Turma: E
Sala: 402
Data de início: 02/12/2019
Data de término: n/d
N° total de vagas: 30
Tipo: Mini Curso
Carga horária: 15 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Lucia De Anna
Integração escolar e inclusão. Didática especializada e sistemas de apoio na experiência italiana. Desenho universal de aprendizagem. Discussão de projetos de pesquisa e extensão.
02-12: palestra: La Didattica: pluralità dei metodi, metodologie e strategie didattiche integrate - Auditório Neidsin Rodrigues (19h às 22h)
03-12: diálogo sobre inclusão escolar à luz da experiência italiana - Grupo de estudos Corpos Mistos - Sala 505 (14h às 17h)
04-12: Roda de conversa com autores - Literatura e diferença - atividade conjunta com Mundo Asperger - Auditório Neidsin Rodrigues (19h às 22h)
05 e 06-12: Sistema de apoio à escolarização na experiência italiana e Design universal de aprendizagem - Sala 3102 (14h às 17h)
Cabral, Leonardo S. A.; De Anna, Lucia; Mendes, Eniceia. Orientação acadêmica e profissional dos estudantes com deficiência nas universidades italianas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.10, n. esp, 2015, p. 615-629.
De Anna, Lucia; Gardou, Charles; Ricci, Carlo; Olivar, Robert R.; Lombardi, Grazia. Educar nas diferenças por uma cultura prossocial. Revista Educação e Políticas em Debate – v. 3, n.1 – jan./jul. 2014, p. 211-228.
Rahme, Mônica M. F.; Mrech, Leny. A experiência de integração escolar italiana: elementos históricos e desafios atuais In: 34a Reunião Anual da ANPEd, 2011, p. 1-15.
Rahme, Monica M. F. Inclusão e internacionalização dos direitos à educação: as experiências brasileira, norte-americana e italiana. Educação e Pesquisa, v. .39, n.1, 2013, p. 95-110.