Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Práticas discursivas, perspectivas anticoloniais e escrita acadêmica

Turma: B

Sala: 4107

Data de início: 14/08/2019

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Poder-saber e práticas discursivas; perspectivas anticoloniais: aproximações políticas e epistêmicas; narrativas em disputa e discursos emergentes.

Programa

1. A ordem do discurso e efeitos de verdade

2. Crítica às estruturas de opressão – racismo, patriarcado, colonialismo e capitalismo.

3. Memória, esquecimento e violência colonial

4. Vozes diaspóricas e reverberações escritas

5. Tessituras poéticas e narrativas emergentes: exercícios de escrita


Bibliografia

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Americanah. Gyldendal A/S, 2014.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Hibisco roxo. Editora Companhia das Letras, 2016.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. No seu pescoço. Editora Companhia das Letras, 2017.

CARDINA, Miguel; MARTINS, Bruno Sena. As voltas do passado: a guerra colonial e as lutas de libertação. Lisboa: Tinta da China, 2018.

CONSTÂNCIA, LIMA DUARTE; CRISTIANE, CORTES. PEREIRA Maria do Rosario. Escrevivências: identidade, gênero e violência na obra e Conceição Evaristo. CITT. Idea Editora, 2016.

CORREA, Célia Nunes; XAKRIABÁ, Célia. O barro, o genipapo e o giz no fazer epistemológico de autoria Xakriabá: reativação da memória por uma educação territorializada.

EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Pallas Editora, 2017.

EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres:(contos). Nandyala, 2011.

EVARISTO, Conceição. Olhos d'água. Pallas Editora, 2016.

FOUCAULT, Michel. Poder e saber. Estratégia, poder-saber, 2006, 2: 223-240.

FOUCAULT, Michel. Ordem do discurso (A). Edições Loyola, 1996.