Turma: B
Sala: 503
Data de início: 03/03/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 15
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
A escrita da História como produção/construção e como movimento das relações entre prática interpretativa e prática social. Práticas socioculturais e construção discursiva da modernidade pedagógica. Gênero, geração, etnia e classe social nos debates pedagógicos.
Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Educação
Programa de pós-graduação em educação: conhecimento e inclusão social
Disciplina: Processos e discursos educacionais III: tendências da história da educação
Carga horária: 60 horas - 1º semestre de 2020 - Profa. Cynthia Greive Veiga
Objetivos:
-Discutir dimensões eurocêntricas da pedagogia e organização do sistema escolar.
- Conhecer e discutir obras e autores clássicos do pensamento pedagógico.
-Analisar e discutir processos de escolarização
-Realizar análise crítica sobre diferentes tendências pedagógicas e processos de escolarização
Unidade I- Historiografia da educação e eurocentrismo
1-A invenção semântica de “Europa” e “ocidente” – tradição historiográfica de uma lógica pedagógica ocidental
2-Imperativos morais e religiosos- escolasticismo e síntese tomista na tradição educacional cristã
Unidade II - Educação, escolarização e modernidade: séculos XVI-XVIII
1. Invenção da modernidade europeia- colonialidade do poder, do saber e do ser
2. Processos civilizadores no sistema mundo-moderno, desconstrução de identidades e produção de subalternidades
3. Organização dos colégios e enquadramento da infância e da juventude
4. O índio brasileiro na inspiração de expoentes da pedagogia europeia: Erasmo, John Locke, Kant, Rousseau, Diderot e a produção discursiva da modernidade pedagógica
Unidade III – Revoluções burguesas, independências e estruturação dos sistemas nacionais de ensino: séculos XVIII – XX
1. Discussão sobre direitos civis e sociais e expansão da sociedade de mercado – novas demandas educacionais
2. Escola pública: direito social, desigualdade escolar e exclusão sócio racial- Europa, América do Norte, América Latina
3. Expoentes da pedagogia: Pestalozzi, Dewey, Ferrer y Guardia, Paulo Freire
4. Métodos pedagógicos: lancasteriano, lições de coisas, movimento da escola nova
5. Educação e reforma social: liberalismo, positivismo, marxismo
6. Neo-colonialismo educacional: o caso de Angola e Moçambique
7. Educação e regimes autoritários no século XX
Avaliação
1. Seminários de aprofundamento temáticos: 3 x 30= 90
2. Coordenação de leitura: 10
Obs. Bibliografia em construção
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 1994, vol1. (Apêndice, pags. 214-252)
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: formação do Estado e Civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 1993, vol 2.
DEBESSE, Maurice e MIALARET, Gaston. Tratado das Ciências Pedagógicas. São Paulo: Cia Editora Nacional, EDUSP, 1974. (pags. 13-22)
DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. In LANDER, Edgardo (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas.Colección Sur Sur. Clacso. Ciudad Autonoma de Buenos Aires, Argentina, setembro 2005. www.clacso.org.ar/argentina
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In LANDER, Edgardo (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas.Colección Sur Sur. Clacso. Ciudad Autonoma de Buenos Aires, Argentina, setembro 2005. www.clacso.org.ar/argentina
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. O manifesto comunista. Disponível em http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/manifestocomunista.pdf
NOGUEIRA, Maria Alice. Educação, saber, produção em Marx e Engels. São Paulo: Cortez, 1990. (Capitulo 11)
PESTALOZZI, Johann Heinrich. Cartas sobre educación infantil. Madrid: Tecnos, 1996.
PAINE, Thomas. Os direitos do homem: dissertação sobre os primeiros princípios do governo. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2009.
PERROT, Michele. Figuras e papéis. In ÀRIES, Philippe e DUBY, Georges. História da vida privada: da revolução francesa à primeira guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 1991, vol 4.
POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens de nossa época. Rio de Janeiro: Campus, 2000.