Turma: B
Sala: 01
Data de início: 08/08/2019
Data de término: n/d
N° total de vagas: 20
Tipo: Tópicos**
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Análise da produção contemporânea dos estudos da infância, contemplando as contribuições das diferentes disciplinas para apreensão da criança. Estudo dos referenciais teórico-metodológicos, arcabouço conceitual e temáticas do campo. Análise da organização, práticas e cotidiano da educação infantil
- História e historiografia da infância
- Estudos da infância: constituição do campo, conceitos e temáticas
- Cultura infantil e cultura de pares
- Brincar
- Contribuições contemporâneas da psicologia para compreensão da infância
- Infância e corpo
- Infância, linguagem e imaginação
- Mundos sociais da infância
- A constituição do campo da educação infantil no Brasil: relações entre educação e assistência e a construção do direito de crianças e
famílias.
- Discussões sobre a Pedagogia da infância no Brasil.
- A instituição de Educação Infantil – discussões contemporâneas.
- O cuidado como categoria social e o cuidado na prática docente na Educação Infantil.
- Avaliação e qualidade na Educação Infantil.
- Docência na Educação Infantil
- Educação infantil, gênero e relações raciais
. ARIES, Phillipe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1981
. ERASMUS. A civilidade pueril. Lisboa: Estampa, 1978. P. 69-109
. FARIA FILHO, Luciano Mendes & FERNANDES, Rogerio (org.) Para a compreensão histórica da infância. Belo Horizonte: Autêntica, 2006
. FREITAS, Marcus cesar (org.) História social da infância no Brasil.São Paulo: Cortez, 1997
. FREITAS, Marcus Cesar& KULHMANNN, Moyses. Os intelectuais na história da infância. São Paulo: Cortez, 2002
. GOUVÊA, Maria Cristina. A escrita da história da infância: periodização e fontes. In SARMENTO, Manoel & GOUVEA, Maria Cristina (org.) Estudos da infância. Petrópolis: Vozes, 2008. P. 97-118
. GRAFF, Harvey. Confliting paths: growing up in America. Boston:Harvard Press, 1995. P. 1-26
. HENDRICK, Harry. A criança como ator social em fontes históricas. In: CHRISTENSEN, Pia & JAMES, Allison. Investigações com crianças: perspectivas práticas. Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 2005 p. 29-54
. HEYWOOD, Colin. Uma história da infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005
. ALMEIDA, Ana Nunes. Para uma sociologia da infância: jogos de olhares, pistas para a investigação. Lisboa, Instituto de Ciências Sociais, 2009
. CORSARO, William. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 2014
. FARIA, Ana Lucia Goulart & FINCO, Daniela. (org.) Sociologia da infância no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2011
. FERNANDES, Florestam. FERNANDES, Florestan. As Trocinhas do Bom Retiro. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. Petrópolis: Vozes, 1979
. HONIG, Michael Sebastian. How is child constituted in childhood stidies? In: QVROUTRUP, J. & CORSARO, W. & HONIG, M. (ed.) The Palgrave handbook of childhood studies. London: Palgrave, 2011. P. 62-77
. JAMES, Adrian. Competition or integration? New step in childhood studies. In Childhood vol, 17 n. 4, nov. 2011. P. 485-499
. JAMES, A & PROUT, A. Constructing and reconstructing childhood. London: Routledge, 2015
MAUSS, Marcel. Três observações sobre a sociologia da infância. Pro-Posições [online]. vol.21, n.3, pp. 237-244. [1937], 2010.
. PROUT, Alan. Reconsiderando a nova sociologia da infância. In Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p.729-750, set./dez. 2010
. QVROUTRUP, J & CORSARO, W & HONING, M. The Palgrave handbook of childhood studies. New York, Palgrave, 2011
. SARMENTO, Manuel. Sociologia da infância: correntes e confluências. In SARMENTO, Manoel & GOUVEA, Maria Cristina (org.) Estudos da infância. Petrópolis: Vozes, 2008. P. 17-39
. BORBA, Angela. As culturas da infância nos espaços- tempos do brincar: estratégias de participação e construção da ordem social em um grupo de crianças de 4-6 anos. In: 29 Reunião Anual da Anped. Caxambu: Anped, 2006.
Disponível em .http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT07-2229--Int.pdf
. CORSARO, William. Reprodução interpretativa e cultura de pares. In MULLER, Fernanda & ALMEIDA, Ana Maria. Teoria e prática com crianças: pesquisas com Willian Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009
. CORSARO, William. Peer culture. In: QVROUTRUP, J & CORSARO, W & HONING, M. The Palgrave handbook of childhood studies. New York, Palgrave, 2011
. FERREIRA, Manoela. “Branco, demasiado branco” ou..reflexões epistemológicas, metodológicas e éticas acerca de pesquisas com crianças. In: SARMENTO, Manoel & GOUVEA, Maria Cristina (org.) Estudos da infância. Petrópolis: Vozes, 2008
. MULLER, Fernanda & ALMEIDA, Ana Maria. Teoria e prática com crianças: pesquisas com Willian Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009
. FERREIRA, Manuela. O trabalho de fronteira nas relações entre géneros como processo estruturante de identidades homo e heterossociais de género ocorridas nas brincadeiras entre crianças em espaços de "brincar ao faz-de-conta" num JI. 2003. Disponível em: www.fpce.up.pt/ciie/publs/artigos/fronteira.doc.
. BENJAMIN, Walter. A criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Brasiliense, 1983
. CARVALHO, Alisson & SALLES, Fatima & GUIMARÃES, Marilia & DEBORTOLI, José Alfredo. Brincar(es). Belo Horizonte: UFMG, 2005
. DUFLO, Colas. O jogo de Pascal a Schiller. Porto Alegre: Artmed, 1999
. FERREIRA, Clotilde Rosseti & OLIVEIRA, Zilma. Um diálogo com a sociologia da infância a partir da psicologia do desenvolvimento. In MULLER, Fernanda & ALMEIDA, Ana Maria. Teoria e prática com crianças: pesquisas com Willian Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009
. HARKER, Christopher. Playing and affective time- space. In: Children’s Geographies, Vol. 3, No. 1, 47–62, april 2005
. HUIZINGA, Johan. Homo luddens. São Paulo: Perspectiva, 2000
. KISHIMOTO, Tizuko (org.) . O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneita, 1998
. PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do chão. A natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Editora Petrópilis/ Alana, 2016
. SUTTON-SMITH, Brian. A ambiguidade da brincadeira. Petrópolis: Vozes, 2017
. WINNICOTT, David. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975
. NUNES, Angela. No tempo e no espaço: brincadeiras das crianças Auwe- Xavante. In: SILVA, Aracy & MACEDO, Ana Vera & NUNES, Angela (org,) Crianças indígenas: ensaios antropológicos. São Paulo: Fapesp, 2002
. BRUNER, Jerome. Realidade mental, mundos possíveis. Porto Alegre: Artmed, 2004
. DONALDSON, Margareth. A mente da criança. São Paulo: Martins Fontes, 1994
. MERLEAU- PONTY, Maurice. Psicologia e pedagogia da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2006
. OLIVEIRA, Zilma(org.) A criança e seu desenvolvimento: perspectivas para se discutir a educação infantil. São Paulo: Cortez, 1995
. ROSSETI- FERREIRA, Clotilde (org.) Rede de significações e processo de desenvolvimento humano. São Paulo, 2004
. TOMASELLO, Michael. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
. TOMASELLO, Michael. A natural history of human thinking. London: Harvard Press, 2014
. VALSINER, Jaan. Fundamentos da psicologia cultural: mundos da mente, mundos da vida. Porto Alegre: Artmédicas, 2011
. VALSINER, Jaan. Culture and human development. New York: Sage, 2000. P. 213- 245
. VYGOTSKY, Lev. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984
Apresentação grupo 4:
. INGOLD, Tim. The social child. In: FOGEL, A. (ed.) Human development in twenty one century. Cambridge: Cambridge Press, 2008
. ARROYO, Miguel & SILVA, Maurício. Corpo infância: exercícios tensos de ser criança. Petrópolis: Vozes, 2012
. FINGERSON, Laura. Childrens bodies. In: QVROUTRUP, J & CORSARO, W & HONING, M. The Palgrave handbook of childhood studies. New York, Palgrave, 2011
. JAMES, Adrian. Emboded body(ies): understanding the self and the body in childhood. In: PROUT, Alan (org) : The body, childhood and society. London: Sti Martins Press, 2000
PROUT, Alan (org) : The body, childhood and society. London: Sti Martins Press, 2000
. COUTINHO, Angela. O corpo dos bebês como lugar do verbo. In: ARROYO, Miguel & SILVA, Maurício. Corpo infância: exercícios tensos de ser criança. Petrópolis: Vozes, 2012 p. 240- 258 (grupo 4)
. BACHELARD, Gaston. A imaginação criadora. In: BACHELARD, Gaston. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1984
. BRUNER, Jerome. A construção narrativa da realidade. In: Critical inquiry vol 18 n. 1, 1991. Tradução: Waldemar Ferreira Neto. Acessível:
https://www.academia.edu/4598706/BRUNER_Jerome._A_constru%C3%A7%C3%A3o_narrativa_da_realidade
. CRUZ, Maria Nazareth. Imaginação, linguagem e elaboração do conhecimento na perspectiva histórico- cultural de Vygotsky. In: SMOLKA, Ana Luiza & NOGUEIRA, Ana Lucia (org.) Emoção, memória, imaginação. São Paulo: Mercado das letras 2011
. SOUZA, Solange Jobim. Linguagem, consciência e ideologia: conversas com Bakhtin e Vygotsky. In: OLIVEIRA, Zilma(org.) A criança e seu desenvolvimento: perspectivas para se discutir a educação infantil. São Paulo: Cortez, 1995.p. 13-33
. SARTRE, Jean Paul. A imaginação. Porto Alegre: L&PM, 2011
. SMOLKA, Ana Luiza & NOGUEIRA, Ana Lucia (org.) Emoção, memória, imaginação. São Paulo: Mercado das letras 2011
. VYGOTSKY, Lev. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Martins Fontes, 2014. P. 1-35
. CRUZ, Maria Nazareth & SMOLKA, Ana Luiza. Gestos, palavras, objetos: uma análise de possíveis configurações na dinâmica interativa. In OLIVEIRA, Zilma(org.) A criança e seu desenvolvimento: perspectivas para se discutir a educação infantil. São Paulo: Cortez, 1995. P. 73-92
- SILVA, Isabel de O. e. “ A educação infantil no Brasil” – Pensar a Educação em Revista. Disponível em: http://www.pensaraeducacaoemrevista.com.br/vol_2/vol_2_no_1_Isabel_Oliveira.pdf-
- FARIA, Ana Lucia G. Políticas de regulação, pesquisa e pedagogia na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica – Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a14.pdf - Textos indicados na Revista Pensar a Educação em Revista – Educação Infantil, especialmente: Histórias da Educação Infantil brasileira . Moysés Kuhlmann Jr. http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a02
- ROCHA, Eloisa A. C. A pedagogia e a Educação Infantil. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr 2001 Nº 16. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n16/n16a03
- HADDAD, Lenira. Tensões universais envolvendo a questão do currículo. In: Convergências e Tensões no campo da formação e do trabalho docente ( Educação Infantil). Belo Horizonte: Autêntica, 2010 (XV Endipe).
Documentos da área da Educação (Leitura recomendada)
- BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 5/2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
- BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica.Parecer n. 20/2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
- DAHLBERG, G; MOSS, P.; PENCE, A. Qualidade na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999. Cap. 4. Construindo a instituição dedicada à primeira infância: para que serve? e Cap. 5. Além do discurso da Qualidade: rumo ao discurso da construção do significado.
- GARNIER, Pascale. A educação infantil e a questão da escola. Cadernos de Pesquisa, v. 44, n. 151, pp. 62-82, jan-mar. 2014. Disponível em: www.scielo.br/pdf/cp/v44n151/104.pdf
CHAMBOREDON, Jean-Claude e PREVOT, Jean. O “ofício de criança”: definição social da primeira infância e funções diferenciadas da escola maternal
www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/7
- GUIMARÃES, Nadya A.; HIRATA, Helena S.; SUGITA, Kurumi. Cuidado e cuidadoras: o trabalho do care no Brasil, França e Japão. In: HIRATA, H.; GUIMARÃES, N. A. Cuidado e cuidadoras: as varias faces do care. São Paulo: Atlas, 2012, pp. 79-102.
- MOLINIER, Pascale; PAPPERMAN, Patrícia. Descompartimentar a noção de cuidado? Revista Brasileira de Ciência Política, nº18. Brasília, setembro - dezembro de 2015, pp. 43-57. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/17152/12167-
- MOLINIER, P. Le travail du care (Introdução). Paris: La Dispute, 2013.
- DUMONT-PENA, Érica. Cuidar: relações sociais, técnicas e sentidos no contexto da Educação Infantil. Tese. Doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais, 2015. Capítulo 2: O cuidado no pensamento social contemporâneo (p. 47 a 70)
- MARANHÃO, Damaris; SARTI, Cynthia A. A creche e a família: uma parceria necessária. Cadernos de Pesquisa, v. 38, jan.-abr., 2008, pp. 171-194.
- SOARES, Ângelo. As emoções do care. In: HIRATA, H.; GUIMARÃES, N. A. Cuidado e cuidadoras: as varias faces do care. São Paulo: Atlas, 2012, pp.
-MONTENEGRO, Thereza. O cuidado e a formação moral na Educação Infantil. São Paulo: EDUC; FAPESP, 2001.
- MARANHÃO, Damaris G. O cuidado de si e do outro. Revista Educação. Número Temático: Educação Infantil, out. 2011, pp.14-29.
- ROSEMBERG, Fúlvia. Avaliação de programas, indicadores e projetos em educação infantil. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr 2001 nº 16.
- BONDIOLI, Anna; SAVIO, Donatella. Participação e qualidade na educação da infância: percursos de compartilhamento reflexivo em contextos educativos. Curitiba. ED. UFPR, 2013. Capítulo 1. Construir compartilhando a qualidade: a contribuição das partes interessadas – Anna Bondioli
- NEVES, Vanessa F. A.; GOULART, Maria I. M.; SANTOS, Sandro V. S. Avaliação de contexto na Educação Infantil: distintas temporalidades que se entrecruzam na construção da ideia de qualidade. In: SOUZA, Gizele DE; MORO, Catarina; COUTINHO, Ângela S. (orgs.). Formação em rede em Educação Infantil: avaliação de contexto. Curitiba: Apris, 2015, 1ª ed., p. 111-150.
- CAMPOS, Maria M.; FÜLLGRAF, Jodete; WIGGERS, Verena. A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 127, p. 87-128, jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n127/a0536127.pdf
- ROSEMBERG, Fúlvia. Educação Infantil e Relações raciais: a tensão entre igualdade e diversidade. CADERNOS DE PESQUISA v.44 n.153 p.742-759 jul./set. 2014.
- BUSS-SIMÃO, Márcia. Gênero como possibilidade ou limite da ação social: um olhar sobre a perspectiva de crianças pequenas em um contexto de educação infantil. Revista Brasileira e Educação, v. 18 n. 55 out.-dez. 2013, pp. 939-1064.
- - Silva, Isabel de Oliveira e. ; LUZ, Iza Rodrigues da. Meninos na Educação Infantil: olhar das educadoras sobre a diversidade de gênero. Cadernos Pagu (34), janeiro-junho de 2010:17-39.
- SILVA JUNIOR, Hédio. Anotações conceituais e jurídicas sobre Educação Infantil, diversidade e igualdade racial. In: BENTO, Maria Aparecida S. Educação Infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: CEERT, 2012.
- ROSEMBERG, Fúlvia. A criança pequena e o direito à creche no contexto dos debates sobre infância e relações raciais. In: BENTO, Maria Aparecida S. Educação Infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: CEERT, 2012.
- CIPOLLONE, Laura. Diferença sexual, dimensão interpessoal e afetividade nos contextos educacionais para a infância. Pro-Posições, v. 14, n. 3 (42) - set./dez. 2003, p. 25-39. Disponível em: http://www.proposicoes.fe.unicamp.br/proposicoes/textos/42-dossie-cipollonel.pdf