Turma: B
Sala: Sala 415 - Os encontros ocorrerão nos dias: 20 e 21/08; 16/09 a 20/09; e 29/10 a 01/11, das 19:00-22:30
Data de início: 20/08/2019
Data de término: n/d
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 45 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Luiz Gustavo Franco da Silveira
Origens da noção de alfabetização/letramento científico (A/LC). Perspectivas sobre A/LC. Relações entre visões de A/LC e a construção do currículo de disciplinas de ciências. Interfaces entre A/LC e o papel da linguagem no ensino e na aprendizagem de ciências. Visões de A/LC e a sala de aula.
ATENÇÃO: Esta é uma Disciplina concentrada. Os encontros ocorrerão nos dias: 20 e 21/08; 16/09 a 20/09; e 29/10 a 01/11, das 19:00-22:30
- Origens da noção de alfabetização/letramento científico
- Perspectivas sobre alfabetização/letramento científico, no Brasil e internacionalmente. Duas visões como organizadores da discussão acerca destas perspectivas.
- Visões de alfabetização/letramento científico, aspectos de políticas públicas para o ensino de ciências e a construção do currículo de disciplinas de ciências da natureza. Conflitos e disputas. Exemplos de como estas influencias estão presentes em diretrizes e materiais curriculares.
- Interfaces entre alfabetização/letramento científico e o papel da linguagem no ensino e na aprendizagem de ciências: Práticas epistêmicas no discurso do ensino de ciências; Produção de texto e leitura de textos científicos; A metáfora de “letramento” do campo da linguagem e as compreensões do letramento científico
- Visões de alfabetização/letramento científico e a sala de aula: tensões em torno de noções como ensino por investigação e natureza da ciência; abordando questões sociocientíficas, e valores e normas no ensino de ciências, questões de identidade entre estudantes.
ABELL, S. K. & LEDERMAN, N.G. Handbook of Research ion Science Education, Londres: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 2007
CHASSOT, A. (2003). Alfabetização Científica: Uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, 22, 89-100.
FRASER, B. & TOBIN, K. International Handbook of Science Education.. Hingham, Kluwer Academic Publishers, 1998
FRASER, BARRY, TOBIN, KENNETH, MCROBBIE, CAMPBELL J. Second International Handbook of Science Education, Springer: New York, 2012.
HODSON, D. Towards Scientific Literacy: A Teacher’s Guide to the History, Philosophy and Sociology of Science. Sense Publishers: Rotterdam, 2008.
LINDER, C.; ÖSTMAN, L.; ROBERTS, D.A., WICKMAN, P.O; ERICKSON, G.; MACKINNON, A. Exploring the Landscape of Scientific Literacy. Routledge: Nova York, 2011.
MARTINS, I. (2008). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: METÁFORA E PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - Curitiba.
SANTOS, W. L. P. S. (2007). Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, 12 (36), 474-550.
SASSERON, L. H., & CARVALHO, A. M. P. (2011). Alfabetização Científica: Uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, 16(1), 59-77.