Turma: B
Sala: 307
Data de início: 14/08/2019
Data de término: n/d
N° total de vagas: 24
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Sim
Compreender a relação dialética teoria e método do ponto de vista da abordagem histórico-cultural de Vigotski. Unidade do desenvolvimento das crianças.
PROGRAMA
1- Constituição Histórico-Cultural do ser humano;
2- Dialética entre teoria e método;
3- Unidades do desenvolvimento: afeto-cognição; pessoa-meio; fala-pensamento; instrução-desenvolvimento – VIVÊNCIA/PEREJIVANIE.
METODOLOGIA
Aulas teóricas dialogadas, seminários com alunos.
AVALIAÇÃO
Apresentação de seminários e sínteses escritas dos conteúdos dos seminários apresentados pelos alunos e professora. Escrita de texto final reflexivo sobre os estudos realizados na disciplina e os objetos de pesquisa dos estudantes.
CRONOGRAMA
AULAS/DIAS ASSUNTO TEXTOS
1ª AULA
DIA- 14/8/2019 Apresentação do Programa de Ensino. Contextualização da obra de Vygotsky. 1-JEREBTSOV, S. (2014). GOMEL: A cidade de L. S. Vigotski – pesquisas científicas contemporâneas sobre instrução no âmbito da teoria histórico-cultural de L. S Vigotski
.RESPONSÁVEL - MAFÁ
2ª AULA
DIA- 21/8/2019 Constituição Histórico-Cultural do Ser Humano 2- VIGOTSKI, L. S. (2000) – Vigotski – O Manuscrito de 1929: temas sobre a constituição cultural do homem. Campinas: Cedes, Educação e Sociedade, n.71, Edição Especial (Original, 1929).
RESPONSÁVEL:
3ª AULA
DIA-28/8/2019 Constituição Histórico-Cultural do Ser Humano 3 – Sete aulas de L. S. Vigotski: sobre os fundamentos da pedologia. Orgs. Zoia Prestes e Elizabeth Tunes, Rio de Janeiro, E-papers, 2018. Segunda aula: A definição do Método da Pedologia.
RESPONSÁVEL
4ª AULA
DIA- 04/9/2019 Dialética entre teoria e método 4- VIGOTSKI, L.S. Método de Investigação, Obras Escogidas, Tomo III, Visor-Aprendizaje, 1995 (original 1930)
RESPONSÁVEL
5ª AULA
DIA-11/9/2019 Dialética entre teoria e método 5- GOMES, M.F.C. Dialética da teoria e Método no desenvolvimento cultural das crianças: contribuições da Psicologia Histórico-cultural (texto não publicado) RESPONSÁVEL:
6ª AULA
DIA- 18/9/2019 Dialética entre teoria e método 6- FREITAS, M. T. A. A pesquisa de abordagem histórico-cultural: um espaço educativo de constituição de sujeitos, Revista Teias, v.10, n.19, 2009.
RESPONSÁVEL:
7ª AULA
DIA-25/9/2019 Unidade fala-pensamento - perejivanie 7- MAHN, Holbrook Vygotsky’s “Speaking/Thinking System of Meaning”: An Essential but Overlooked Concept – University of New Mexico.
RESPONSÁVEL:
8ª AULA
DIA-02/10/2019 Unidade fala-pensamento (perejivanie) 8- PRESTES, Z. R. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas: autores Associados, 2012.
9ª AULA
DIA- 09/10/2019 Unidade afeto-cognição (perejivanie) VIGOTSKI, L. S. El problema del desarrollo de las funciones psíquicas superiores, capítulo 1, p. 11 -46. In: obras escogidas, volumeIII, madrid: aprendizaje-Visor, 1983/1995.
10ª AULA
DIA- 16/10/2019 Unidade afeto-cognição - perejivanie VIGOTSKI, L.S. Sete aulas de L. S. Vigotski: sobre os fundamentos da pedologia. Orgs. Zoia Prestes e Elizabeth Tunes, Rio de Janeiro, E-papers, 2018. Quinta aula: Leis Gerais do Desenvolvimento Psicológico da criança.
11ª AULA
DIA- 30/10/2019 Unidade instrução-desenvolvimento (perejivanie) PRESTES, Z .R. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas: autores Associados, 2012.
12ª AULA
DIA –
06/11/2019 Unidade instrução-desenvolvimento (perejivanie) JEREBTSOV, S. (2014). GOMEL: A cidade de L. S. Vigotski – pesquisas científicas contemporâneas sobre instrução no âmbito da teoria histórico-cultural de L. S.Vigotski.
13ª AULA
DIA- 13/11/2019 Unidade pessoa-meio (perejivanie) VIGOTSKI, L.S. Sete aulas de L. S. Vigotski: sobre os fundamentos da pedologia. Quarta aula: O problema do meio na pedologia. Orgs. Zoia Prestes e Elizabeth Tunes, Rio de Janeiro, E-papers, 2018.
14ª AULA
DIA – 20/11/2019 Unidade pessoa-meio (perejivanie) VIGOTSKI, L.S. Sete aulas de L. S. Vigotski: sobre os fundamentos da pedologia. Orgs. Zoia Prestes e Elizabeth Tunes, Rio de Janeiro, E-papers, 2018. Quarta aula: O problema do meio na pedologia.
15ª AULA
DIA- 27/11/2019 Dialética entre teoria e método – implicações educacionais Discussão de Projetos de Pesquisa à luz dos estudos realizados no curso.
RESPONSÁVEIS: ALUNOS E PROFESSORA
BAQUERO, R. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas,1998.
BLANK, G. Vygotsky: o homem e sua causa. In: MOLL, L. Vygotsky e a educação: implicações educacionais da psicologia sócio-histórica. Porto Alegre, Artmed, 1996.
BRUNER, J. A cultura da Educação; trad. Marcos A. G. Domingues. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BRUNER, J. Atos de Significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
Cadernos CEDES. Pensamento e Linguagem: estudos na perspectiva da Psicologia Soviética. S.P.: Papirus/CEDES, n.24,1991.
_______________ Implicações pedagógicas do modelo histórico-cultural, S.P.:
Papirus/CEDES,n.35,1995.
CADERNO CEDES. Relações de Ensino: análises na perspectiva histórico-cultural. Cadernos Cedes, 2000.
COLE, M. (2006). Culture and Cognitive development in Phylogenetic, Historical, and Ontogenetic Perspective. In: Handbook of Child Psychology, Cognition, Perception and Language. v.2, chapter 15, Wiley, New Jersey. Volume editor: Deanna Kuhn & Robert S. Siegler, Editor-in- Chef: William Damon & Richard M. Lerner.
COLE, M. & GAJDAMASCHO.N. Vygotsky and Culture. In: DANIELS H.; COLE, M. & WERTSCH, J. V. The Cambridge Companion to VYGOTSKY, New York, Cambridge University Press, 2007.
COLL, C. & PALACIOS, J. & MARCHESI, A. (orgs.) Desenvolvimento psicológico e educação, v1, v.2, Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
DANIELS, H. (org.) Vygotsky em foco: pressupostos e desdobramentos. Campinas: Papirus, 1994.
DANIELS H.; COLE, M. & WERTSCH, J. V. The Cambridge Companion to VYGOTSKY, New York, Cambridge University Press, 2007.
FREITAS, M. T. A. Vygotsky e Bakhtin – Psicologia e Educação: um intertexto. São Paulo: Ática, 1994.
FREITAS, M. T. A. A pesquisa de abordagem histórico-cultural: um espaço educativo de constituição de sujeitos, Revista Teias, v.10, n.19, 2009.
FREITAS, M.T.A. & RAMOS, B.S. Fazer pesquisa na abordagem histórico-cultural: metodologias em construção. Juiz de Fora: editora UFJF, 2011.
GARNIER, C. et al. Após Vygotsky e Piaget: perspectivas social e construtivista
(escolas russa e ocidental). Porto Alegre: Artes Médicas,1996.
GÓES, M. C. R. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. In: Cadernos CEDES, 50, Relações de Ensino: análises na perspectiva histórico-cultural, 1ª edição, 2000.
GOMES, M.F.C. Dialética da teoria e Método no desenvolvimento cultural das crianças: contribuições da Psicologia Histórico-cultural (texto não publicado)
GOMES, M. F. C. & FARIA-FILHO, Luciano M. Memória e Aprendizagem: uma perspectiva sócio-histórica. Presença Pedagógica, v.3.n.15. maio/jun. 1997.
GOMES, M. F. C. Relações entre desenvolvimento e aprendizagem: conseqüências na sala de aula. Presença Pedagógica. V. 8, n. 45, 2002.
GOMES, M.F.C. Construindo relações de inclusão/exclusão na sala de aula de química: histórias sociais e singulares. TESE DE DOUTORADO, B.H., FaE/UFMG, 2004.
GOMES, M.F.C. & DIAS, M.T.M. & SILVA, L.P. (2008). O Registro da Rotina do Dia e a Construção de Oportunidades de Aprendizagem da Escrita. In: M.L. Castanheira, F.I.P. Maciel e R.F. Martins, Alfabetização e Letramento na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica: Ceale, 2008.
GOMES M.F.C. & MORTIMER, E. F. Histórias sociais e singulares de inclusão/exclusão na aula de química. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 133, jan./abr. 2008.
GOMES, M.F.C; FONSECA, M.C.F.R.; DIAS. M.T.M.; & VARGAS, P. G. Culture, Cognition and language in the constitution of practices of reading and writing in an adult literacy classroom, Psicologia: reflexão e crítica, vol.24, n.3, Porto Alegre, 2011.
GOMES, M.F.C.; FONSECA, M.C.F.R.; DIAS. M.T.M.; & VARGAS, P. G. Cultura, Cognição e Linguagem na constituição das práticas de leitura e escrita na sala de aula de EJA. (texto em português, não publicado).
GOMES, M.F.C.; MORTIMER, E.F. & KELLY. G. Constructing Stories of Inclusion/Exclusion in the Chemistry Classroom, International Journal of Science Education, v.33, p.747-772, 2011.
GOMES, M.F.C.; DIAS, M.T.M. & GREGÓRIO, M.K.V.S. Psicologia Histórico-Cultural e Etnografia Interacional: a busca da coerência teórico-metodológica. Trabalho completo apresentado na Reunião Anual da ANPED, 33ª, GT 20, Psicologia da Educação, Natal, 2011.
GOMES, M.F.C & VARGAS, P.G. Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos: novas práticas, novos sentidos. Educação e Pesquisa, v.39, n.2, p.449-464, abr./jun. 2013.
GOMES, M.F.C., NEVES, V. F. A. & DOMINICI, I. C. A Psicologia Histórico-cultural em diálogo: a trajetória do GEPSA, Fractal: Revista de Psicologia, v.27, n.1,jan./abr. 2015.
GOMES, M. F. C.; DIAS, M. T. M. & VARGAS, P. G. Entre textos e pretextos: a produção escrita de crianças e adultos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.
JEREBTSOV, S. A cidade de L.S. Vigotski pesquisas contemporâneas sobre instrução no âmbito da teoria histórico-cultural de L.S. Vigotski. In: VERESK: Cadernos Acadêmicos Internacionais – estudos sobre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski, Brasília, UniCEUB, 2014.
KRAVTSOV, G. As bases filosóficas da Psic. Histórico-cultural – In: VERESK: cadernos acadêmicos internacionais – estudos sobre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski, Brasília, UniCEUB, 2014.
LA TAILLE, Y. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. S.P.: Summus, 1992.
LIMA, Elvira Souza. Desenvolvimento e Aprendizagem na Escola: aspectos culturais, neurológicos e psicológicos. S.P.: Série “Separatas”. GEDH- Grupo de Estudos do Desenvolvimento Humano, 1997.
LURIA, AR. Desenvolvimento cognitivo. S.P.: Icone,1990.
LURIA, A. R. O homem com um mundo estilhaçado. Coleção Textos Fundantes de Educação. Petrópolis: Vozes (2008).
MAHN, Holbrook. Vygotsky’s “Speaking/Thinking System of Meaning”: An Essential but Overlooked Concept In: Doc. Academia.edu.
MOLL, Luis C. (org.) Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Porto Alegre, Artes Médicas,1990.
MORTIMER, E. F., SCOTT, P. H. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre - RS:, v.7, n.3, 2002.
MOURA, M. P. A organização conceitual em adultos pouco escolarizados. In: Investigações Cognitivas: conceitos, linguagem e cultura. Porto Alegre, Artmed: 1999.
OLIVEIRA, Martha Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio- histórico. S.P.: Scipione,1993.
OLIVEIRA, M. B. e OLIVEIRA, M. K (orgs). Três questões sobre o desenvolvimento conceitual. In: Investigações Cognitivas: conceitos, linguagem e cultura. Porto Alegre, Artmed: 1999.
OLIVEIRA, M.K. Cultura e Psicologia: questões sobre o desenvolvimento do adulto. São Paulo: Hucitec, 2009.
PINO, A. O conceito de mediação semiótica em Vygotsky e seu papel na constituição do psiquismo humano, Campinas, Caderno CEDES 24, pp. 32-43, Mar.1991.
PRESTES, Z.R. Quando não é quase a mesma coisa: Traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas: S. P.: Autores Associados, 2012.
ROGOFF, B. Observando a atividade sociocultural em três planos: apropriação participatória, participação guiada e aprendizado. In: Wertsch, Del Rio & Alvarez. Estudos socioculturais da mente. Porto Alegre:Artmed, 1998.
SCOTT, P. & MORTIMER, E. F. Discursive activity on the social plane of high school science classrooms: a tool for analyzing and planning teaching interactions. (Paper presented at the 2002, AERA, Annual Meeting, New Orleans, USA, as part of the BERA invited symposium: Developments in sociocultural and Activity Theory Analyses of Learning in School).
SIRGADO, A. P. O social e o cultural na obra de Vigotski. In: Vigotski – O manuscrito de 1929: temas sobre a constituição cultural do homem. Educação e Sociedade: Revista Quadrimestral de Ciência da Educação/CEDES, n.71, 2000.
SMOLKA, A. L. B. O (im)próprio e o (im)pertinente na apropriação das práticas sociais. In: Cadernos CEDES, 50, Relações de Ensino: análises na perspectiva histórico-cultural, 1ª edição, 2000.
TUNES, E. Estudos sobre a teoria histórico-cultural e suas implicações educacionais, Fractal: Revista de Psicologia, v.27, n.1,jan./abr. 2015.
VAN DER VEER, R. & VALSINER, J. Vygotsky: uma síntese. S.P.: Loyola,1996.
VÓVIO, C. L. Duas modalidades de pensamento: pensamento narrativo e pensamento lógico-científico. In: Investigações Cognitivas: conceitos, linguagem e cultura. Porto Alegre, Artmed: 1999.
VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Vol. 1, 2, 3, 4, 5,6. Aprendizage, Visor: Madrid, 1993, 1995, 1996, 1997.
VIGOTSKI, L.S. O manuscrito de 1929. In: Vigotski – O manuscrito de 1929: temas para a constituição cultural do homem. Educação e Sociedade: Revista Quadrimestral de Ciência da Educação/CEDES, n.71, 2000.
VIGOTSKI, L.S & LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
VIGOTSKI. L. S. – 7 Aulas de L. S. Vigotski: Sobre os Fundamentos da Pedologia. (orgs) Zoia Prestes e Elizabeth Tunes, Rio de Janeiro: E-papers, 2018.
WERTSCH, J. V. Mind as action. New York: Oxford University Press, 1998.
WERTSCH, J. V. Voces de la mente: un enfoque sociocultural para el estudio de la Acción Mediada. Madrid: Aprendizaje Visor, 1993.
WERSTCH, J. V. Vygotsky’s two minds on the nature of meaning. Paper apresentado na conferência “A Vygotsky Centennial: Vygotskian Perspectives on Literacy Research”. Chicago: 1996.
WERSTCH, J. V. Vygotsky y la formación social de la mente: cognición y desarrollo humano. Barcelona: Paidós, 1988.