Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE936 - Tópicos Especiais em Educação II : Práticas de Numeramento como práticas sociais

Turma: A

Sala: 3

Data de início: 08/08/2019

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Tópicos**

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Panorama brasileiro e internacional dos Estudos sobre Práticas de Numeramento. Discussões sobre a adoção do termo “Numeramento”. Práticas de numeramento como práticas sociais. Referências teóricas que subsidiam os estudos sobre práticas de numeramento como práticas sociais: perspectiva da cognição situada; teoria histórico-cultural da atividade; abordagem etnomatemática; estudos do letramento como prática social; abordagens discursivas.

Programa

Parte I: Panorama brasileiro e internacional dos Estudos sobre Práticas de Numeramento 

A partir de levantamentos já realizados e que serão atualizados com a participação de alunos e alunas da disciplina, pretende-se delinear um panorama dos estudos que lançam mão dos conceitos de Numeramento, Numeracia, Letramento Matemático e Numeracy, tentando identificar principais características desses estudos e as intenções e aportes do uso que fazem desse termo.

Parte II: Práticas de numeramento como práticas sociais

O curso tomará como referência a coletânea “Numeracy as social practice”, organizada por Keiko Yasukawa, Alan Rogers e Brian Street, para discutir as principais referências teóricas que subsidiam os estudos sobre práticas de numeramento como práticas sociais: perspectiva da cognição situada; teoria histórico-cultural da atividade; abordagem etnomatemática; estudos do letramento como prática social; abordagens discursivas.


Bibliografia

BAKER, Dave; STREET, Brian; TOMLIN, Alison. Mathematics as social: understanding relationships between home and school numeracy practices. For the learning of mathematics. v.23, n. 3, p. 11-15, nov. 2003.

BARWELL, Richard. What is numeracy? For the learning of mathematics, v.24, n.1, p. 20-22, mar. 2004. 

COBEN, Diana; COLWELL, D.; MACRAE, S.; BOALER, J.; ROADES, V. Adult Numeracy: review of research and related literature. Londres: NRDC, 2003.  

Disponível em https://dera.ioe.ac.uk/22487/1/doc_2802.pdf

D’AMBROSIO, Ubiratan. General remarks on ethnomatematics. ZDM, v. 33, n. 3, p.67-69, 2001. 

ENGESTRÖM, Y. Expansive learning at work: toward ana activity theoretical reconceptualization. Journal of Education and Work, v.14, n.1, pp.133-156, 2001. 

EVANS, Jeff. Adults’ Mathematical thinking and emotions: a study of numerate practices. Londres: Falmer Press, 2000. 

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. 

FAIRCLOUGH, Norman. Critical discourse analysis and critical policy studies. Critical Policy Studies. Birmingham (Inglaterra), v. 7, n. 2, p. 177-197, 2013.  

FITZSIMONS, Gail, JUNGWIRTH, Helga, MAAß, Jeurgen and SCHLOEGLMANN, Wolfgang. Adults and Mathematics (Adult Numeracy). In: BISHOP, Alan, CLEMENTS, Ken, KEITEL, Christine, KILPATRICK, Jeremy and LABORDE, Colette (eds) International Handbook of Mathematics Education. Dordrecht: Kluwer, 1996. p. 755-784. 

FONSECA, Maria C. F. R. Matemática, cultura escrita e numeramento. In: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei T. Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte : Editora UFMG, 2010, v.1, p. 321-335. 

FONSECA, Maria C. F. R. Numeramento: usos de um termo na configuração de demandas e perspectivas da pesquisa em educação matemática de pessoas jovens e adultas In: D’AMBROSIO, Beatriz e LOPES, Celi (orgs.).Vertentes da subversão na produção científica em Educação Matemática.1 ed. Campinas, S.P. : Mercado das Letras, 2015, v.1, p. 257-281. 

FONSECA, Maria C. F. R. Alfabetização, letramento e numeramento: conceitos para compreender a apropriação das culturas do escrito In: GOULART, Cecília; GONTIJO, Cláudia; FERREIRA, Norma (orgs.). A alfabetização como processo discursivo: 30 anos de A criança na fase inicia da escrita.1ed.São Paulo : Cortez, 2017, v.1, p. 165-177 

GAL, Iddo. Reflecting about the goals of adult numeracy education. Conference on Adult Mathematical Numeracy. National Center on Adult Literacy; National Council of Teachers of Mathematics. Arlington: US Department of Education, 1994. p.20-22. 

GAL, Iddo. Systemic needs in adult numeracy education. Adult Basic Education, v.12, n.1, p.20-33, 2002 

GEBRE, Alemayehu Hailu; OPENJURU, George ; ROGERS, Alan; STREET, Brian. Everyday Literacies in Africa: ethnographic studies of literacy and numeracy practices in Ethiopia. Kampala, Uganda: Fountain Publishers, 2009. 154 pp. 

GHOSE, Malini. Exploring the everyday: ethnographic approaches to literacy and numeracy. New Delh: NIRANTAR/ASPBAE, 2007. 

GOULET, Gail; ST. CLAIR, Ralf. Shaping their own destiny: understanding scotland's approach to adult literacy education. Perspectives on practice. New Horizons in Adult Education & Human Resource Development, v.23, n.4, p.67-73, 2009.

KNIJNIK, Gelsa. Itinerários da etnomatemática: questões e desafios sobre o cultural, o social e o político na educação matemática. In: KNIJNIK, G. et al (orgs). Etnomatemática: currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2004. 19-38p 

KNIJNIK, Gelsa. et al (orgs). Etnomatemática em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. 

KNIJNIK, Gelsa; FONSECA, Maria da Conceição. Insubordinate analysis and creative dialogues: productivity and commitments of research In Mathematics Education and Society. In: D’AMBROSIO, Beatriz: LOPES, Celi (eds.). Creative Insubordination In Brazilian Mathematics Education Research.1 ed. Raleigh, NC: Lulu Press, 2015, v.1, p. 119-131.  

LAKE, David. Critical social numeracy. The Social Studies, v.93, n.1, p.4-7, Jan, 2002. 

LAVE, Jean. Cognition in practice: mind, mathematics and culture in everyday life. Cambridge University Press, 1988. 

  LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated Learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.  

MIARKA, Roger. Etnomatemática por onde andas e a quê vens?. In: Inclusão: debates em diferentes contextos. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2013. 

STREET, Brian. Literacy in theory and pratices. Cambridge University Press, 1984. 

STREET, Brian. What’s “new” in the literacy studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. London: Kings College, 2003. 

Disponível em: https://www.tc.columbia.edu/cice/pdf/25734_5_2_Street.pdf

YASUHAWA, Keiko; ROGERS, Alan; STREET, Brian (Eds). Numeracy as social practice: global and local perspectives. Abingdon, Oxon; New Yourk, NY: Routledge, 2018.