Turma: C
Sala: 4106
Data de início: 08/03/2018
Data de término: n/d
N° total de vagas: 25
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Mapeamento do campo de estudos sobre linguagem e educação, cultura escrita e práticas de letramento. Discussões conceituais que fundamentam o desenvolvimento de pesquisas sobre linguagem, cultura escrita e práticas de letramento em contextos escolares e não escolares.
1. Letramento e pesquisa em Educação: o conceito de letramento no contexto das práticas culturais e as suas implicações na pesquisa e no ensino;
2. A linguagem como discurso e como atividade social: as contribuições de teorias enunciativas e discursivas em pesquisas sobre processos educativos escolares e não escolares;
3. A linguagem como enunciação.
AGAR, M. Language shock. Understanding culture at conversation. New York: Perenial, 2002.
COX, M. I. P. e ASSIS-PETERSON, A. A (orgs.) Cenas de sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
GEE, J. P. Social Linguistics and Literacies: ideology in discourse. London: Falmer Press, 1990
MAGALHAES, I. Discursos e praticas de letramento. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2012.
MARINHO, M.; CARVALHO, G. (orgs.) Letramento e cultura escrita. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.
PAPEN, U. Literacy and education. Policy, practice and public opinion. London: Routledge, 2016.
STREET, B. Culture is a verb. Anthropological aspects
of language and cultural process. In: GRADDOL, D.; THOMPSON, L.;BYRAM, M. Language and culture. London: Clevendon,
1993