Turma: B
Sala: 415- datas da disc.:05/08, 06/08, 07/08 -05/09 e 06/09 - 07/10,08/10 e 09/10
Data de início: 05/08/2019
Data de término: n/d
N° total de vagas: 30
Tipo: Tópicos**
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Clarice Loureiro (Doutoranda em História das Ciências da Educação na Universidade de Genebra) e Laurent Gutierrez (Professor de História das Ciências da Educação na Universidade de Paris 13 - Nanterre)
Construção, circulação e diálogos nos campos de conhecimento da psicologia e das ciências da educação na Europa e na América Latina ao longo do século 20.
O movimento da Educação Nova e a construção das modernas ciências da educação: principais tendências, autores e diálogos entre educadores europeus e latino-americanos. Circulação de ideias e propostas de organização de instituições educacionais a partir dos trabalhos do Bureau Internacional de Educação em Genebra. Alfred Binet, Édouard Claparède, Jean Piaget, Helena Antipoff e as bases psicológicas e psicossociais da pedagogia experimental. O curso se desenvolverá em quatro módulos, nas seguintes datas: 5, 6 e 7 de agosto, aulas 19 às 22:30 hs (O BIE e a circulação das ciências da educação na América Latina, por Clarice Loureiro); 5 e 6.9, aulas de 19 às 22:30 horas (Alfred Binet sobre a psicologia e as ciências da educação, por Laurent Gutierrez); 7, 8 e 9 de outubro, aulas de 19 às 22:30 horas (história das relações entre psicologia e educação no Brasil).
Antunes, M.M. Psicologia escolar e educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 12, n. 2, p. 469-475.
AZZI, Roberta G.; GIANFALDONI, Mônica H.T.A. (Orgs.) Psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011 (Série ABEP Formação, vol. 1).
Droux, J.; Hofstetter, R. (Eds.). 2015. Globalisation des mondes de l’éducation. Rennes: Presses Universitaires de Rennes.
Doux, J.; Hofstetter, R. (Eds.). 2017. Border crossing in Education – Hstorical perspectives on transnational connections and circulations. Londres: Routledge.
Campos, Regina H.F. “História da psicologia e história da educação: conexões”. Em Veiga, Cynthia e Fonseca, Thaís (Orgs). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2033, p. 129-158.
Campos, Regina H.F. Helena Antipoff. (Coleção Educadores). Recife, Brasília, DF: Ed. Massangana, MEC, 2010. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=205206
Claparède, E. 1934. Psicologia da criança e pedagogia experimental. Belo Horizonte: Imprensa Oficial.
Giusta, Agnela da Silva (2013) Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educ. rev., Mar 2013, vol.29, no.1, p.20-36. Disponível em: http://www.scielo.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/
Gopnik, Alison (2017) O jardineiro e o carpinteiro. Lisboa: Temas e Debates, 2017.
Gutierrez, L.; Besse, L.; Prost, A. (Eds.). 2012. Réformer l’école – L’apport de l’éducation nouvelle. Grenoble: Presses Univ. de Grenoble.
Hoffstetter, R. & Schneuwly, B. (Eds.) (2006) Passion, fusion, tension – New Education and Educational Sciences – End 19th – Middle 20th century. Bern: Peter Lang.
Jacó-Vilela, Ana Maria; Ferreira, Arthur A. L. e Portugal, Francisco T. (2005) História da Psicologia – Rumos e Percursos. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2005. (Reeditado em 2013, edição revista e ampliada)
Lourenço Filho, Manuel B. (2002) Introdução ao Estudo da Escola Nova. Rio de Janeiro: EDUERJ/Conselho Federal de Psicologia. 14ª ed.
Luria e outros. Psicologia e Pedagogia I: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Lisboa: Estampa, 1991.
Massimi, M. História da Psicologia Brasileira - Da época colonial até 1934. SP: E.P.U., 1990.
Parrat-Dayan, S. e Tryphon, A. (1998) Jean Piaget sobre a pedagogia - textos inéditos. SP: Casa do Psicólogo.
Pickren, W. & Rutherford, A. (2010) A history of psychology in context. Hoboken, NJ: Wiley, 2010.