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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Fundamentos teórico-metodológicos de pesquisas em Educação e Linguagem

Turma: A

Sala: CAD III - Sala A309

Data de início: 03/03/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Estudo de abordagens teóricas exploradas em pesquisas sobre linguagem, cultura escrita e práticas de letramento em contextos escolares e não escolares

Programa

Esta disciplina tem por objetivo geral introduzir alunos da linha Educação e Linguagem em discussões conceituais que fundamentam o desenvolvimento de pesquisas sobre a aprendizagem da leitura e da escrita em contextos escolares e não escolares. A partir do reconhecimento da natureza multifacetada dos processos de alfabetização e letramento, propõe-se discutir contribuições advindas de diferentes campos do conhecimento, a saber, linguística, linguística aplicada, sociolinguística, sociologia da linguagem, antropologia. A análise de tais contribuições envolve a consideração de publicação consideradas fundantes desses campos de conhecimento, bem como produções atuais que apontam para o direcionamento desses campos de estudo. Tal esforço visa possibilitar aos alunos um mapeamento inicial do campo de estudos sobre a leitura e escrita e oferecer subsídios para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em desenvolvimento.

   I - PRESSUPOSTOS ORIENTADORES DO CURSO 

1. A linguagem e a língua estão relacionadas a todas as “esferas da atividade humana” (Bakhtin). É fundamental conhecer as diferentes concepções de língua e de linguagem para eleger aquelas que favorecem a análise e a compreensão das relações entre linguagem, educação, alfabetização e letramento;  

2. Há várias ciências que têm como objeto a linguagem, cada uma delas privilegiando determinada faceta desse fenômeno; é necessário identificar aquelas que contribuem fundamentalmente para a compreensão e análise do que se quer investigar.

3. A concepção de linguagem como enunciação é fundamental para se compreenderem os procedimentos teórico-metodológicos da pesquisa em educação.

4. A compreensão dos conceitos de língua e de discurso é fundamental para a análise e a interpretação dos processos educativos escolares e não escolares. Ela permite identificar a análise do discurso como um campo que oferece referenciais teórico-metodológicos para a compreensão e o controle dos procedimentos de pesquisa e para a análise de dados na pesquisa em ciências sociais.

5. O estudo das interações lingüísticas ou de uma economia das trocas linguísticas (Bourdieu) situado no campo da sociologia da linguagem permite identificar o poder da linguagem e a linguagem como poder nos processos educativos e nos procedimentos de pesquisa.

6. O conceito de letramento é fundamental para a compreensão das funções e usos da linguagem no contexto das práticas culturais e as implicações da sua utilização na pesquisa e no ensino.

II - OBJETIVOS  

1) Identificar diferentes concepções de linguagem e suas implicações para o entendimento dos processos educativos.

2) Identificar as ciências que têm a linguagem como objeto e as facetas privilegiadas por cada uma, reconhecendo aquelas que contribuem mais diretamente para a compreensão dos processos de educação e de pesquisa.

3) Interpretar os processos educativos e de investigação como processos de enunciação, em que a linguagem é ação, trabalho, atividade constitutiva, realizando-se através de práticas sócio-culturais específicas.

4) Analisar e interpretar os espaços educativos, identificando possibilidades de utilização de dispositivos teórico-metodológicos de diferentes campos de estudos da linguagem (análise do discurso, teoria da enunciação, sociologia da linguagem e estudos do letramento) para a compreensão dos processos educativos que se desenvolvem nesses contextos.

5) Reconhecer, nos processos sociais e, mais especificamente, nos processos educativos, o poder da linguagem e a linguagem do poder.

6) Compreender o conceito de letramento no contexto das práticas culturais e as implicações da sua utilização no ensino e na pesquisa em educação.

7) Identificar e analisar, em pesquisas no campo da educação, os instrumentos teórico-metodológicos utilizados advindos de diferentes campos de estudos da linguagem.

Aula 01:

Conceitos de cultura

Caracterização da linguagem como campo de investigação multidisciplinar. Possíveis diálogos entre disciplinas

Mapeamento das relações entre linguagem, cultura e sociedade

Dinamismo da cultura (o que a cultura é versus o que a cultura faz)

Textos de Referência: 

AGAR, Michael. Language Shock. Understanding the culture of conversation. New York: Perenial, 2002.

STREET, Brian. Culture is a verb. Anthropological aspects of language and cultural process. In: GRADDOL, D.; THOMPSON, L.; BYRAM, M. Language and culture. London: Clevendon, 1993.

STREET, Brian. Culture as a verb. In: HEATH, Shirley B.; STREET, Brian. On Ethnography. Approaches to language and literacy research. New York: Teachers College Press, 2008. pp. 7-13

Aula 02:  

Definições de contexto

Textos de Referência: 

BLOMMAERT, Jan. Discourse. A critical introduction: Cambridge University Press, 2005. (Chap. 3 Text and Context)

ERICKSON, Frederick; SHULTZ, Jeffrey. 'O quando' de um contexto. Questões e métodos na análise da competência social. In: RIBEIRO, Branca Telles; GARCEZ, Pedro M. Sociolinguistica Interacional. 2.ed. São Paulo: Loyola, 2012, pp. 215-46

KOCK, Ingedore. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002. (Cap. 2 Texto e Contexto)

Aula 03:  

Conceitos de letramento

Identificação de matrizes teóricas na conceituação de letramento

Avaliação das apropriações terminológicas e metodológicas do conceito de letramento

Textos de Referência: 

SOARES, Magda. Letramento: como definir, como avaliar, como medir. In: SOARES, M. Letramento. Um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. pp. 62-125

MARINHO, Marildes. Letramento: a criação de um neologismo e a construção de um conceito. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G. T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010. pp. 68-100

PAPEN, Uta. Literacy: reading, writing and what? In: PAPEN, U. Literacy and education. Policy, practice and public opinion. London: Routledge, 2016. pp. 1-15

KRESS, Gunther. What is literacy?: resources of the mode of writing. In: KRESS, G. Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003. pp. 61-83

Aula 04:

Tensionamentos sobre o conceito de letramento

Textos de Referência: 

BARTON, David; HAMILTON, Mary. Local literacies. Reading and writing in one community. London: Routledge, 1998. (Chap 1 Understanding literacy as social practice) pp. 3-22

GEE, James Paul. Social Linguistics and literacies. Ideology in discourses. 3. ed. London: Routledge, 2008. (Chap. Literacy crisis and the significance of literacy) pp. 31-49

Aula 05:  

Letramento e escolarização

Textos de Referência: 

COOK-GUMPERZ, Jenny. Introdução. In: A construção social da alfabetização. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. pp. 11-26

COOK-GUMPERZ, Jenny. Alfabetização e escolarização: uma equação imutável? In: ________. A construção social da alfabetização. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. pp. 27-57

GUMPERZ, John J.; COOK-GUMPERZ, Jenny. A sociolinguística interacional no estudo da escolarização. In: COOK-GUMPERZ, Jenny (org.) A construção social da alfabetização. 2.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008. pp. 55-75

BARTON, David. School practices. In: Literacy. An introduction to the ecology of written language. Oxford: Blackwell, 1994. pp. 176-87

Aula 06:

Letramento e escolarização

Textos de Referência: 

STREET, Brian. A escolarização do letramento. In: Letramentos sociais. Abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014. pp. 121-44

KLEIMAN, Angela. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In:

KLEIMAN, Angela. (org.) Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995. pp. 15-61

SOARES, Magda. Escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRINA, Heliane Maria; MACHADO, Maria Zélia Versiani. (orgs.) Escolarização da leitura literária. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

Aula 07:  

A produção de sentido nas interações em sala de aula

Textos de Referência: 

CAVALCANTI, Marilda. Um evento de letramento como cenário de construção de identidades sociais. In: In: COX, Maria Inês Pagliarini; ASSIS-PETERSON, Ana Antonia (orgs.) Cenas de sala de aula. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2001. pp. 105-24

CAJAL, . A interação de sala de aula. In: In: COX, Maria Inês Pagliarini; ASSIS-PETERSON, Ana Antonia (orgs.) Cenas de sala de aula. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2001. pp. 125-59

DIONÍSIO, Maria de Lourdes. A interpretação de textos nas aulas de Português. Porto: Ed.Asa, 1993.

CASTANHEIRA, Maria Lúcia; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; GOUVEA, Cristina. Eventos interacionais e eventos de letramento: um exame das condições sociais e semióticas da escrita em uma turma de educação infantil. Cad. Cedes, Campinas, v.33, n.89, p.91-107, jan-abr, 2013.

Aula 08:

Práticas de letramento e eventos de letramentos: histórico e potencialidades analíticas

Textos de Referência: 

STREET, Brian. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos Novos Estudos do Letramento. In: MAGALHÃES, Izabel (org.) Discursos e práticas de letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2012. pp. 69-92

CASTANHEIRA, Maria Lúcia; STREET, Brian. Eventos e práticas de letramento. In: Glossário Ceale. Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita. Belo Horizonte: FaE/UFMG, 2015.

BARTON, David; HAMILTON, Mary. Literacy practices. In: BARTON, David; HAMILTON, Mary; IVANIC, Roz. Situated literacies. Reading and writing in context. London: Routledge, 2000. p.7-15

Aula 09:  

Abordagens sociais para o estudo da linguagem e do letramento

Texto de Referência: 

COULMAS, Florian. Escrita e sociedade. São Paulo: Parábola, 2014. (Cap.4 Letramento e desigualdade. pp. 83-105)

MILLS, Kathy A. Socio-cultural Literacies. In: Literacy Theories for the Digital Age. Social, Critical, Multimodal, Spatial, Material and Sensory Lenses. Bristol: Multilingual Matters, 2016, pp. 17-40

Aula 10:  

A relação entre linguagem e sociedade

A construção de uma perspectiva sociolinguistica para os estudos da linguagem

Dell Hymes e a noção de 'competência comunicativa'

Textos de referência: 

ALKIMIM, Tânia. Sociolinguística. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. Introdução à linguistica: domínios e fronteiras, vol 1. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001, pp. 21-47

FIGUEROA, Esther. Sociolinguistic metatheory. Oxford: Elsevier, 1994. (Cap.3 - Dell Hymes and the Ethnography of Communication, pp. 31-68)

Aula 11:  

Relação entre linguagem e sociedade

A diversidade linguística

Labov e a teoria da variação linguística

  Textos de referência: 

SOARES, Magda. Linguagem e escola. Uma perspectiva social. São Paulo: Contexto, 2017. (Cap.3 Diferença não é deficiência) pp.59-81

HORNBERGER, Nancy H. Criando contextos eficazes de aprendizagem para o letramento bilíngue. In: COX, Maria Inês Pagliarini; ASSIS-PETERSON, Ana Antonia (orgs.) Cenas de sala de aula. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2001. pp. 23-50

FIGUEROA, Esther. Sociolinguistic metatheory. Oxford: Pergamon, 1994. (Cap. 4 William Labov and sociolinguistic realism) pp. 69-110

Aula 12:  

Linguagem e interação social

A sociolinguística interacional de Gumperz

Textos de referência: 

BLOM, Jan-Petter; GUMPERZ, John J. O significado social na estrutura linguistica. Alternância de códigos na Noruega. In: RIBEIRO, Branca Telles; GARCEZ, Pedro M. (orgs.) Sociolinguística interacional. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002. pp. 45-84

GUMPERZ, John J. Convenções de contextualização. In: RIBEIRO, Branca Telles; GARCEZ, Pedro M. (orgs.) Sociolinguística interacional. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002. pp. 149-82

FIGUEROA, Esther. Sociolinguistic Metatheory. Oxford: Pergamon, 1994.

(Cap. 5 John Gumperz and Interactional Sociolinguistics – Intentionality, Interpretation and Social Meaning, pp. 111-42)

Aula 13:  

Concepções de linguagem segundo Bakhtin

Linguagem e interação

Textos de referência: 

BAKTHIN, Mikhail. Questões de estilística no ensino da língua. São Paulo: Editora 34, 2013. pp. 23-43

BAKTHIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In:_____. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARROS, Diana Luz Pessoa. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. In: BRAIT, Beth (org.) Bakhtin, Dialogismo e construção de sentido. 2.ed.rev. Campinas: Ed. da Unicamp, 2005. pp.25-36

BRAIT, Beth. Análise e teoria do discurso. In:_____ (org.) Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Escrita, leitura, dialogicidade. In: BRAIT, Beth (org.) Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. 2.ed.rev. Campinas: Ed. da Unicamp, 2005. pp.265-73

FARACO, Carlos Alberto. O estatuto da análise e interpretação dos textos no quadro do círculo de Bakhtin. In: GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; MACHADO, Anna Rachel; COUTINHO, Antonia (orgs.) O interacionismo sociodiscursivo; questões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2007. pp. 43-50

Aula 14:

Teorias do discurso e identidades sociais

Produção de sentido

Práticas discursivas

Linguagem e identidade

Textos de referência: 

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. (Capítulo 3 Teoria social do discurso. pp. 89-131)

GEE, James Paul. Social linguistics and literacies. Ideology in discourses. 3.ed. London: Routledge, 2008. (Chap.5 Meaning. pp. 90-114)

GEE, James Paul. An introduction to discourse analysis. Theory and method. 3.ed. London: Routledge, 2011. (Chap. 3 Tools of inquiry and Discourses. pp. 27-42

SIGNORINI, Inês. (Des)construindo bordas e fronteiras: letramento e identidade social. In: SIGNORINI, Inês. (org.) Língua(gem) e identidade. Campinas: Mercado de Letras, 1998. pp. 139-171

Aula 15:  

Seminário final de avaliação


Bibliografia

ABREU, Márcia. Diferença e desigualdade: preconceitos em leitura. IN: IN: MARINHO, Marildes. (Org.) Ler e navegar: espaços e percursos da leitura. Campinas,SP: Mercado de letras: Associação de Leitura do Brasil: 2001

ALEONG, Stanley. Normas lingüísticas, normas sociais: uma perspectiva antropológica. IN: BAGNO, Marcos. Norma lingüística. São Paulo. Edições Loyola, 2001. p. 145-174

BAKHTIN, Mikhail (Vololoshinov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1979. (cap. 4, 5, 6).

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes. 1992. Cap. Os gêneros do discurso.

BAKHTIN, Mikhail. (1979) Os gêneros do discurso. In: _____. Estética da criação verbal. Martins Fontes: São Paulo, 1992.

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação lingüística. São Paulo: Parábola. 2007

BATISTA, Antonio Augusto. Os professores são “não-leitores?”. IN: MARINHO, Marildes e SILVA, Ceris R. S. Leituras do professor. Campinas,São Paulo: ALB e Mercado das letras.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes. O texto escolar, uma história. Belo Horizonte: Autêntica e CEALE. 2004 .

____. Aula de Português: discursos e saberes escolares. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Problemas de comunicação Interdialetal. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, n. 78/79, p. 9-32, julho-dezembro, 1984.

BORTONI-RICARDO, S. M. e DETTONI, R. V. “Diversidades lingüísticas e desigualdades sociais: aplicando a pedagogia culturalmente sensível. In: ____. COX, M. I. P. e ASSIS-PETERSON, A. A (org.) Cenas de sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 81-103.

BORTONI-RICARDO, Stella-Maris. Variação lingüística e atividades de letramento em sala de aula. In: KLEIMAN, A. (org.) Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001. p. 119-144.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas lingüísticas. In: _____. Pierre Bourdieu: Sociologia (coletânia organizada por Renato Ortiz). São Paulo: Ática 1983. Cap. 3: Gostos de classe e estilos de vida. P 82 a 121 2 e cap. 5. A economia das trocas lingüísticas. p. 156-183.

______. Comprendre. In: Bourdieu, Pierre (org.) La misère du monde. Paris: Seuil: 1993. p. 903-925.

_____. Compreender. In: Bourdieu, Pierre (org.) A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997. (Trad. Azevedo, Mateus e outros)

BOURDIEU, P.; CHARTIER, R. La lecture: un pratique culturelle. (débat entre Pierre Bourdieu et Roger Chartier). In: CHARTIER, R. (org.) Pratiques de la lecture. Paris: Éditions Payot et Rivages, 1985. p. 267-294.

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. Campinas, SP. Editora da UNICAMP, 1997

BRAIT, Beth. Bakhtin. Conceitos-chave. São Paulo. Contexto: 2007

CASTANHEIRA, Maria Lúcia. Aprendizagem contextualizada: discurso e inclusão na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica e CEALE. 2004

CHARTIER, R. A leitura, uma prática cultural (debate entre Pierre Bourdieu e Roger Chartier). In: CHARTIER, R. (org.) Praticas leitura. São Paulo: Estação Liberdade. 1996. 231 a 253 p.

CHARTIER, R. Do livro à leitura. In: CHARTIER, R. (org.) Praticas leitura. São Paulo: Estação Liberdade. 1996. p. 77 a 105

CORBEIL, Elementos de uma teoria da regulação lingüística. . IN: BAGNO, Marcos. Norma lingüística. São Paulo. Edições Loyola, 2001. p. 175-202

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola. 2007. 15ª Ed.

GNERRE, Maurizio. Linguagem, escrita e poder. São Paulo. Martins Fontes. 1998. Capítulo 1.

INDURSKY, Freda . Relatório Pinoti: o jogo polifônico das representações no ato de argumentar. In: GUIMARÂES, Eduardo (org.) História e sentido na linguagem. Campinas, São Paulo: Pontes: 1989, p. 93-127.

KLEIMAN, Ângela. Kleiman. Introdução: o que é letramento? In: _____ (org.) Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras.

MARINHO, M. O discurso da ciência e da divulgação em orientações curriculares de Língua Portuguesa. Revista Brasileira de Educação, no.24 Rio de Janeiro, ANPED, Set./Dec. 2003

NOGUEIRA, Maria Alice e NOGUEIRA, Cláudio M. Martins. Bourdieu e a educação. Belo Horizonte: Autêntica. 2006. Primeira parte: Capítulos 1e 2

ORLANDI, Eni P. Análise do Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.

PÊCHEUX, Michel. As condições de produção do discurso. In: GADET, F. & Hak, T. (org.) Por uma análise automática do discurso; uma introdução à obra de Michel Pêcheux. São Paulo: Editora da UNICAMP, 1990. p. 79-87.

PÊCHEUX, Michel. Discurso: estrutura ou acontecimento?. Campinas. S.P. Pontes, 1997

PECHEUX, Michel. Delimitações, inversões, deslocamentos. Cadernos de Estudos Lingüísticos. Campinas. (19): 7:24. jul/dez.1990.

POSSENTI, Sírio. Apresentação da Análise do Discurso. Ribeirão Preto, São Paulo: Glota, n. 12, p. 45-49, 1990.

POSSENTI, S. “Sobre o discurso a respeito de leitura em editoriais da ALB”. Leitura: Teoria & Prática, Ano 20, no. 37, junho/2001; Campinas: ALB; p. 4-12

POSSENTI, Sírio. Sobre a leitura: o que diz a análise do discurso? IN: MARINHO, Marildes. (Org.) Ler e navegar: espaços e percursos da leitura. Campinas,SP: Mercado de letras: Associação de Leitura do Brasil: 2001

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica: 2000

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo. Ática: 2002

TEZZA, Cristóvão. Entre a prosa e a poesia: Bakhtin e o formalismo russo. Rio de Janeiro: Rocco. 2003. Apresentação, introdução e capítulo 1.

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a educação. Belo Horizonte: Autêntica. 2007. Cap. 1: Situando Foucault e 6 : Linguagem, discurso, enunciado, arquivo, episteme.