Turma: U
Sala: 415
Data de início: 09/08/2018
Data de término: n/d
N° total de vagas: 20
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
O curso combinará alguns textos do próprio Vigotski com textos de autores contemporâneos compatíveis com os temas tratados pelo autor bielorrusso. Desta maneira pretende-se abordar temas de Vigotski que continuam a repercutir na literatura contemporânea, com leituras dentro e fora do paradigma histórico-cultural. Serão abordados, entre outros, os temas: unidades de análise; formação de conceitos e estudos sobre categorização; sentido e significado; fala social e fala interna, domínios genéticos, teoria da atividade e cognição situada e distribuída.
02/08/18 - Apresentação do Curso. Divisão dos Seminários. Vygotsky continua atual? Os temas e as questões de pesquisa em Vigotski.
09/08/18 - Situando Vygotsky no contexto filosófico. Bakhurst, David (2007) Vygotsky’s Demons. In Daniels, H., Cole, M. and Wertsch, J. (Eds) The Cambridge Companion to Vygotsky. Cambridge: Cambridge University Press.
16/08/18 - Unidades de análise. Fala social e fala interna. Pensamento e palavra: Capítulo 7 de Vygotsky, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: WMF - Martins Fontes., 2010. Alternativamente pode ser lido: Vygotsky, L. S. (1934/1987). Thought and Word (chapter 7) in: Thinking and speech. In R. W. Rieber & A. S. Carton (Ed.), The collected works of L. S. Vygotsky. New York: Plenum.
23/08/18 - A unidade entre gesto e fala. Capítulo 7 (Growth points in thinking-for-speaking) de McNeill, David e Duncan, Susan. In D. McNeill (ed.), Language and Gesture, pp. 141-161. Cambridge University Press.
30/08/18 - Os domínios genéticos em Vigotski. Wertsch, James.V. (1985) Chapter 2: Vygotsky’s Genetic Method, in Vygotsky and the social formation of mind. Cambridge, MA: Havard Univesity Press. Pode ser usada a tradução em espanhol.
06/09/18 - A relação entre natureza e Cultura. Ingold, T. (2008) Tres en uno: Como disolver las distinciones entre cuerpo, mente e cultura. In Criado, T.S. Tecnogénesis: La construcción técnica de las ecologias humanas. Vol. II. Madrid: AIBR
13/09/18 - A formação de conceitos em Vygotsky. Estudo experimental do desenvolvimento de conceitos: Capítulo 5 de Vygotsky, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: WMF - Martins Fontes., 2010. Alternativamente pode ser lido: Vygotsky, L. S. (1934/1987) Experimental Study of concept development (chapter 5) in: Thinking and speech. In R. W. Rieber & A. S. Carton (Ed.), The collected works of L. S. Vygotsky. New York: Plenum.
20/09/18 - A formação de conceitos em Vygotsky (continuação). O desenvolvimento dos conceitos científicos: Capítulo 6 de Vygotsky, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: WMF - Martins Fontes., 2010. Alternativamente pode ser lido: Vygotsky, L. S. (1934/1987). Chapter 6 in: Thinking and speech. In R. W. Rieber & A. S. Carton (Ed.), The collected works of L. S. Vygotsky. New York: Plenum.
27/09/18 - O pensamento por complexos é outra forma de categorização? Capítulo 2 de Lakoff, G. (1987) Women, fire and dangerous things: what categories reveal about the mind. Chicago: The University of Chicago Press.
04/10/18 - Situando conceitos: a visão da cognição situada. Barsalou, Lawrence W. (2009) Situating Concepts: Capítulo 14 in The Cambridge Handbook of situated cognition. Edited by Philip Robbins & Murat Aydede. Cambridge: Cambridge University Press.
18/10/18 - Perfis conceituais: um programa de pesquisa. Mortimer, E. F. et al. (2014). Cap. 1: Conceptual profiles: theoretical-methodological bases of a research program. In: Mortimer, E. F. and El-Hani, C. N. Conceptual profiles. A theory of teaching and learning scientific concepts. New York: Springer.
25/10/18 - A relação entre natureza e cultura no debate contemporâneo. Lévi-Strauss, Claude. (1967/1976) Capítulo 1 (Natureza e Cultura), in As estruturas elementares do parentesco. São Paulo: EDUSP. Tomasello, Michael (2003). Capítulo 1: Um enigma e uma hipótese. In Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. São Paulo: Martins Fontes. Tomasello, Michael (2003) Capítulo 2: Herança Cultural e Biológica. In Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. São Paulo: Martins Fontes.
01/11/18 - A linguagem das ciências: A metáfora gramatical. Halliday, M.A.K. Chapter 3 and 4. In M.A.K. Halliday and J.R. Martin (1993) Writing Science: Literacy and Discursive Power. London: The Falmer Press.
08/11/18 - A Linguagem das ciências: a densidade e a gravidade semântica. Maton, K. (2012) Making semantic waves: A key to cumulative knowledge-building. Linguistics and Education.
22/11/18 - A linguagem das ciências: palavras e gramática poderosas. Martin, J.R. (2012) Embedded lteracy: knowledge as meaning. Linguistics and Education.
29/11/18 - Prova Final
Daniels, H., Cole, M. and Wertsch, J. (Eds) (2007) The Cambridge Companion to Vygotsky. Cambridge: Cambridge University Press.
Lakoff, G. (1987) Women, fire and dangerous things: what categories reveal about the mind. Chicago: The University of Chicago Press.
M.A.K. Halliday and J.R. Martin (1993) Writing Science: Literacy and Discursive Power. London: The Falmer Press.
Mortimer, E. F. and El-Hani, C. N. (2014) Conceptual profiles. A theory of teaching and learning scientific concepts. New York: Springer.
Tomasello, Michael (2003). Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. São Paulo: Martins Fontes
Vigotski, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: WMF - Martins Fontes., 2010