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FAE926 - Processos e Discursos Educacionais IV : Universidade de classe mundial: tendências nas reformas políticas para a educação superior contemporâneas e para a vida universitária

Turma: B

Sala: Início do Minicurso dia 10/10 Auditório Neidson Rodrigues - próximas aulas nas seguintes datas: 17/10(sem sala?) 24/10 e 31/10 SALA 402 PÓS

Data de início: 03/10/2019

Data de término: n/d

N° total de vagas: 40

Tipo: Mini Curso

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Cezar Luiz De Mari (Pós-doutorando)

Horários

Ementa

Estudo da terminologia “Universidade de Classe Mundial” e sua importância para as análises das tendências nas políticas educacionais para a educação superior contemporâneas. Estudo das implicações dessas reformas na vida universitária dos países que vêm implementando-as, nas suas várias dimensões, com foco no trabalho docente. O Brasil e as universidades de classe mundial

Programa

I- Universidade de Classe Mundial: conceitos e tendências

II- Universidade de Classe Mundial: implicações das reformas universitárias em diferentes países

III- Universidade de Classe Mundial, trabalho docente e vida universitária

IV- Universidade de Classe Mundial no Brasil


Bibliografia

MARI, C. L.; SILVA, W. de A. . Internacionalização e ensino superior: história e tendências atuais (ISSN 2594-3855, S/Q). Revista de Políticas Públicas e Segurança Social, v. 1, p. 36-53, 2017.

SILVA JÚNIOR, João dos Reis. 2017. THE NEW BRAZILIAN UNIVERSITY - A busca por resultados comercializáveis: para quem? Marília: Projeto Editorial Práxis; Rede de Estudos sobre o Trabalho, 2017.

THIENGO, Lara Carlette; BIANCHETTI, Lucídio; MARI, C. L.. A obsessão pela excelência: universidades de classe mundial no Brasil? Revista Internacional de Educação Superior, v. 4, p. 716-745, 2018.

THIENGO, Lara Carlette; BIANCHETTI, Lucídio; MARI, C. L. Rankings Acadêmicos e Universidades de Classe Mundial: Relações, Desdobramentos e Tendências. Educação & Sociedade, v. 39, p. 1041-1058, 2018.