Turma: A
Sala: 500
Data de início: 14/08/2018
Data de término: n/d
N° total de vagas: 20
Tipo: Tópicos**
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Alunos adolescentes e jovens de hoje. A relação professor-aluno malograda. O mal-estar no campo educativo e o impossível de educar. Teóricos da formação docente que admitem a psicanálise e psicanalistas que trabalham com a formação docente. A pesquisa-intervenção de orientação clínica na investigação de subjetividades e práticas de professores. / Alumnos adolescentes y jóvenes de hoy. La relación profesor-alumno malograda. El malestar en el campo educativo y el imposible de educar. Teóricos de la formación docente que admiten el psicoanálisis y psicoanalistas que trabajan con la formación docente. La investigación-intervención de orientación clínica en la investigación de subjetividades y prácticas de profesores.
1. Alunos adolescentes e jovens
Textos: 1, 4, 16, 20, 21, 28, 36, 40, 44
2. Mal-estar no campo educativo e o impossível de educar
Textos: 11, 17, 18, 19, 23, 24, 26,
3. Docência: formação, prática e psicanálise
Textos: 5, 7, 13, 14, 22, 25, 27, 31, 34, 37, 39, 42, 43
4. Pesquisas no campo da formação docente e psicanálise
Textos: 2, 9, 12, 29, 33
1. AICHHORN, A. Juventud desamparada. Barcelona: Gedisa, 1925/2006.
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3. BEILLEROT, J. A sociedade pedagógica. Porto, Portugal: Rés, 1985.
4. BIRMAN, J. Tatuando o desamparo: a juventude na atualidade. In: CARDOSO, M. Adolescentes. São Paulo: Escuta, 2006.
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7. CORREIA, J.A. O discurso psicanalítico em educação. In: Para uma teoria crítica em educação. Porto: Porto Ed., 1998.
8. CIFALI, M. Modèle clinique de formation professionnelle – apports des sciences humaines, théorisation d’une pratique. Faculté de Psychologie et des Sciences de l’Éducation de Genève, 1991.
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