Turma: C
Sala: Sala 4106 / VAGAS ESGOTADAS
Data de início: 05/09/2019
Data de término: n/d
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 45 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Relações raciais, educação, emancipação e a construção da democracia brasileira. O protagonismo da população negra na luta por uma educação democrática e antirracista. O movimento negro como sistematizador e produtor de saberes emancipatórios construídos pela população negra no Brasil. O movimento negro e as africanidades brasileiras. Conquistas e desafios políticos, epistemológicos e educacionais vividos pela população negra no contexto atual.
OBJETIVOS:
- compreender a relação entre relações raciais, educação e emancipação na construção da democracia brasileira;
- conhecer o protagonismo do Movimento Negro nas lutas em prol de uma educação democrática e antirracista;
- compreender as emergências que o Movimento Negro repõe para a educação enquanto movimento educativo, formador, produtor, humanizador e sistematizador de saberes construídos pela população negra brasileira;
- discutir as africanidades brasileiras em articulação com a reflexão sobre a colonialidade e decolonialidade do conhecimento;
-compreender as conquistas e desafios políticos, epistemológicos e educacionais vividos pela população negra no contexto atual.
UNIDADES:
Unidade 1 - Relações Raciais, educação e democracia
Unidade 2 - A luta da população negra brasileira por educação
Unidade 3 - Movimento Negro como sistematizador e produtor de saberes
Unidade 4 - Africanidades brasileiras: um outro olhar sobre a relação África/Brasil - Brasil/África
Unidade 5 - Conquistas e desafios políticos e pedagógicos da população negra no contexto atual
AVALIAÇÃO
seminários, trabalhos coletivos e trabalho final
(Obs. O programa completo será entregue no início da disciplina)
BIBLIOGRAFIA
(Obs: a bibliografia completa será entregue no primeiro dia da disciplina)
BENTO, Maria Aparecida Silva. Branqueamento e branquitude no Brasil. In: CARONE, Iray; BENTO, Maria Aparecida Silva (Orgs.) Psicologia do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Editora /Vozes, 2002, p.25-57.
CARDOSO, Marcos. O movimento negro. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2002.
CASTIANO, José P. Saberes locais na Academia: condições e possibilidades da sua legitimação. Maputo: Universidade Pedagógica. CEMEC, 2013.
SILVA, Delma. Africanidades brasileiras e educação: múltiplas expressões de enfrentamento da colonialidade no Brasil. In: actacientifica.servicioit.cl/…T6/GT6_DelmaSilva.pdf .
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador. Saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.
GOMES, Nilma Lino.Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos Currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/Abr 2012.
GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira e GONÇALVES e SILVA, Petronilha Beatriz. Movimento negro e Educação. In: Revista Brasileira de Educação. Campinas: Anped,Set/out/nov, n.15, 2000, p. 134-158.
GONÇAVES E SILVA, Petronilha Beatriz. Aprendizagem e Ensino das Africanidaes Brasileiras. In: Superando o Racismo na Escola. MUNANGA, Kagenguele (org.) Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. 3ªed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Por uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente. São Paulo: Cortez, 2004. p.777-821.
SILVA, Petronilha B. G. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil.Revista Educação. Porto Alegre/RS, ano XXX, n.3 (63), p. 489=506, set./dez. 2007.
SOUZA, Ana Lúcia S et. al. (orgs.). Orientações a Ações Para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Ensino Médio. Brasília, MEC/ SECAD, 2006.
TELLES, Edward. Da democracia racial à ação afirmativa. In: Racismo à brasileira: uma nova perspectiva sociológica. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003, p.69-102.
WALSH, C. Interculturalidad, Plurinacionalidad y Decolonialidad: Las Insurgencias Político-Epistémicas de Refundar el Estado. Tabula Rasa. Bogotá - Colombia, Nº.9, p. 131-152: julio - diciembre 2008.