Turma: J
Sala: Sala 3104. A partir do dia 05/05 a disciplina será na sala C 514 do CAD II.
Data de início: 17/03/2020
Data de término: n/d
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Emergência do campo curricular. Panorama geral dos estudos curriculares, sua composição e vertentes teóricas. O pensamento curricular no Brasil: distinções, aproximações e divergências entre as diferentes perspectivas.
OBJETIVOS:
Discutir a emergência do campo curricular
Apresentar diferentes teorias curriculares, bem como as diferentes concepções de currículo que lhes são correspondentes.
Mapear o campo curricular no Brasil
Analisar a produção teórica curricular brasileira
METODOLOGIA:
Aulas dialogadas; análises de diferentes tipos de currículos; trabalhos em grupos.
AVALIAÇÃO:
Participação nas aulas e atividades solicitadas; trabalho individual de 5 a 10 páginas em que se utilize a bibliografia estudada na disciplina, articulando-a com o objeto de pesquisa, seja na reelaboração do projeto, ou em um capítulo da dissertação ou da tese. Caso o tema estudado não se aplique diretamente à pesquisa, pode-se explorar um ou mais conceitos trabalhados em sala de aula
APPLE, Michael. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
APPLE, Michael. Conhecimento oficial: a educação democrática numa era conservadora. Petrópolis: Vozes, 1997.
GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
LOPES, Alice Casimiro; LOPEZ, Silvia Braña. A performatividade nas políticas de currículo: o caso do ENEM. Educação em Revista. 2010, vol.26, n.1, p. 89-110.
MACEDO, Elizabeth. Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 11, n. 32, p. 285-296, 2006.
PARAÍSO, Marlucy Alves (Org.). Antônio Flávio Barbosa Moreira: pesquisador em currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. [Introdução e entrevista] p. 9-53.
PARAÍSO, Marlucy Alves . Estudos sobre currículos no Brasil: tendências das publicações na última década. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 95-114, 1994.
POPKEWITZ, Thomas S. História do currículo regulação social e poder. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 173-210.
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. São Paulo, 1986.
SILVA, Tomaz Tadeu da. O adeus às metanarrativas educacionais. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 247-58.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. 2. ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
TADEU, Tomaz; CORAZZA, Sandra. Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. .