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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : EDUCAÇÃO SUPERIOR, TRABALHO E LUTA DOCENTE NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Turma: D

Sala: 4107

Data de início: 22/08/2019

Data de término: n/d

N° total de vagas: 40

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Estudo das políticas para a educação superior no Brasil contemporâneo. Análise do papel da universidade e do Trabalho docente universitário. Análise das condições de emprego e de trabalho dos professores nas Instituições de Educação Superior públicas e privadas. Análise das formas de luta e da organização político-sindical dos professores universitários.

Programa

Unidade I: Estudo do contexto econômico e político mundial e das políticas para a educação superior no Brasil contemporâneo.

Unidade II: Estudo e análise do papel da universidade e do Trabalho docente universitário. 

Unidade III: Estudo e análise das condições de emprego e de trabalho dos professores nas Instituições de Educação Superior públicas e privadas.  

Unidade IV: Estudo e análise das formas de luta e da organização político-sindical dos professores universitários no setor público e privado.  


Bibliografia

AGUENA, Paulo (org.). O Marxismo e os Sindicatos. São Paulo: Editora Instituto José Luís e Rosa Sundermann, 2008. (256p. Coletânea de textos de Marx, Engels, Lenin e Trotsky)

ARAÚJO, Wanderson Pereira. Trabalho Docente na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise na perspectiva da Ontologia do Ser Social. Tese de Doutorado. UFMG/FAE/PPGE. 2018.

BERNARDO, João. Economia dos conflitos Sociais. São Paulo: Cortez. 1991

BERNARDO, João; PEREIRA, Luciano. Capitalismo sindical. São Paulo: Xamã, 2008.

BOSI, Antônio de Pádua. A precarização do trabalho docente nas instituições de ensino superior do brasil nesses últimos 25 anos. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1503-1523, set./dez. 2007

CATANI, Afrânio Mendes (Org.) (1988). Novas Perspectivas nas Políticas de Educação Superior na América Latina no Limiar do Século XXI. Campinas, SP: Autores Associados.

CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A reestruturação da educação superior no debate internacional: a padronização das políticas de diversificação e diferenciação. Revista Portuguesa de Educação, 2000, 13(2), pp. 29-52 © 2000, CEEP - Universidade do Minho

CHAVES, Vera Lúcia Jacob.; AMARAL, N. C. A educação superior no Brasil: os desafios da expansão e do financiamento e comparações com outros países. Revista Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, p. 95-120, jan./abr. 2015.

DAL ROSSO, Sadi. Elementos para a teoria do sindicalismo no setor da educação. In: DAL ROSSO, S. Associativismo e sindicalismo em educação: organização e lutas. Brasília: Paralelo 15, 2011.

MANCEBO, Deise. Trabalho docente na educação superior brasileira: mercantilização das relações e heteronomia acadêmica. Revista Portuguesa de Educação, 2010, 23(2), pp. 73-91 © 2010, CIEd - Universidade do Minho

MANCEBO, Deise.; SILVA JÚNIOR, João dos Reis; SCHUGURENSKY, D. A educação superior no Brasil diante da mundialização do capital. Educar em Revista (UFMG), v.32, p. 205-225, 2016.

MARX, Karl. O Capital. Crítica da Economia Política. Livro Primeiro: O processo de produção do capital. Terceira Seção: A produção da mais-valia absoluta. Quinto capítulo. Processo de trabalho e processo de valorização.

MAUÉS, Olgaíses. A reconfiguração do trabalho docente na educação superior. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. especial 1, p. 141-160, 2010. Editora UFPR

MELO, Savana Diniz Gomes; SILVA. Paula Francisca da. O trabalho docente na educação básica e educação Superior: especificidades e generalidades. In. GOMES, Suzana dos Santos. & QUARESMA, Adilene Gomes. Políticas e Práticas na Educação Básica e Superior: Desafios da contemporaneidade. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2015.

MIRANDA, Kênia. A natureza sócio-histórica do trabalho docente: do sacerdócio à sindicalização. ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Fortaleza, 2009.

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SILVA JÚNIOR, João dos Reis. 2017. THE NEW BRAZILIANUNIVERSITY- A busca por resultados comercializáveis: para quem? Marília: Projeto Editorial Práxis; Rede de Estudos sobre o Trabalho, 2017.