Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE926 - Processos e Discursos Educacionais IV : Educação de pessoas em situação de deficiência na Itália

Turma: G

Sala: 20/3 tarde - sala 4102 - 20 e 21/03 noite Auditório Neidson Rodrigues / Dia 21/03 - tarde: Auditório Luz Pompeu Dia 22/03 TJMG Av. Raja Gabaglia 1753

Data de início: 20/03/2019

Data de término: n/d

N° total de vagas: 30

Tipo: Mini Curso

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Liberia Rodrigues Neves

Horários

Ementa

Atividades de formação com a professora Lucia De Anna - Università degli Studi di Roma “Foro Italico" - que buscam socializar a experiência de integração escolar italiana, iniciada nos anos de 1970, os efeitos do movimento de inclusão escolar para essa experiência, e discutir a temática da formação docente e do autismo nesse contexto.

Programa

20-03-2019 (quarta-feira):

14h-17h: roda de conversa com estudantes (iniciação científica e pós-graduação) que trabalham o tema da educação de pessoas em situação de deficiência
Local: Sala 4102 (FaE-UFMG)

19h-22h: palestra sobre o tema: A integração e a inclusão escolar  de  estudantes em situação de deficiência na Itália (tradução consecutiva ou simultânea)
Aula inaugural da Formação Transversal
Local: Auditório Neidson Rodrigues (FaE-UFMG)




21-03-2018 (quinta-feira):

14h-17h: Filme “Vermelho como o céu” (Rosso come il cielo), de Criatiano Bortone (2006)
Realização: alunos(as) PPGE e PROMETRE
Local: Auditório Luiz Pompeu (FaE-UFMG)

19h-22h: palestra sobre o tema: Formação de professores(as) e inclusão escolar de alunos em situação de deficiência na Itália (tradução consecutiva ou simultânea)
Local: Auditório Neidson Rodrigues (FaE-UFMG)

22-03-2018 (sexta-feira):
14h-17h: palestra sobre o tema Autismo e inclusão escolar no Simpósio Internacional de Educação Inclusiva, organizado pelo Mundo Asperger

Lucia De Anna
Mônica Rahme
Miguel Mahfoud

Local: Tribunal Justiça Minas Gerais (Avenida Raja Gabáglia, 1753)

Bibliografia

CABRAL, Leonardo S. A.; MENDES, Enicéia G.; DE ANNA, Lucia.  Orientação acadêmica e profissional dos estudantes com deficiência nas universidades italianas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.10, n. esp, 2015, p. 615-629. Disponível em:
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7915

DE ANNA, Lucia; GARDOU, Charles; RICCI, Carlo; OLIVAR, Robert R.; LOMBARDI, Grazia. Educar nas diferenças por uma cultura prossocial. Revista Educação e Políticas em Debate – v. 3, n.1 – jan./jul. 2014, p. 211-228. Disponível: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27694

RAHME, Mônica Ma. F.  Inclusão e internacionalização dos direitos à educação: as experiências brasileira, norte-americana e italiana. Educação e Pesquisa,  São Paulo, v. 39, n. 1, p. 95-110, jan./mar. 2013. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022013000100007&script=sci_abstract&tlng=pt