Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE936 - Tópicos Especiais em Educação II : Fundamentos teóricos para o desenvolvimento de pesquisas em Educação e Linguagem

Turma: B

Sala: 415

Data de início: 12/03/2019

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Tópicos**

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Docentes externos

Judith Green

Horários

Ementa

Identificação e análise comparativa e crítica dos diversos pressupostos teóricos e diferentes abordagens metodológicas exploradas nos estudos e pesquisas sobre linguagem, cultura escrita e práticas de letramento em contextos escolares e não escolares.

Programa

- A linguagem como discurso: as contribuições de teorias enunciativas e discursivas em pesquisas sobre processos educativos escolares e não escolares

- Análise do discurso em várias perspectivas teóricas (etnografia da comunicação; sociolinguística interacional; análise da conversação, análise crítica do discurso)

- Letramento e pesquisa em educação: o conceito de letramento no contexto das práticas culturais e as implicações da sua utilização na pesquisa e no ensino

Bibliografia

AGAR, M. Language shock. Understanding culture at conversation. New York: Perenial, 2002.

CAMERON, Deborah. Working with spoken discourse. London: Sage. 2001.

COX, M. I. P. e ASSIS-PETERSON, A. A (orgs.) Cenas de sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

GEE, J. P. Social Linguistics and Literacies: ideology in discourse. London: Falmer Press, 1990

GUMPERZ, J. & BERENZ, N. B. (1993). Transcribing conversational exchanges. In: EDWARDS, J. A. & LAMPERT, M. D. (Eds.) Talking Data: Transcription and Coding in Discourse Research. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum.

GRACIA, Tomás Ibánez. O “giro lingüístico”. In: Iñiguez Lupicínio. Manual de Análise do Discurso em Ciências Sociais. Petrópolis: Vozes, 2004, p. 19-49.

MAGALHAES, I. Discursos e práticas de letramento. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2012.

MARINHO, M.; CARVALHO, G. (orgs.) Letramento e cultura escrita. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.

MILLS, Sara. Introduction In: Sara Mills. Discourse. London & NY: Routledge, 2003, p. 1-25.

PAPEN, U. Literacy and education. Policy, practice and public opinion. London: Routledge, 2016.

STREET, B. Culture is a verb. Anthropological aspects of language and cultural process. In: GRADDOL, D.; THOMPSON, L.;BYRAM, M. Language and culture. London: Clevendon, 1993.