Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE924 - Processos e Discursos Educacionais II : Universidade, Leitura Literária e Formação de Leitores

Turma: A

Sala: 4107

Data de início: 10/03/2020

Data de término: n/d

N° total de vagas: 30

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 45 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

TELMA BORGES

Horários

Ementa

A criança como ser capaz de produzir e manter intercâmbios significativos com o meio, com outras crianças e com os adultos. A leitura de mundo por parte da criança. A criança como agente cultural. A mediação do adulto para a leitura de livros e obras de arte de outros sistemas semióticos. Noções sobre representação: opacidade e transparência. Textos informativos X textos literários. Multimodalidade e estratégias de leituras contemporâneas. A literatura e a ampliação do processo de entendimento e de reflexão sobre o mundo. O livro ilustrado e suas diferentes possibilidades de leitura: linguagens híbridas, arte e pedagogia. A diversidade como tema da literatura infantil.

Programa

1. O que é literatura?

2. Infância e cultura

3. Infância e literatura

4. Infância, ciência e arte

5. A ilustração como narrativa

6. A diversidade na literatura infantil

7. Leitura literária para crianças: o papel da mediação

Bibliografia

AGAMBEN, Giorgio. Infância e História: Destruição da experiência e origem da história. Tradução de Henrique Burigo. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

BELMIRO, Celia Abicalil. Narrativa literária: suporte para a infância, texto para a juventude. Perspectiva, Florianópolis, v.30, n.3, 843-868, set/dez.2012.

BELMIRO, Celia Abicalil. Provocação e Imaginação: diálogos entre descrição e narração na literatura infantil. IDIOMA, Rio de Janeiro, no. 27, p. 06-18, 2o. Sem. 2014 | 7.

BERNARDO, Gustavo. A qualidade da invenção. In: OLIVEIRA, Ieda de. O que é qualidade em literatura infantil e juvenil? Com a palavra o escritor. São Paulo, DCL: 2005.

CALVINO, Ítalo. Visibilidade. In: Seis propostas para o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Cia. Das Letras,1990. p.95-114.

DEBUS, Eliane. A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens: lendo Joel Rufino dos Santos, Rogério Andrade Barbosa e Júlio Emílio Braz e Georgina Martins. Florianópolis: NUC / CED / UFSC, 2017.

EAGLETON, Terry. O que é literatura? In: Teoria da Literatura: Uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 1-24.

GOUVEA, Maria Cristina Soares de. Infantia: entre a anterioridade e a alteridade. In: http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11394/12926

GOUVÊA, Maria Cristina Soares. Imagens do negro na literatura infantil brasileira: análise historiográfica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, nº 1, p. 77-89, jan./abr. 2005.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania (Orgs.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

PROENÇA FILHO, Domício. A trajetória do negro na literatura brasileira. Estudos avançados, nº 18, vol.50, p. 161-193, 2004.

ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Global, 2003.

__________. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.