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UNI116 - Tópicos de estudos transdisciplinares: desafios do Brasil : Tópicos de estudos transdisciplinares: desafios do Brasil

Turma: U

Sala: CAD 2 SALA C314

Data de início: 08/08/2018

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Tópicos**

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Andityas Soares de Moura Costa Matos - Fabiana de Menezes Soares - Maria Angélica Melendi de Biasizzo - Mauro Luiz Engelman -

Horários

Ementa

A disciplina tem por objetivo discutir os desafios que o Brasil vive nos tempos atuais, a partir de entendimentos e vivências na perspectiva transdisciplinar de conhecimento e análise.

Programa

A disciplina está organizada em temas relativos a dois eixos centrais, a partir dos quais se propõe discutir os atuais desafios do Brasil sob um enfoque transdisciplinar.

São eles:

1.    Autoritarismo e estruturas político-jurídicas
(reunindo temas propostos pelos professores Maria Angélica Melendi de Biasizzo, Mauro Luiz Engelman e Andityas Soares de Moura Costa Matos)

2.    Desigualdades, relações de poder e educação
(reunindo temas propostos pelas professoras Marisa Ribeiro Teixeira Duarte, Fabiana de Menezes Soares e Samira Zaidan)

Os temas apresentados nas aulas se articulam a cada um destes eixos.
Sugere-se que os participantes da disciplina se articulem a um destes eixos para aprofundamento de seus estudos, devendo nele se referenciar para apresentação de trabalho final.

A metodologia de trabalho e ensino na perspectiva transdisciplinar tem sido um desafio. As atividades propostas na disciplina serão desenvolvidas segundo as metodologias: “investigação compartilhada” ou “diálogos-debate”. A “investigação compartilhada” compreende um processo definido com a turma, escolhendo temas-problemas-questões que serão foco de levantando dados, realização de estudos, discussões e sistematizando resultados, conforme o objetivo inicialmente proposto. A metodologia “diálogos-debate” supõe a definição de tema e realização de debates em torno dele, podendo este ser a partir da exposição de um estudioso e/ou com texto-base.

Bibliografia

AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. Trad. Iraci Poleto. São Paulo: Boitempo, 2010.
FAORO, R. Os Donos do Poder Volume II. Editora Folha e Editora Globo, 2000. (Capítulos XIV, XV e final).
Diálogo entre Jucá e Machado gravado pela PF (2016)
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/05/1774018-em-dialogos-gravados-juca-fala-em-pacto-para-deter-avanco-da-lava-jato.shtml
FOSTER, Hal. Design e Crime (e outras diatribes). Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2016.
GODOY, Jack. Cocina, Cuisine y Clase – Estudio de Sociologia Comparada;trad. PatriciaWillson. 1 Edición, marzo 1995. Barcelona: Editorial GEDISA, 1995.
GROYS, Boris. Arte Poder. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2015.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança em educação. Os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998. (Capítulo III)
LEITE, Lúcia Helena Alvarez Leite. Pedagogia de projetos, intervenção no presente. https://edufisescolar.files.wordpress.com/2011/03/pedagogia-de-projetos-de-lc3bacia-alvarez.pdf
MATOS, Andityas Soares de Moura Costa; RAMOS, Marcelo Maciel. A cultura jurídica brasileira: da exceção à atual promessa de emancipação. In: Quaestio Iuris, vol. 9, nº 1, Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, pp. 376-404, janeiro/abril de 2016.
MAZOYER, Marcel, ROUDART, Laurence. Trad. Claudia Falluh Ferreira. História das Agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea. São Paulo: Editora UNESP, Brasília, DF: NEAD, 2010.
MILL, J. S. Utilitarianism. Hackett Publishing Company, 2001.Capítulos 1 e 2
MONTANARI, Massimo. Comida como cultura; tradução de Letícia Martin de Andrade, 2 ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2013.
NOZICK, R. ANARCHY, State, and Utopia. Basic Books, 1974.Capítulo 7.
RIEFF, David. El Oprobio del Hambre. Alimentos, Justicia, y Dinero en El Siglo XXI; trad. Aurelio Major y Lucas Aznar. 1 Ed. Buenos Aires: Taurus, 2016
SOUZA, J. A Tolice da Inteligência Brasileira. Editora Casa da Palavra, 2015. (Capítulos 4 da Parte I).
WLS, J. A Theoryof Justice. Harvard University Press, 1999. Capítulos 1 e 2.
WRANGHAM, Catching Fire – How cooking made us human. New York: Basic Books, 2009.