Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE934 - Seminário de Pesquisa IV : Educação Matemática

Turma: E

Sala: 404

Data de início: 14/08/2019

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em Educação Matemática. Orientações de pesquisas.

Programa

Discussão de textos de referência no campo da Educação Matemática. Apresentação e discussão de projetos de pesquisa; Apresentação de pesquisas do grupo. Grupos de pesquisa em Educação Matemática.

Bibliografia

BACELLAR, C. Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, C. B. (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2006, p. 23-79.

BICUDO, M. A. V. Pesquisa em educação matemática. Pro-posições, Campinas, v. 4, n. 1, p. 18-23, mar. 1993.

BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Orgs.) Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. (Orgs.), Vertentes da subversão na produção científica em Educação Matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2015, p. 181-206.

ESQUISANI, R. S. S. (2012). Entre percursos, fontes e sujeitos: pesquisa em educação e uso da história oral. Educação e Pesquisa. v. 38, n. 1, p. 217-228.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2007.

GARNICA, A. V. M.; MARTINS-SALANDIM, M. E. História Oral e Educação Matemática: perspectivas e um projeto coletivo. In: RODEGHERO, C. S.; GRINBERG, L.; FROTSCHER, M. (orgs.). História Oral e Práticas Educacionais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016, p. 181-194.

WANDERER, F.; SCHEFER, M.C. Metodologias de pesquisa na área de educação (matemática). In. WANDERER, F.; KNIJNIK, G. (Org.). Educação Matemática e Sociedade. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016. (Coleção Contextos da Ciência).