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FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : O APRENDER, O PENSAMENTO e o que o ensinar tem a ver com isso

Turma: C

Sala: 01

Data de início: 14/08/2019

Data de término: n/d

N° total de vagas: 25

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Principalmente a partir das filosofias da diferença (Nietzsche e Deleuze) e também de outros filósofos contemporâneos, tratar de investigar as relações entre aprender e ensinar e destes com o pensamento, os problemas e os signos.

Programa

1- Apresentação do curso e dos participantes. Ajustes no programa e no horário. O que é o pensamento

2- O pensamento como deambulação

3- O pensamento e seu fora

4- O pensamento e o aprender

5- O aprender como criação

6- Os problemas e os signos

7- O que o ensinar tem a ver com isso

8- Conclusão

OBS.:   esta disciplina será ofertada de forma alternada, de quinze em quinze dias.

Bibliografia

DELEUZE, Gilles. Ideia e afeto em Spinoza. Cours Vincennes. 24/01/197 https://pt.scribd.com/document/169848313/Deleuze-Spinoza-Aula-ideia-e-afeto-24-01-1978 . Acesso 22 de março de 2019.

_____. L'Abécédaire de Gilles Deleuze (avec Claire Parnet) 1998-1999. Produção: Pierre-André Boutang, França, 1999.

_____. Proust e os signos. Tradução Antonio Carlos Piquet e Roberto Machado. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

_____. Diferença e repetição. Trad. Roberto Machado e Luis B. L. Orlandi. São Paulo: Graal, 2006.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, v. 1. Tradução Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 1995.

_____. O que é a filosofia? Tradução Bento Prado Jr. e Alberto Alonzo Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DIAS, Sousa. A Lógica do acontecimento. Introdução à filosofia de Deleuze. Lisboa: Documenta, 2012.

LAPOUJADE, David. Do campo transcendental ao nomadismo operário – William James Gilles Deleuze: uma vida filosófica .

NIETZSCHE, Friedrich. Considerações extemporâneas II – Da utilidade e desvantagem da história para a vida. In: _____. Obras Incompletas. Seleção de textos de Gérard Lebrun. Tradução Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Abril Cultural, 1978. Coleção Os Pensadores.

_____. Escritos sobre Educação. Tradução, apresentação e notas de Noéli C. M. Sobrinho. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2003.

_____. Assim falou Zaratustra. Tradução, notas e posfácio. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante, cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lílian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SILVA Cíntia V.; KAPER Kátia M. Diferença como abertura de mundos possíveis: Aprendizagem e alteridade. Educação e Filosofia Uberlândia, v. 28, n. 56, p. 711-728, jul./dez. 2014. ISSN 0102-6801

ZOURABICHVILI, François. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2016.