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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Turma: F

Sala: 308

Data de início: 06/08/2019

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Estudo dos processos e trajetórias da educação no Brasil desde o período colonial até a República, e análise da produção historiográfica pertinente e suas principais tendências e abordagens.

Programa

Programa:

1. A Pesquisa em Educação no Brasil: periodização, marcos teóricos e tendências. A História da Educação como campo de pesquisa no Brasil 

2. Processos e práticas educativas na América portuguesa (séculos XVI-XVIII)

a. Educação no Antigo Regime: noções

b. Historiografia da educação colonial: primórdios e tendências

c. Processos e práticas educativas coloniais

3. Liberalismo e educação no Brasil Imperial

a. Liberalismo e educação: noções

b. Historiografia da educação no Império: fundações

c. Processos de escolarização no Brasil independente (século XIX)

4. A República e seus “projetos” de educação

a. Educação republicana, liberalismo e nacionalismo: noções

b. Historiografia da educação na República: tendências

c. Educação no período republicano: movimentos, impactos

d. Autoritarismo e educação


Bibliografia

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