Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE915 - Metodologia de Pesquisa : Metodologia de Pesquisa

Turma: B

Sala: 4105

Data de início: 05/03/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 25

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Pesquisa em ciências sociais e em educação: sua natureza científica e características. Aspectos básicos da pesquisa educacional: identificação do problema e desenvolvimento de questões de pesquisa; variáveis e hipóteses; revisão de literatura; amostragem; validade e confiabilidade; desenhos de pesquisas qualitativas, quantitativas e mistas. Aspectos éticos da pesquisa educacional. Elementos básicos de um projeto de pesquisa.

Programa

TÓPICOS:

1. Introdução à pesquisa: a pesquisa em ciências humanas

2. A pesquisa em educação: problemas e desafios

3. As diferentes etapas da pesquisa e abordagens teórico-metodológicas da pesquisa educacional

3.1. As diferentes etapas da pesquisa: a escolha do tema e a formulação do problema, a revisão de literatura, modelos de análise

3.2. Planejamento da pesquisa empírica e validade

3.3. Procedimentos de coleta de dados: observação, etnografia, questionário e entrevista e outros

3.4. Procedimentos de análise de dados: análise de conteúdo e análise estatística e outros

4. A elaboração de projetos e relatórios de pesquisa: elementos e estrutura básica .

OBJETIVOS:

Esta disciplina foi concebida para fortalecer a capacidade dos estudantes de mestrado conduzir uma pesquisa em educação. A disciplina irá concentrar-se, na primeira fase, sobre os fundamentos da pesquisa no campo social (e educacional, por decorrência), incluindo: a lógica da investigação científica, o desenvolvimento de proposições teóricas testáveis empiricamente, conceituação e construtos, inferência causal, amostragem e mensuração. Em seguida, irá discutir a alguns métodos de pesquisa disponíveis para os cientistas sociais que são utilizados nas pesquisas em Educação, debater sobre os seus pontos fortes e fracos.

A intenção é contribuir que os estudantes compreendam a lógica e as limitações da pesquisa social, adquiram habilidades e conhecimentos para avaliar de forma crítica (mas construtiva) o trabalho dos outros e a pensar criativamente e analiticamente sobre as vantagens comparativas de algumas estratégias de pesquisa no campo social utilizadas na pesquisa educacional.

A disciplina visa contribuir para o aprimoramento dos projetos de pesquisa. Mas devido à diversidade de orientações teóricas deste programa de pós-graduação, não há intenção de discutir projetos de pesquisa individuais, o que poderá ocorrer nos seminários das respectivas linhas de pesquisa.

METODOLOGIA

A disciplina terá aulas expositivas dialogadas para reflexão sobre os problemas trazidos pelas leituras e seminários conduzidos pelos estudantes para discutir métodos e técnicas de pesquisa.

Durante o semestre, serão propostas algumas atividades (cerca de 7), que visam estabelecer relações entre as leituras e os projetos de pesquisa. Estas deverão ser enviadas via Moodle, conforme o cronograma apresentado no primeiro dia de aula. As atividades enviadas no prazo receberão feedback (comentário da professora).



Bibliografia

ABDAL, Alexandre; OLIVEIRA, Maria Carolina Vasconcelos; GHEZZI, Daniela Ribas; SANTOS JÚNIOR; Jaime. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais - Bloco Qualitativo. São Paulo: SESC/CEBRAP, 2016.

AMADO, João. (org.). Manual de investigação qualitativa em educação (3ª ed.). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.

ALONSO, Angelo; MIRANDA, Danilo S. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais - Bloco Quantitativo. São Paulo: SESC/CEBRAP, 2016.

BABBIE, Earl. R. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

BECKER, Howard S. Segredos e Truques da Pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

BOGDAN, Robert C.; BILKEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BOUDIEU, Pierre., PASSERON, Jean-Claude. e CHAMBOREDON, Jean-Claude. O Ofício do Sociólogo. Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 4ª edição, 2004,

CAMPOS, Maria Malta. Para que serve a pesquisa em educação? Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 136, pp. 269-283, 2009.

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.

GASKELL, Gaskell; BAUER, Martin. W. Pesquisa Qualitativa, com texto imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Ed. Vozes, 2007.

NATIONAL RESERCH COUNCIL. Scientific Research in Education. Washington, DC, 2002.

NIND, Melanie; CURTIN, Alicia; HALL, Kathy. Métodos de Pesquisa para a Pedagogia. Petrópolis: Ed. Vozes, 2019.

QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de Investigação em Ciências Sociais. (5a. Ed). Lisboa: Gradiva, 2008.

SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy (org.). Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis: Ed. Vozes, 2014.

WELLER, W.; PFAFF, N. Metodologia da Pesquisa Qualitativa em Educação: teoria e prática. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

A bibliografia será posteriormente complementada e detalhada por tópico do programa.