Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE936 - Tópicos Especiais em Educação II : Educação Matemática: panorama histórico e perspectivas atuais

Turma: B

Sala: 3106

Data de início: 16/08/2018

Data de término: n/d

N° total de vagas: 16

Tipo: Tópicos**

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

A presença das matemáticas na cultura escolar brasileira: panorama histórico do ensino dos conhecimentos matemáticos na educação escolar. A constituição do campo de pesquisa em Educação Matemática. Tendências de práticas pedagógicas e de pesquisas em Educação Matemática.

Programa

Parte I. A presença das matemáticas na cultura escolar brasileira: os colégios jesuítas; as escolas militares; a transição de saber técnico para a cultura geral escolar; o ensino da matemática na República; Euclides Roxo e a modernização do ensino da matemática no Brasil; o movimento da matemática moderna; a redemocratização, a universalização da educação básica e o paradigma da inclusão; o ensino de matemática em tempos de instabilidade democrática.

Parte II. A constituição do campo de pesquisa em Educação Matemática: a formação de docentes e o papel das didáticas especiais; a criação de grupos de estudo e de pesquisa em Educação Matemática; o surgimento dos programas de pós-graduação e de linhas de pesquisa em Educação Matemática e a constituição das sociedades acadêmicas e profissionais.

Parte III. Discussão de tendências de práticas pedagógicas e de pesquisas em Educação Matemática.


Bibliografia

BOLEMA: Boletim de Educação Matemática.Edição temática:História da Educação Matemática (v. 23, n. 35A e 35B, 2010).

Perspectivas da Educação Matemática. Edição temática: A Educação Matemática como área de pesquisa: cientificidade e historicidade (v. 9, n. 20, 2016).

BALDINO, R. R. Educação Matemática: do discurso da ordem à ordem do discurso. Pro-posições, v. 4, n. 1, p. 42-59, mar. 1993.

BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática. Pro-posições, v. 4, n. 1, p. 18-23, mar. 1993.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2007.

FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, n. 4, p. 1-37, 1995.

GARNICA, A. V. M. A experiência do labirinto: metodologia, história oral e educação matemática. São Paulo: Editora UNESP, 2008. p. 170-183.

KILPATRICK, J. Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a educação matemática como campo profissional e científico. Zetetiké, Campinas, v. 4, n. 5, p. 99-120, jan./jun. 1996.

MIGUEL, A. et al. A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre a sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação, n. 27, p. 70-93, set./dez. 2004.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: propostas e desafios.Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MIORIM, M.A.Introdução à História da Educação Matemática. São Paulo: Atual, 1998.

PEREIRA, D. J. R. História do movimento democrático que criou a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). 2005. 261 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

VALENTE, W. Uma história da matemática escolar no Brasil (1730-1930). São Paulo: Annablume/FAPESP, 1999.

VALENTE, W. A disciplina Matemática: etapas históricas de um saber escolar no Brasil. In: OLIVEIRA, M. A. T.; RANZI, S. M. História das disciplinas escolares no Brasil: contribuições para o debate.Bragança Paulista: EDUSF, 2003. p. 217-254.

VENTURIN, J. A. A Educação Matemática no Brasil na perspectiva de seus pesquisadores. 2015. 541 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2015.

VIANNA, C. R. Vidas e circunstâncias na Educação Matemática. 2000. 572 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.