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FAE936 - Tópicos Especiais em Educação II : Professores de Alunos Jovens: Estudo Psicanalítico/Profesores de Alumnos Jóvenes: Estudio Psicoanalítico

Turma: A

Sala: 500

Data de início: 14/08/2018

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Tópicos**

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Alunos adolescentes e jovens de hoje. A relação professor-aluno malograda. O mal-estar no campo educativo e o impossível de educar. Teóricos da formação docente que admitem a psicanálise e psicanalistas que trabalham com a formação docente. A pesquisa-intervenção de orientação clínica na investigação de subjetividades e práticas de professores. / Alumnos adolescentes y jóvenes de hoy. La relación profesor-alumno malograda. El malestar en el campo educativo y el imposible de educar. Teóricos de la formación docente que admiten el psicoanálisis y psicoanalistas que trabajan con la formación docente. La investigación-intervención de orientación clínica en la investigación de subjetividades y prácticas de profesores.

Programa

1. Alunos adolescentes e jovens

Textos: 1, 4, 16, 20, 21, 28, 36, 40, 44

2. Mal-estar no campo educativo e o impossível de educar

 Textos: 11, 17, 18, 19, 23, 24, 26,

3. Docência: formação, prática e psicanálise 

Textos: 5, 7, 13, 14, 22, 25, 27, 31, 34, 37, 39, 42, 43

4. Pesquisas no campo da formação docente e psicanálise 

Textos: 2, 9, 12, 29, 33

Bibliografia

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3. BEILLEROT, J. A sociedade pedagógica. Porto, Portugal: Rés, 1985.

4. BIRMAN, J. Tatuando o desamparo: a juventude na atualidade. In: CARDOSO, M. Adolescentes. São Paulo: Escuta, 2006.

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16. _____. Prefácio à “Juventude desorientada” de Aichhorn. Edição Brasileira das Obras Completas, v. 19, 1925/1980.

17. _____. Psicologia de grupo e análise do ego. Edição Brasileira das Obras Completas, v. 18, 1921/1980.

18. _____. O mal-estar na civilização. Edição Brasileira das Obras Completas, v. 21, 1930/1980.

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21. LACADÉE, P. Despertar e exílios. Rio de Janeiro: Contracapa, 2011.

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24. _____. O triunfo da religião. Rio de Janeiro: Zahar, 1974/2005.

25. LAJONQUIÈRE, L. Da formação de educadores e de um ensino de psicanálise na universidade. In ALMEIDA; KUPFER (org.). A psicanálise e o trabalho com a criança-sujeito. Rio de Janeiro: Wak, 2011.

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31. _____. A impostura do mestre. Belo Horizonte: Fino Traço/Argvmentvm, 2008.

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33. _____. O nome atual do mal-estar docente. Belo Horizonte: Fino Traço/Fapemig, 2016.

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35. PEREIRA, M.R.; MRECH, L. (org.) Psicanálise, transmissão e formação de professores. Belo Horizonte: FinoTraço/Fapemig, 2011.

36. PEREIRA, M.R.; GURSKI, R. A adolescência generalizada como efeito do discurso do capitalista e da adultez erodida. Psicologia & Sociedade. 26(2), 2014, p. 375-393.

37. PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

38. PONNOU, S. Lacan et l’éducation: manifest pour une clinique lacanienne de l’éducation. Paris: L’Harmattan.

39. _____. A relação educativa e a ética no trabalho social à luz das concepções lacanianas da educação. Estilos da Clínica. 22(1), 2017, 132-149. http://www.revistas.usp.br/estic/article/view/134142/129952

40. RAMIREZ, M.E. La adolescencia satanizada. In Site Mario Elkin Ramírez. Medellín, Colômbia, 2013. http://marioelkin.com/blogla-adolescencia-satanizada/

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44. WINNICOTT, D. Privação e delinquência. 4 ed. São Paulo: WMF, 2005.