P. B. Porque o conflito entre tendências metodológicas não é falso. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.66, p.75-80, ago.1988.
FRANCO, Maria Laura P. B., NOVAES, Gláucia Torres Franco. Os jovens do ensino médio e suas representações sociais. Cadernos de Pesquisa, n. 112, p.167-183, março 2001.
FRANCO, Maria Laura P. B. Análise de conteúdo. Brasília: Plano, 2003.
GALIAN, Cláudia. A seleção do conhecimento em documentos curriculares: ciências naturais e arte. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 67, p.989-1007, out.-dez. 2016.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira Galvão, LOPES, Eliane Marta Santos. Território plural: a pesquisa em História da Educação. São Paulo: Ática, 2010.
GAMBOA, Silvio Sanchez (org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 1995.
GATTI, Bernadete. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Editora Plano, 2002.
GATTI, Bernadete. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, v.30, n.1, jan./abr. 2004, p.11-30.
GATTI, Bernadete. Grupo focal nas ciências sociais e humanas. São Paulo: Líber Livros, 2005.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.
GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Bookman; Artmed, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1987.
GIL, Antonio Carlos. Estudo de caso: fundamentação científica, subsídios para coleta e análise de dados, como redigir o relatório. São Paulo: Atlas, 2009.
GOLDENBERG, Miriam. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 1997.
GOMES, Cândido Alberto et al. A violência na ótica de alunos adolescentes do Distrito Federal. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 127, p. jan./abr. 2006.
GONSALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. Campinas: Alínea, 2003.
GREEN, Judith et al. A etnografia como uma lógica de investigação. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.42, p.13-72.
IBIAPINA, Ivana. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber, 2008.
KEEVES, John (ed.). Educational research, methodology, and measurement: an international handbook. 2ed. Oxford: Pergamon, 1997.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 9ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
KUHN, Thomas S. O caminho desde a Estrutura: ensaios filosóficos, 1970-1993, com entrevista autobiográfica. São Paulo: UNESP, 2006.
LANSKY, Samy, GOUVÊA, Maria Cristina, GOMES, Ana Maria Rabelo. Cartografia das infâncias em região de fronteira em Belo Horizonte. Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n. 128, p. 717-740, jul.-set., 2014.
LAROCCA, Priscila, ROSSO, Ademir José, SOUZA, Audrey Pietrobelli de. A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v.2, n.3, p.118-133, mar 2005.
LATOUR, Bruno. Ciência e ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. 2ed. São Paulo: UNESP, 2011.
LAVILLE, Christian e DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas; Belo Horizonte: UFMG, 1999.
LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. In: LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1994, p.535-549.
LOIZOS, Peter. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUER, Martin W., GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Rio de Janeiro: Loizos, 2002, p.137-155.
LUDKE, Menga e ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986.
LUNA, Sérgio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999.
LUNA, Sérgio Vasconcelos de. O falso conflito entre tendências metodológicas. In: FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1989.
MACHADO, Marília Novais da Mata. Entrevista de pesquisa: a interação pesquisador/pesquisado. Belo Horizonte: C/Arte, 2002.
MALINOWSKI, Bronislaw. Os argonautas do Pacífico ocidental. São Paulo: Abril, 1984.
MAGALHÃES, Rita de Cássia; SOARES, Márcia Torres. Currículo escolar e deficiência: contribuições a partir da pesquisa-ação colaborativo-crítica. Cadernos de Pesquisa, v.46, n.162, p.1124-1147, out./dez. 2016.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. Os circuitos dos jovens urbanos. Tempo Social: Revista de Sociologia da USP, v. 17, n. 2, p.173-205, nov. 2005.
MARINHO, Marildes. O discurso da ciência e da divulgação em orientações curriculares de Língua Portuguesa. Revista Brasileira de Educação, n.24, p.126-139, set./dez. 2003.
MARTINS, Gilberto de Andrade. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. 2ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método, criatividade. 18ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4ed. São Paulo: HUCITEC, 1996.
MORAIS, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. Refletindo sobre a língua escrita e sobre sua notação no final da educação infantil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.97, n.247, p.519-533, set./dez.2016.
MOROZ, Melania e GIANFALDONI, Mônica Helena. O processo de pesquisa: iniciação. Brasília: Editora Plano, 2002. 108p.
MÜLLER, Fernanda, CARVALHO, Ana Maria de Almeida (orgs.). Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009.
MUSSALIM, Fernanda. Análise do Discurso. In: MUSSALIM, Fernanda e BENTES, Anna Christina (orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras, v.2. São Paulo: Cortez, 2001, p.101-142.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 3ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
OLIVEIRA, Adriana Leônidas de; FREITAS, Maria Ester de. Motivações para mobilidade acadêmica internacional: a visão de alunos e professores universitários. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.32, n.03, p. 217-246, jul./set. 2016.
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 7ed. Campinas: Pontes, 2007.
PARAÍSO, Marlucy Alves, MEYER, Dagmar (orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza, 2012.
PASSERON, Jean-Claude, REVEL, Jacques (dir.). Penser par cas. Paris: Éditions de l´École des Hautes Études em Sciences Sociales, 2005, p.9-44.
PEIRANO, Marisa. A favor da etnografia. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995.
PEIRANO, Marisa. Etnografia não é método. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 20, n. 42, p. 377-391, jul./dez.2014.
PIMENTA, Selma Garrido, FRANCO, Maria Amélia Santoro (orgs.). Pesquisa em educação: possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. v.1. São Paulo: Loyola, 2006.
PIMENTA, Selma Garrido, FRANCO, Maria Amélia Santoro (orgs.). Pesquisa em educação: possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. v.2. São Paulo: Loyola, 2006.
POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. 10ed. São Paulo: Cultrix, 2003.
POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 2ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
POSSENTI, Sírio. Apresentação da análise do discurso. Campinas, s.d.
ROCKWELL, Elsie. La experiência etnográfica: historia y cultura en los procesos educativos. Buenos Aires: Paidós, 2011.
SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. Porto: Edições Afrontamento, 1995.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 1993.
SILVA, José Maria da, SILVEIRA, Emerson Sena da. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas. Petrópolis: Vozes, 2007.
SOMEKH, Bridget, LEWIN, Cathy (orgs.). Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis: Vozes, 2015.
SPINILLO, Alina Galvão. O papel de intervenções específicas na compreensão da criança sobre proporção. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.15, n.3, p. 475-487, 2002.
SZYMANSKY, Heloísa (org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Editora Plano, 2002.
THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo: Polis, 1985.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.
THOMAS, Gary, PRING, Richard (orgs.). Educação baseada em evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Porto Alegre: ARTMED, 2007.
TRIVIÑOS, Antônio. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Programa de Pós-Graduação em Educação. Orientações para a elaboração de projetos de dissertação de mestrado ou tese de doutorado. In: Guia do aluno da pós-graduação em Educação na UFMG. Belo Horizonte, FaE/UFMG, 2011.
URIARTE, Urpi Montoya. O que é fazer etnografia para os antropólogos, Ponto Urbe [Online], n.11, p.1-11, 2012.
VIANNA, Heraldo. Pesquisa em educação – a observação. Brasília: Editora Plano, 2003.
WELLER, Wivian, PFAFF, Nicole (orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2010.
YIN, Robert. Estudo de caso. 3ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
ZAGO, Nadir, CARVALHO, Marília Pinto de, VILELA, Rita Amélia Teixeira (orgs.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DPA, 2003.