Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE926 - Processos e Discursos Educacionais IV : La cultura dell'inclusione - A cultura da inclusão

Turma: E

Sala: 402

Data de início: 02/12/2019

Data de término: n/d

N° total de vagas: 30

Tipo: Mini Curso

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Docentes externos

Lucia De Anna

Horários

Ementa

Integração escolar e inclusão. Didática especializada e sistemas de apoio na experiência italiana. Desenho universal de aprendizagem. Discussão de projetos de pesquisa e extensão.

Programa

02-12: palestra: La Didattica: pluralità dei metodi, metodologie e strategie didattiche integrate - Auditório Neidsin Rodrigues (19h às 22h)

03-12: diálogo sobre inclusão escolar à luz da experiência italiana - Grupo de estudos Corpos Mistos - Sala 505 (14h às 17h)

04-12: Roda de conversa com autores - Literatura e diferença - atividade conjunta com Mundo Asperger - Auditório Neidsin Rodrigues (19h às 22h)

05 e 06-12: Sistema de apoio à escolarização na experiência italiana e  Design universal de aprendizagem - Sala 3102 (14h às 17h)

Bibliografia

Cabral, Leonardo S. A.; De Anna, Lucia; Mendes, Eniceia. Orientação acadêmica e profissional dos estudantes com deficiência nas universidades italianas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.10, n. esp, 2015, p. 615-629.

De Anna, Lucia; Gardou, Charles; Ricci, Carlo; Olivar, Robert R.; Lombardi, Grazia. Educar nas diferenças por uma cultura prossocial. Revista Educação e Políticas em Debate – v. 3, n.1 – jan./jul. 2014, p. 211-228.

Rahme, Mônica M. F.; Mrech, Leny. A experiência de integração escolar italiana: elementos históricos e desafios atuais In: 34a Reunião Anual da ANPEd, 2011, p. 1-15.

Rahme, Monica M. F. Inclusão e internacionalização dos direitos à educação: as experiências brasileira, norte-americana e italiana. Educação e Pesquisa, v. .39, n.1, 2013, p. 95-110.