Turma: A
Sala: 4107
Data de início: 13/08/2019
Data de término: n/d
N° total de vagas: 25
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Processo de Ensino: abordagens, fundamentos e componentes operacionais. Procedimentos de ensino. Relação professor-aluno-conhecimento. Planejamento de ensino e avaliação. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s). Metodologia e didática: construção de proposta alternativa de ensino. Formação de Professores para o Ensino Superior.
I. OBJETIVOS
1. Problematizar as diferentes concepções do processo ensino-aprendizagem que têm norteado o trabalho dos educadores no Brasil;
2. Discutir os pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam as diferentes propostas de ensino-aprendizagem;
3. Analisar os elementos do processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista a elaboração de uma proposta alternativa de ensino.
II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Didática e formação de professores
2. Sala de aula: espaço de mediação sócio-cultural, produção e apropriação do conhecimento
3. Didática e o processo de ensino aprendizagem: concepções e pressupostos
4. Finalidades da educação e objetivos de ensino
5. Organização do processo de ensino aprendizagem
6. Relação conhecimento, métodos e recursos tecnológicos
7. Relação professor- aluno e conhecimento
8. Planejamento de ensino e avaliação de aprendizagem
9. Tecnologias da Comunicação e da Informação
III. AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá durante todo o desenrolar do curso mediante a elaboração de trabalhos individuais e em grupos.
Serão consideradas no processo de avaliação todas as formas de participação do aluno no curso. Pontualidade e presença, inclusive.
A distribuição dos 100 pontos deverá levar em consideração a necessidade de um mínimo de três notas, considerando a avaliação feita pelo professor, a coletiva e auto-avaliação
1. critérios:
a) presença e participação em todas as etapas do processo
b) compromisso com o trabalho e com o grupo
c) interesse e aproveitamento pessoal na busca da relação teoria e prática
d) capacidade de caracterização e problematização da prática pedagógica, discussão teórica das questões.
ANDRÉ, M. E. D. A , Maria Rita Neto S. Oliveira (orgs.). Alternativas no ensino de didática. 4 ed. Campinas, S. P: Papirus, 2002.
CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. 23 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 2001.
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DALBEN, Ângela. L.F.F. Avaliação e Conselhos de classes. Campinas, Papirus, 1996.
DALBEN, A. I. L. F. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como Ciência da educação.Campinas. Papirus, 2003.
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LIBANEO, J.C. Democratização da escola pública; a pedagogia crítica social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985.
LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1985.
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MARTINS, Pura Lúcia. Didática teórica - didática prática; para além do confronto. São Paulo: Loyola, 1989.
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