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FAE936 - Tópicos Especiais em Educação II : Formulação de Politicas Públicas de Educação

Turma: C

Sala: 500

Data de início: 08/08/2018

Data de término: n/d

N° total de vagas: 25

Tipo: Tópicos**

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Agenda, alternativas, instrumentos e atores na formulação de políticas públicas de educação. Aportes teórico-metodológicos para a análise da formulação de planos, projetos, programas e ações setoriais em educação.

Programa

Unidade I - A agenda nas políticas públicas de educação.

Unidade II - Alternativas incrementais e fundamentais em políticas públicas de educação.

Unidade III - Instrumentos e mecanismos de políticas públicas de educação.

Unidade IV - O papel dos atores e instituições na formulação de políticas públicas de educação.

Bibliografia

BAUMGARTNER, Frank R; JONES, Bryan D. (1999). “Punctuated Equilibrium Theory: Explaining stability and change in American policymaking”. In Sabatier, Paul A. (ed.). Theories of The Policy Process. Oxford, Westview Press. (pp. 97-116).

CAPELLA, A. C. N. Perspectivas teóricas sobre o processo de formulação de políticas públicas. In: HOCHMAN, G. et al. (Org.). Políticas públicas no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007. p. 87-121.

COHEN, M. D.; MARCH, J. G.; OLSEN, J. P. A garbage can model of organizational choice. Administrative Science Quarterly, Ithaca, v. 17, n. 1, p. 1-25, 1972.

KINGDON, J. W. Agendas, alternativas and public policies. 2. ed. Ann Arbor, : University of Michigan, 2003.

MARCH, James G.; OLSEN, Johan P. e COHEN, M.D. (1972). “A Garbage Can Model of Organizational Choice”. Administrative Science Quartely, 17, (pp. 1-25).

TELLO, C. (2015). Epistemologías de la política educativa: posicionamientos, perspectivas y enfoques. Campinas: Mercado das Letras.

OBS: A leitura mínima para as aulas será indicada no decorrer do curso, por meio do Sistema Moodle.