Turma: D
Sala: Sala 1557 do gecc
Data de início: 04/03/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 10
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 15 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Discussão metodológica dos projetos de pesquisas de mestrado e doutorado. Discussão dos conceitos usados nas pesquisas de mestrado e doutorado. Revisão da literatura para a escrita das justificativas das pesquisas. O problema de pesquisa: sua definição, formulação e problematização. Discussão das referências bibliográficas trabalhadas. Ensaio metodológico sobre os temas das dissertações e teses. A produção de material empírico ou das "informações da pesquisa". Análise do material empírico .
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: CONHECIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL
DISCIPLINA: ATIVIDADES ORIENTADAS DE PESQUISA I
PROFESSORA: MARLUCY ALVES PARAÍSO
CARGA HORÁRIA: 15 HORAS
PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020.
HORÁRIO: QUARTAS FEIRAS DE MANHÃ
Ementa: Ensaio teórico sobre o tema central da dissertação articulado ao trabalho dos Seminários de Pesquisa I e II. Revisão da literatura com justificativa do tema da pesquisa, identificação do problema de pesquisa, objetivos e pergunta central. Organização das referências bibliográficas segundo Normas da ABNT.
Objetivos:
1) Discutir as questões metodológicas das pesquisas pós-criticas
2) Debater sobre as diferentes possibilidades de revisão de literatura e de formulação das justificativas das pesquisas.
3) Discutir diferentes projetos de pesquisas sobre currículo em perspectivas pós-criticas.
4) Problematizar diferentes conceitos das perspectivas pós-criticas e seus usos nas pesquisas curriculares
Conteudo:
Discussão metodológica dos projetos de pesquisas de mestrado e doutorado.
Discussão dos conceitos usados nas pesquisas de mestrado e doutorado.
Revisão da literatura para a escrita das justificativas das pesquisas.
O problema de pesquisa: sua definição, formulação e problematização.
Discussão das referências bibliográficas trabalhadas.
Ensaio metodológico sobre os temas das dissertações e teses.
A produção de material empírico ou das "informações da pesquisa".
Análise do material empírico.
Referências bibliográficas
CARNEIRO, Gláucia Conceição; PARAÍSO, Marlucy Alves. Cartografia para pesquisar currículos: um exercício ativo e experimental sobre um território em constante transformação. Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.13, n.3, p.1003-1024, set/dez. 2018. Disponível em: <https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12109> Acesso em: 10 ago. 2019.
CORAZZA, Sandra; TADEU, Tomaz. Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
PARAÍSO, Marlucy e MEYER. (Org.). Dagmar e. Metodologias de Pesquisas Pós-críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza, 2012.
ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. 2.ed. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2016.
TADEU, Tomaz. A arte do encontro e da composição: Spinoza+Currículo+ Deleuze. Revista Educação & Realidade. Porto Alegre, v.27, n.2, p. 47-58, jul./dez. 2002. FACED/UFRGS.
TADEU, Tomaz; CORAZZA, Sandra; ZORDAN, Paola. Linhas de escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
ZOURABICHVILI, François. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. São Paulo: Editora 34, 2016.