Turma: B
Sala: 415
Data de início: 12/03/2019
Data de término: n/d
N° total de vagas: 20
Tipo: Tópicos**
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Judith Green
Identificação e análise comparativa e crítica dos diversos pressupostos teóricos e diferentes abordagens metodológicas exploradas nos estudos e pesquisas sobre linguagem, cultura escrita e práticas de letramento em contextos escolares e não escolares.
- A linguagem como discurso: as contribuições de teorias enunciativas e discursivas em pesquisas sobre processos educativos escolares e não escolares
- Análise do discurso em várias perspectivas teóricas (etnografia da comunicação; sociolinguística interacional; análise da conversação, análise crítica do discurso)
- Letramento e pesquisa em educação: o conceito de letramento no contexto das práticas culturais e as implicações da sua utilização na pesquisa e no ensino
AGAR, M. Language shock. Understanding culture at conversation. New York: Perenial, 2002.
CAMERON, Deborah. Working with spoken discourse. London: Sage. 2001.
COX, M. I. P. e ASSIS-PETERSON, A. A (orgs.) Cenas de sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
GEE, J. P. Social Linguistics and Literacies: ideology in discourse. London: Falmer Press, 1990
GUMPERZ, J. & BERENZ, N. B. (1993). Transcribing conversational exchanges. In: EDWARDS, J. A. & LAMPERT, M. D. (Eds.) Talking Data: Transcription and Coding in Discourse Research. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum.
GRACIA, Tomás Ibánez. O “giro lingüístico”. In: Iñiguez Lupicínio. Manual de Análise do Discurso em Ciências Sociais. Petrópolis: Vozes, 2004, p. 19-49.
MAGALHAES, I. Discursos e práticas de letramento. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2012.
MARINHO, M.; CARVALHO, G. (orgs.) Letramento e cultura escrita. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.
MILLS, Sara. Introduction In: Sara Mills. Discourse. London & NY: Routledge, 2003, p. 1-25.
PAPEN, U. Literacy and education. Policy, practice and public opinion. London: Routledge, 2016.
STREET, B. Culture is a verb. Anthropological aspects of language and cultural process. In: GRADDOL, D.; THOMPSON, L.;BYRAM, M. Language and culture. London: Clevendon, 1993.