Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE991 - Atividades Orientadas de Pesquisa I : (Disciplina voltada aos orientandos da Profa. Marlucy Alves Paraíso - alunos não orientandos só se matriculam com autorização prévia da professora)

Turma: D

Sala: Sala 1557 do gecc

Data de início: 04/03/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 10

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discussão metodológica dos projetos de pesquisas de mestrado e doutorado. Discussão dos conceitos usados nas pesquisas de mestrado e doutorado. Revisão da literatura para a escrita das justificativas das pesquisas. O problema de pesquisa: sua definição, formulação e problematização. Discussão das referências bibliográficas trabalhadas. Ensaio metodológico sobre os temas das dissertações e teses. A produção de material empírico ou das "informações da pesquisa". Análise do material empírico .

Programa

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: CONHECIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL

DISCIPLINA: ATIVIDADES ORIENTADAS DE PESQUISA I

PROFESSORA: MARLUCY ALVES PARAÍSO

CARGA HORÁRIA: 15 HORAS

PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020.

HORÁRIO: QUARTAS FEIRAS DE MANHÃ

Ementa: Ensaio teórico sobre o tema central da dissertação articulado ao trabalho dos Seminários de Pesquisa I e II. Revisão da literatura com justificativa do tema da pesquisa, identificação do problema de pesquisa, objetivos e pergunta central. Organização das referências bibliográficas segundo Normas da ABNT.

Objetivos:

1) Discutir as questões metodológicas das pesquisas pós-criticas

2) Debater sobre as diferentes possibilidades de revisão de literatura e de formulação das justificativas das pesquisas.

3) Discutir diferentes projetos de pesquisas sobre currículo em perspectivas pós-criticas.

4) Problematizar diferentes conceitos das perspectivas pós-criticas e seus usos nas pesquisas curriculares

Conteudo:

Discussão metodológica dos projetos de pesquisas de mestrado e doutorado.

Discussão dos conceitos usados nas pesquisas de mestrado e doutorado.

Revisão da literatura para a escrita das justificativas das pesquisas.

O problema de pesquisa: sua definição, formulação e problematização.

Discussão das referências bibliográficas trabalhadas.

Ensaio metodológico sobre os temas das dissertações e teses.

A produção de material empírico ou das "informações da pesquisa".

Análise do material empírico.



Bibliografia

Referências bibliográficas

CARNEIRO, Gláucia Conceição; PARAÍSO, Marlucy Alves. Cartografia para pesquisar currículos: um exercício ativo e experimental sobre um território em constante transformação. Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.13, n.3, p.1003-1024, set/dez. 2018. Disponível em: <https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12109> Acesso em: 10 ago. 2019.


CORAZZA, Sandra; TADEU, Tomaz. Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.


PARAÍSO, Marlucy e MEYER. (Org.). Dagmar e. Metodologias de Pesquisas Pós-críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza, 2012.


ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. 2.ed. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2016.


TADEU, Tomaz. A arte do encontro e da composição: Spinoza+Currículo+ Deleuze. Revista Educação & Realidade. Porto Alegre, v.27, n.2, p. 47-58, jul./dez. 2002. FACED/UFRGS.


TADEU, Tomaz; CORAZZA, Sandra; ZORDAN, Paola. Linhas de escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.


ZOURABICHVILI, François. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. São Paulo: Editora 34, 2016.