Turma: C
Sala: 500
Data de início: 08/08/2018
Data de término: n/d
N° total de vagas: 25
Tipo: Tópicos**
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Agenda, alternativas, instrumentos e atores na formulação de políticas públicas de educação. Aportes teórico-metodológicos para a análise da formulação de planos, projetos, programas e ações setoriais em educação.
Unidade I - A agenda nas políticas públicas de educação.
Unidade II - Alternativas incrementais e fundamentais em políticas públicas de educação.
Unidade III - Instrumentos e mecanismos de políticas públicas de educação.
Unidade IV - O papel dos atores e instituições na formulação de políticas públicas de educação.
BAUMGARTNER, Frank R; JONES, Bryan D. (1999). “Punctuated Equilibrium Theory: Explaining stability and change in American policymaking”. In Sabatier, Paul A. (ed.). Theories of The Policy Process. Oxford, Westview Press. (pp. 97-116).
CAPELLA, A. C. N. Perspectivas teóricas sobre o processo de formulação de políticas públicas. In: HOCHMAN, G. et al. (Org.). Políticas públicas no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007. p. 87-121.
COHEN, M. D.; MARCH, J. G.; OLSEN, J. P. A garbage can model of organizational choice. Administrative Science Quarterly, Ithaca, v. 17, n. 1, p. 1-25, 1972.
KINGDON, J. W. Agendas, alternativas and public policies. 2. ed. Ann Arbor, : University of Michigan, 2003.
MARCH, James G.; OLSEN, Johan P. e COHEN, M.D. (1972). “A Garbage Can Model of Organizational Choice”. Administrative Science Quartely, 17, (pp. 1-25).
TELLO, C. (2015). Epistemologías de la política educativa: posicionamientos, perspectivas y enfoques. Campinas: Mercado das Letras.
OBS: A leitura mínima para as aulas será indicada no decorrer do curso, por meio do Sistema Moodle.