Turma: D
Sala: 4104
Data de início: 20/08/2019
Data de término: n/d
N° total de vagas: 40
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Análise dos conceitos de patrimonização e musealização e suas articulações com práticas educativas visando à reformulação de conceitos, posturas e significados. Desenvolvimento de práticas interdisciplinares educativas, culturais e ambientais que promovam a construção de valores para a transformação social.
Objetivo Geral: Discutir as dinâmicas do processo educativo e suas implicações para a constituição e sistematização de saberes e conhecimentos em situações culturais, tecnológicas e ambientais.
Programa
1.discutir os conceitos de patrimonização e musealização em uma abordagem etnográfica e antropológica. 2.analisar o fenômeno educativo em espaços não escolares a partir de três lições de M. Foucault (1979).
3.estabelecer algumas relações entre as disciplinas acadêmicas e os temas "patrimônio, cultura, tecnologia e ambiente", trabalhando as subjetividades na formação de docentes e de discentes.
Avaliação dos discentes pela docente a) Presença, engajamento e participação nas atividades de sala de aula - 30 pontos; c) Elaboração e aplicação de oficinas educativa para público não escolar - 40 pontos; d) Elaboração de um workpaper (relatório detalhado contendo no mínimo cinco páginas com referências e imagens) como avaliação final da disciplina - 30 pontos.
Básicas
AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Editora, 2018. Papirus.
COSTA, Maria Cristina Castilho. Imagem e etnografia: a busca constante do outro. Comunicação & Educação. Ano XV. N. 1. P.27-34. 2010. Acesso em: 04 mai. 2019. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/viewFile/43865/47486>.
FAVA, Ferdinando. In campo aperto: l’antropologo nei legami del mondo. Milano: Meltemi Press SRL, 2017.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica. (Coleção tópicos)Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
GUANABARA, Rachel; GAMA, Thaís; EIGENHEER, Emílio Maciel. Contribuições para a construção de uma matriz para avaliação de projetos de educação ambiental. São Paulo, Educação e Pesquisa, v. 35, n.2, p. 399-411.
MAINARDES, Jefferson e STREMEL, Silvana. A teoria de Basil Bernstein e algumas contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais e curriculares. Revista Teias, vol 11, n. 22, p. 31-54. 2010.
MORESCHI, Paulo César; BONI, Bruna Maria. Fotoetnografia: a importância da fotografia para o resgate etnográfico. Disponível em : < http://www.doc.ubi.pt/03/artigo_paulo_cesar_boni.pdf>. Acesso em: 3 mai. 2019.
STRAUSS, Anselm L. Espelhos e máscaras. São Paulo: EDUSP. 1999.
Complementar
ANTUNES, Renata Fernandes. Análise da prática de Educação Ambiental no ensino fundamental: o caso da escola estadual doutor Antonio Augusto Veloso em Montes Claros – MG. Montes Claros, MG: Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais. Monografia de Especialização. 2007.
BARBOSA, Gláucia Soares. Educação Ambiental, uma política pública educacional: como a escola a acolhe? Faculdade de Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social. Universidade Federal de Minas Gerais. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte, 2008.
FERREIRA, Elisete. Dinâmicas de apropriação do conhecimento por famílias de catadores de material reciclável: políticas públicas, projetos e tecnologias sociais. 2008. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
LEME, Samira El GHoz. Ampliando olhares em atividades de formação: o Guia do Projeto Ecocidadão, um material impresso de Educação Ambiental. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
LOUREIRO; Carlos Frederico Bernardo; Layrargues, Philippe Pomier; Castro, Ronaldo Souza de; (orgs). Repensar a Educação Ambiental - um olhar crítico. São Paulo, Cortez, 2009.
MELGAÇO, Jairo. Geomorfologia, Educação Ambiental e produção agrícola em municípios do alto Jequitinhonha - Serra do Espinhaço Meridional – MG. Belo Horizonte: Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais. Dissertação de Mestrado. 1999.
MENDES, Regina. O papel da escola na Educação Ambiental: experiências e perspectivas de professores. Faculdade de Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social. Universidade Federal de Minas Gerais. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte, 2002.
OLIVEIRA, Marilene Vilhena de. Educação ambiental, arte e tecnologia: ações educativas de aproveitamento de resíduos sólidos urbanos. 2007. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. PIVA, A. Apropriação do pensamento de Edgar Morin na pesquisa em Educação Ambiental no Brasil. Faculdade de Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social. Universidade Federal de Minas Gerais. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte, 2005.
RECUERO, Carlos Leonardo Coelho. Festas religiosas na Ilha dos Marinheiros: os ilhéus entre o sagrado e o profano. Um estudo Fotoetnográfico. Disponível em: <file:///C:/Users/Maclovia/Desktop/DISC%202012%20SILVMACL/Recuero_Carlos_Leonardo_Coelho_Dissertacao.pdf >. Acesso em: 31 out. 2014.
REIGOTA, Marcos; PRADO, Bárbara Heliodora Soares do; (orgs). Educação ambiental - utopia e práxis. São Paulo, Cortez, 2008. Série Cultura, Memória e Currículo vol. 8.
SOARES, Míriam Ester. Concepções de ambiente e Educação Ambiental em professores de ciências: múltiplos significados? Faculdade de Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social. Universidade Federal de Minas Gerais. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte, 1998
SILVA, Kênia Máximo. Pesquisa-ação em Educação Ambiental na comunidade Santa Bárbara I, em Montes Claros – MG. Montes Claros, MG: Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho de Conclusão de Curso. Agronomia. 2010