Turma: D
Sala: 415
Data de início: 06/09/2019
Data de término: n/d
N° total de vagas: 30
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 45 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Rosilene Horta Tavares
Introdução ao estudo da dialética da natureza em Engels. Análise da origem social das ideias e do pensamento, com base em Marx. Estabelecimento de relações entre técnica, tecnologia e ciência para o desenvolvimento do Capitalismo. Reflexão sobre a essência do poder nas concepções de ciência e tecnologia. Explicitação das bases econômicas-políticas da Sociedade da Informação ou do Conhecimento. O papel da universidade na refuncionalização das qualificações exigidas para o trabalho, e para sua exploração. Discussão sobre a produção de conhecimento pela universidade. Análise de relações sociais capitalistas e anticapitalistas e suas formas de produção de conhecimentos. Pedagogia de vida, educação e sociedade: conciliação de classes ou revolução.
Datas Conteúdos
1) 09/08 Introdução
2) 23/08 Dialética da Natureza em Engels
3) 06/09 A origem social das ideias, do pensamento e das ciências
4) 20/09 A Função Social da Técnica sob o Capitalismo
5) 04/10 Estado, Empresa e Poder nas Concepções de Ciência e Tecnologia
6) 18/10 Ciência, Tecnologia e Conhecimento na Sociedade Informacional.
Marketing (branding; marketing; internet das coisas).
7) 01/11 O Papel Atual da Universidade na Produção de Trabalhadores e Capitalistas
8) 22/11 A Universidade Produz Conhecimento?
9) 29/11 As Relações Sociais Capitalistas e Anticapitalistas; e Produção de Conhecimento
10) 06/12 Sínteses
BERNARDO, João. Tecnologia. In: BERNARDO, João. Marx Crítico de Marx. Lisboa: Afrontamento, Volume II, 1977.
____________. Era um Mundo, Libertar-se do Mundo Novo. Paris: Vosstanie, 2019. https://vosstanie.blogspot.com/2019/03/era-um-mundo-prefacio-joao-bernardo.html
BORDIN, Reginaldo Aliçandro. O caráter histórico-social do conhecimento no pensamento de marx. Marília , v. 40, n. 3, p. 157-174, July 2017 http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31732017000300009.http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31732017000300157
BUSTAMANTE, Javier. Sociedad informatizada, ¿sociedaddeshumanizada? : una visión crítica de lainfluencia de latecnología sobre lasociedadenla era del computador. Madrid: Gaia, 1993.
CORIAT, Benjamin. Ciencia, técnica y capital. Madrid: Blume, 1976.
COSTA e SILVA, Gildemarks. Tecnologia, educação e tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro Vieira Pinto. Rev. bras. Estud. pedagog. (online), Brasília, v. 94, n. 238, p. 839-857, set./dez. 2013.
COVRE, Manzini. A Função Social da Técnica. In.:Bruno, Lucia & Saccar.do, Cleusa, org. Organização, trabalho e ideologia. São Paulo, Atlas, 1986.
CUTCLIFFE, S.H..Ciencia, tecnología y sociedad: un campo interdisciplinar. En M. Medina y J. Sanmartín (Eds.): Ciencia, Tecnología y Sociedad, pp. 20-41. Barcelona: Anthropos, 1990.
DAGNINO, Renato Peixoto; BRANDÃO, Flávio Cruvinel; NOVAES, Henrique Tahan. Sobre o marco analíticoconceitual da tecnologia social. In: LASSANCE JR et al. (Orgs.). Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil, 2004.
DANTAS, Marcos. A lógica do capital informação. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
ENGELS, Friedrich. A Dialética da Natureza. 1982. https://www.marxists.org/portugues/marx/1882/dialetica/index.htm
Governo Federal do Brasil. Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovaçãohttps://www.mctic.gov.br/mctic/export/sites/institucional/arquivos/marco_legal_de_cti.pdf
HABERMAS, Jürgen. Técnica e Ciência enquanto “Ideologia”. In: Os Pensadores: textos escolhidos. Walter Benjamin, Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, Jürgen Habermas. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
HOKHEIMER, Max. Crítica de laRazón Instrumental. [1967]. HORKHEIMER, Max, ADORNO, Theodor. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
KLEIN, Naomi. Sem Logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. Rio de Janeiro: Record, 2002. KURZ, Robert. O colapso da modernização: da derrocada do socialismo de caserna à crise da economia mundial. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
MARTINS, Hermínio; GARCIA, José Luís (Org.). Dilemas da Civilização Tecnológica. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2003.
MATTELART, Armand. História da sociedade da informação. São Paulo: Edições Loyola, 2001. MERIJE, Wagner. Mobimento, Educação e Comunicação Mobile. Editora Petropolis.
MÉSZÁROS, István. A ordem do capital no metabolismo social da reprodução. In: Ad Hominem. São Paulo: Estudos e Edições Ad Hominem, 1999.
MORAES NETO, Benedito Rodrigues. Marx, Taylor, Ford: as forças produtivas em discussão. São Paulo: Brasiliense, 1989.
MUMFORD, Lewis. Técnica y civilización. Madrid: Alianza Editorial, 1971. RAMONET, Ignácio. La tecnología, revolucióno reforma: el caso de lainformación. HiruArgitaletxea: Hondarribia, 2000.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: Do pensamento único a consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
SANTOS, Oder. Reestruturação Capitalista, Educação e Escola. Texto produzido para o FÓRUM NACIONAL DE PEDAGOGIA 11 a 14 / julho 2004 Belo Horizonte. http://www.unifemm.edu.br/graduacao/fafisete/pedagogia/banco%20de%20textos/restruturacao_trabalho_oder _jose_dos_santos.pdf SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa. São Paulo: Loyola, 2012.
SILVA JÚNIOR, João dos Reis. The new Brazilianuniversity: a busca por resultados comercializáveis.Editora Bauru: Canal 6, 2017.
Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior(ANDES-SN). Cadernos dos ANDES. Neoliberalismo e Política de C&T no Brasil Um balanço crítico (1995-2016), 2018. file:///C:/Users/rosil/Downloads/0f8a0057db0cb8eefe3c1ae1b6f221b4_1530014392.pdf.
SOARES, Fabiana Menezes e PRETE, EstherKulkampEyng (Organizadoras). Marco regulatório emciência, tecnologia e inovação Texto e contexto da Lei nº 13.243/2016. Arraes Editores Ltda., 2018. http://www.fundep.ufmg.br/wp-content/uploads/2018/09/Livro_MARCO_REGULATORIO_EM_CIENCIA_TECNOLOGIA_E_INOVACAO.pdf
TAVARES, Rosilene Horta. Trabajo, Tecnología de laInformación y Política de lasTransnacionales como Factores de Análisis de laDesigualdad Digital en Brasil. 626f. 2004. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Universidade Complutense de Madri, Madri, Espanha, 2004.
________________. Educação a Distância. Verbete. IN: OLIVEIRA, Dalila A.; DUARTE, Adriana M. C.; VIEIRA, Lívia M. F.. (Orgs.). Dicionário de Trabalho, Profissão e Condição Docente. Belo Horizonte, MG: Faculdade de Educação/UFMG (CD; ISBN: 978-85-8007-007-1), 2010. http://www.gestrado.org/?pg=dicionarioverbetes&id=240
VIEIRA PINTO,Alvaro. Conceito de Tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. 2v (1328p.)
WINNER, Langdon , Tecnologia Autónoma, Cambridge, MA: MIT Press, 1977.