Intranet | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: CONHECIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : História da Educação: temas, objetos e abordagens

Turma: A

Sala: 23 e 24/08 - CEFET / 13/9 sala 402(sexta), 14/09(sábado sala 402) - FAE -SALA 415 / 04 E 05/10 - UEMG / 29 E 30/11 - UFOP

Data de início: 23/08/2019

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
  • LUCIANO MENDES DE FARIA FILHO
Horários
  • Sexta - 08:30 às 17:30
  • Sábado - 08:30 às 12:30

Ementa

A disciplina pretende discutir a história da educação brasileira a partir das investigações realizadas sobre 4 temáticas: História dos Intelectuais, Instrução pública, Educação profissional e a Imprensa. Para cada um dos temas serão abordados os principais temas e objetos de pesquisa, bem como as abordagens teórico-metodológicas a que estão sujeitos.

Programa

O curso é dado de forma interinstitucional  entre os programas de educação  do CEFET, UEMG, UFOP e da UFMG,  com a participação de professores dos 4 programas,  e na forma de módulos: são 4 módulos, cada um deles é realizado numa das instituições. As aulas serão as sextas (o dia todo a partir das 8:30) e aos sábados (pela manhã, também a partir das 8:30) nas seguintes datas:

23 e 24 de Agosto:

Tema: Historiografia da Educação e História dos Intelectuais

Local: CEFET-MG

13 e 14 de Setembro:

Tema: Discurso Político e Educação Profissional

Local: UFMG

04 e 05 de Outubro:

Tema: Imprensa e História da Educação

Local: UEMG

29 e 30 de Novembro:

Tema: História Política e Instrução Pública

Local: UFOP (Mariana/MG)


Bibliografia

GOMES,    Ângela    de    Castro;    HANSEN,    Patrícia    Santos.    INTELECTUAIS MEDIADORES:  Práticas  culturais  e ação  política.  Rio  de  Janeiro:  Civilização Brasileira, 2016.489 p.

VEIGA, Cynthia Greive. TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurélio. Historiografia da educação: abordagens teóricas e metodológicas. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019 (no prelo)


Sistema de Gestão Acadêmica © 2025 Programa de Pós-Graduação em Educação Versão 5.0.2 - Desenvolvido por Marcelo Saldanha