Turma: A
Sala: 01 (Prédio antigo-setor Pós-graduação
Data de início: 14/03/2019
Data de término: n/d
N° total de vagas: 30
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Bases epistemológicas da investigação educativa. Fundamentos do pensamento decolonial e os processos educativos.
1- Definição de conceitos fundamentais que sustentam não só o conteúdo da disciplina como também a base bibliográfica que será utilizada 2- Breve histórico sobre a noção de Epistemologia e de novas epistemes no contexto latino americano considerando do movimento de (des)colonização iniciado por Walter Mignolo e Enrique Dussel 3- Analise de estudos dos últimos dez anos, no contexto latino-americano que introduzem a crítica epistemológica ao eurocentrismo dos estudos acadêmicos 4- Análise de pesquisas na área de educação, desenvolvidas na América Latina com ênfase no paradigma (des)colonização
ALBAN, A. interculturalidade sin decoloniaidade. Colonialidades circulantes y prácticas de re-existencia. In: Grueso Bonilla, A y Villa W (eds). Diversidad, interculturalidad y constrcucción de ciudad, Bogotá: Alcadia Mayor Y Universidad Pedagígica Nacional, 2008
FREIRE, P. Pedagogia da Indignação, RJ: Paz e Terra, 1967
LANDER, E.(org) A colialidade do Saber: eurocentrismo e ciências sociais, Perspectivas latino- americana, Clección sur-sur, Clacso, Buenos Aires, 2005
MIGNOLO, W. (2003a). Historias locales / diseños globales. Colonialidad, conocimientos subalternos y pensamiento fronterizo. Madrid, Ediciones Akal. 456 pp.
__________(2003b). “La colonialidad a lo largo y a lo ancho: el hemis ferio occidental en el horizonte colonial de la modernidad” en Lander, E. (Comp.) (2003) La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Buenos Aires, CLACSO-UNESCO 248 pp.
WASH, C. Interculturalidad, Estado, Sociedad: Luchas (de)coloniales de nuestra época.Quito: Universida Andina Simon Bolívar, 2009