Turma: A
Sala: 3107
Data de início: 21/03/2018
Data de término: n/d
N° total de vagas: 25
Tipo: Tópicos**
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Uma visão ampla dos temas de pesquisa e abordagens conceituais trabalhados na linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas.
1. A noção de socialização: os indivíduos como produção social, resultado das relações sociais no seu contexto sócio-politico-cultural; 2. Educação e Cultura: a noção de educação na perspectiva da formação humana articulada com a noção antropológica de cultura ; 3. Os sujeitos: A antropologia da infância; 4. Os sujeitos: A antropologia da juventude; 5. Os sujeitos Adultos e a EJA; 6. Movimentos Sociais e Espaço Público; 7. Gênero nas Micropolíticas das organizações escolares: Acessos diferenciados aos conhecimentos; 8. A escola como encruzilhada de culturas; 9. Relações étnico-raciais, saberes e educação.
Lanna, Marcos. Sobre Marshall Sahlins e as "cosmologias do capitalismo". Mana, Abr 2001, vol.7, no.1, p.117-131
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificación social. In: Cuestiones y horizontes : de la dependencia histórico-estructural a la colonialidad/descolonialidad del poder. Buenos Aires: CLACSO, 2014.
SANTOS, Boaventura de Sousa (2006). Conocer desde el Sur Para una cultura política emancipatória. Lima: Fondo Editorial de la Facultad de Ciencias Sociales / UNMSM
SANTOS, Boaventura de Sousa (2010). Descolonizar el saber, reinventar el poder. Montevideo: Ediciones Trilce, 29-63.
Sahlins, Marshall. O "pessimismo sentimental" e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um "objeto" em via de extinção (parte I). Mana, Abr 1997, vol.3, no.1, p.41-73
Sahlins, Marshall. O "pessimismo sentimental" e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um "objeto" em via de extinção (parte II). Mana, Out 1997, vol.3, no.2, p.103-150
SILVÉRIO, Valter Roberto & TRINIDAD Cristina Teodoro. Há algo novo a se dizer sobre as relações raciais no Brasil contemporâneo? Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p. 891-914, jul.-set. 2012.
WAGNER, Roy – A invenção da cultura. São Paulo: Cosac & Naify, 2010