Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE934 - Seminário de Pesquisa IV : Psicologia, Psicanálise e Educação

Turma: L

Sala: 505

Data de início: 14/08/2019

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Ética em pesquisa. Metodologia de pesquisa em Psicologia da Educação. Escrita científica e acadêmica.

Programa

Unidade I – Metodologia de Pesquisa em Psicologia da Educação.
Unidade II – Ética em Pesquisa – COEP.
Unidade III – Escrita acadêmica e científica – Como se faz um artigo?

Bibliografia

ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso), v. 12, p. 469-475, 2008.

BIANCHETTI, Lucídio.; MACHADO, Ana Maria Netto (orgs.) A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

GATTI, Bernardete. Pesquisar em Educação: considerações sobre alguns pontos-chave.. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), v. 06, p. 25-36, 2006.

GATTI, Bernardete. A pesquisa na pós-graduação e seus impactos na Educação. Educação & Linguagem, v. 09, p. 16-33, 2006.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SIQUELLI, Sônia Aparecida; Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini . Ética em pesquisa de educação: uma leitura a partir da Resolução 196/96 com expectativas da Resolução 466/12. História & Perspectivas (Online), v. 52, p. 65-81, 2015.

SOUZA, Marilene Proença Rebello de; RAMOS, Christiane Jacqueline Magaly; LIMA, Cárita Portilho de Lima; BARBOSA, Deborah Rosaria; CALADO, Vânia Aparecida; YAMAMOTO,  Kátia. Atuação do psicólogo na educação: análise de publicações científicas brasileiras. Psicologia da Educação (Impresso), v. 38, p. 123-138, 2014.